EDITORIAL: Postos de saúde fechados

Joinville vive uma dura crise na saúde pública, com o descaso da Secretaria Municipal de Saúde com a população carente e que mais necessita dos serviços dos postos de saúde. De forma surpreendente, a secretaria ordenou que as unidades nos bairros fechassem às sextas-feiras, no período da tarde, para resolverem problemas administrativos.

Com esta decisão, a população é mais uma vez estigmatizada pela falta de compromisso e de bom-senso dos administradores públicos.

Numa cidade em que já faltam leitos e predomina a precariedade nos hospitais públicos, não seria mais coerente aumentar o horário de atendimento para que os pacientes recebam atenção médica nos postos e deixem de procurar os pronto-atendimentos e hospitais, em que os custos de manutenção para o poder público são maiores ?

A questão do horário dos servidores públicos é polêmica e foi muito debatida na campanha eleitoral do ano passado. A prefeitura alega que o horário dos servidores, das 8h às 14h sem pausa para almoço, faz com que sejam economizados dois vales-transportes, por dia, por funcionário. Essa medida estrangula todo o atendimento e, para agravar a situação, muitos destes servidores ainda saem para almoçar logo após às 12h, só voltando próximo do fim do expediente, ou seja, trabalham efetivamente quatro ou cinco horas diárias.

O que se espera da atual administração municipal é que seja sensível as necessidades dos joinvilenses.

Não se pode admitir que os postos de saúde deixem de prestar atendimentos nas sextas-feiras à tarde por questões burocráticas e muito menos que para economizar dois vales transportes todo o atendimento da prefeitura continue estrangulado.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não é novidade no Brasil toda a Saúde Pública a cada dia está pior, com certeza não é falta de verba do governo federal, mas sim falta de Gestão.O gestor deverá ter uma equipe técnica com conhecimento amplo das diversas áreas desde , atenção básica, Vigilância Epidemiologia,Sanitária,Rede Hospitalar, etc .Assim com técnicos eficientes, responsáveis saberá onde precisa diminuar gastos e onde buscar verba para melhorar..o setor defasado...
Sabemos que nao é assim que funcionam as coisas no setor público. Cada mudança de governo muda tudo desde o gestor e os demais cargos de coordenadores etc.. desta forma a saúde nunca vai melhorar, a população fica nas mãos do brincar de melhorar a saúde.. Com o desemprego este tempo de frio e chuva as familias adoecem muito mais.Muitas vidas podem se perder neste faz de conta..
.

Roberto disse...

Realmente,eu que sou londrinense e pensava em morar em uma cidade melhor,disposto a investir em Joinville,penso que estava bem enganado.Que pena,ainda falam aqui no Paraná como o sul é organizado...Acho que deve ser lá pra Porto Alegre,mas sem a Yeda Crusius no governo,de preferência.