EDITORIAL: Jogando contra

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, criticou duramente nesta semana os governantes que estariam atrapalhando os esforços do Governo Federal no combate à crise que se instalou no país.

Citou como exemplo a substituição tributária feita recentemente pelo governador de São Paulo, José Serra, que antecipa o pagamento dos impostos e retira recursos das empresas num momento em que elas estão com mais dificuldades para conseguir capital de giro.

Com o consentimento de Lula e Dilma, que estavam presentes no evento, Mantega mandou um recado aos prefeitos e governadores para que não anulem, com suas ações, os benefícios concedidos às empresas pelo Governo Federal.

Acontece que não é só o governador José Serra que está se aproveitando deste momento para penalizar as empresas. Aqui em Joinville, o petista Carlito Merss também joga contra os planos de Lula. Ao subir a tarifa de ônibus acima da inflação, o prefeito manda para as empresas uma conta salgada, já que são elas que arcam com o vale-transporte dos seus funcionários. São elas também que serão obrigadas a pagar o aumento da água e esgoto mesmo sabendo-se que a Cia. Águas de Joinville está com os cofres recheados com R$ 52 milhões.

Além disso, são as empresas que vão continuar pagando a famigerada TLL, apesar do prefeito ter prometido, por escrito em seu plano de governo, que iria dar fim à taxa.

Por isso, antes de criticar a oposição, representada pelo governador tucano José Serra, o ministro Mantega deveria olhar em suas próprias fileiras para aqueles prefeitos e governadores que jogam contra, não só o Governo Federal, mas também jogam contra os brasileiros, nestes meses de crise.

6 comentários:

Clario disse...

É muita cara de pau ! O prefeito tá na posição errada . Poderia estar no DEM ou no PPS.

Anônimo disse...

Sou funcionária do centro cirurgico, e não posso concordar com a mentira que o Dirertor Renato Monteiro está falando, esse equipamento tem manutenção sempre quando quebra, e nunca ficou 10 anos sem manutenção é uma mentira tamanha. E os materiais que estão faltando aqui no hospital, também é por falta de manutenção? Esse é a pior diretoria que o hospital já teve. Estão acabando com o nosso Zequinha. Alguém tem que fazer alguma coisa....

Johannes disse...

É uma pena! Este jornal deveria ponderar suas matérias levando em conta os dados. Por exemplo: poderia quando critica o aumento de ônibus, levar em conta a isenção do pagamento aos idosos de 60 a 64 anos que acabaram de ser incluídos no beneficio; poderia quando critica a não extinção imediata da TLL,levar em conta a responsabilidade sobre as contas da prefeitura, completamente endividada, exigida pela Lei da Responsabilidade Fiscal.

Condenável essas atitudes do jornal.

Osman disse...

Tem que levar em conta tudo? Então vamos lá :

1- O prefeito mentiu ao afirmar que assumiria as propostas do Kennedy.

2- A prefeitura não está quebrada. Por despreparo da equipe chefiada pelo secretário Florencio os números cairam em poucos dias de 100 milhões para 9 milhões de reais

3- O caixa da Cia Aguas de Joinville esáva em 43 milhões quando Carlito tomou posse.

Se é para levar em conta tudo teríamos que considerar o estelionato eleitoral de prometer uma coisa e fazer o contrário.

Anônimo disse...

Florianóplis preço da passagem R$ 2,80.

Anônimo disse...

Deve-se lembrar que Florianópolis é uma cidade com o dobro de lkinhas de ônibus de Joinville e quase o triplo de onibus daqui. Além disso a cidade é turística e por isso tudo lá é mais caro.