Deixando piorar

Duas revelações tornam insustentáveis as posições da prefeitura com relação ao saneamento básico da cidade.

Segundo informações da Agência Municipal de Águas e Esgotos (AMAE), Joinville tem hoje apenas 9 % da cidade atendida efetivamente por rede de esgoto. É isso mesmo. A maior cidade do estado tem menos de 10% de seus dejetos tratados pela rede de esgoto. E ainda, segundo a AMAE, a Cia Águas de Joinville tem em caixa R$ 52 milhões, ou seja, quase dez milhões a mais do que tinha em janeiro, quando assumiu o novo prefeito.

O que todos perguntam é: "com um dos piores saneamentos do país, e tendo esta fortuna em caixa, por que o prefeito não está fazendo nada?"

A resposta é fácil de deduzir, mas difícil de aceitar. Seguindo a risca um dos mais conhecidos ensinamentos da política de Maquiavel, Carlito está fazendo as "maldades" no início de seu governo, para depois, aos poucos, realizar as "bondades". Não é sem motivo que nesses seis primeiros meses de governo, tivemos quebras de promessas importantes e a sociedade foi penalizada com o aumento da tarifa da água e também da passagem de ônibus .

Ao paralisar obras essenciais, como a rede de esgoto, a administração municipal propositadamente deixa piorar o sistema, mesmo com muito dinheiro em caixa disponível para isso.

Em 2010, ano eleitoral, a prefeitura deverá iniciar obras que sejam reconhecidas como de grande necessidade pela população. Aí então as "bondades" vão aparecer, num cenário já deteriorado pela inoperância de um governo que joga dados com a população.

Se apenas 9% de residências joinvilenses tem rede de esgoto e a Cia Águas de Joinville tem milhões de reais sobrando no seu caixa, quando começaremos a resolver esta chaga?

5 comentários:

Rogério Matheus disse...

Este quadro é assustador.
Nenhum de nós, mesmo que não estejamos na política, pode se conformar com este quadro.
Como podemos dizer que vivemos no século 21 quando a referência de nossa cultura , que é o saneamento básico, não atende 90% das pessoas da nossa cidade?
É vergonhoso para todos!

OLHO VIVO disse...

Quando alguem deliberadamente deixa dinheiro público em caixa e não atende as necessidades das pessoas está cometendo um crime.

Mauro Fonseca disse...

Só pra relembrar.
A questão do esgoto em Joinville, vem desde LHS, MAT, LULA, FRAIT, enfim, ninguém fez NADA, NADA, NADA.
Isso, porque todos falam (OS QUE ESTÃO VIVOS) que Joinville é a MAIOR CIDADE DO ESTADO E A TERCEIRA DO SUL DO PAIS.
Ora! Ninguém faz esta obra, PORQUE NÃO APARECE AOS OLHOS DO POVÃO.
Somente alguns previlegiados (10%) da população tem esgoto tratado.
Justamente o SUL DO BRASIL, que se diz politizados. POrém, a realidade é dura.
ACORDA POVO, CHEGA DE POLITICO DEMAGOGO, PINOQUIO...

Unknown disse...

Quando alguem deliberadamente acredita em tudo que vê escrito ''nao importa'' onde è uma prova de grande irresponsabilidade...
Engraçado que so agora nessa administracao,os joinvillenses vêem as ''burrices'' que foram cometidas antes...Mas engraçado ainda essa caça de ''culpados'' no seio da nova administraçao... Isso ja esta ficando ''tedioso'' e a reputacao desse espaço ja esta ganhando o apelido de ''Pittbull News'', e é pena...

priscila de abreu disse...

Nem precisa citar Maquiavel, poderia citar
Antonio Carlos Magalhães
conhecido como "Toninho Malvadeza" que dizia que as maldades
servem para que o povo
saiba temer o governante.

Depois de 4 derrotas
sofridas para o prefeito
chegou a hora dele
dar o troco no povo.