Ex-secretário Norival Silva: De virtual vice-prefeito a “chefe de quadrilha”

O ex-secretário da Saúde Norival Silva (PSDB) era o braço direito do prefeito Marco Tebaldi e terminou o ano de 2007 como o virtual candidato a vice na chapa de Darci de Matos. Bastou 2008 chegar e seus sonhos foram por água abaixo.

No dia 14 de janeiro, o homem que ensinava ética para correligionários, foi preso no amanhecer daquela segunda-feira, suspeito de uma sucessão crimes contra a administração pública. O Ministério Público encontrou indícios de que o secretário negociava pagamentos de medicamentos em troca de comissão; favorecimento em processos licitatórios; fraude; peculato e formação de quadrilha.

Norival recebia um percentual cada vez que pagava uma remessa de medicamentos. O valor era rateado com Ramon Silva, da Secretaria de Estado da Saúde; com ajuda do servidor João Batista Soares.

As ordens de busca e apreensão, e de prisão, foram expedidas pelo juiz João Marcos Buch, titular da 2ª Vara Criminal de Joinville, através de procedimento ajuizado pelo promotor de Justiça Assis Marciel Kretzer. A ação teve como objetivo recolher documentos e equipamentos de informática, visando buscar elementos para se apreciar as suspeitas que recaem sobre o secretário e os outros evolvidos. Norival ficou preso na sede da Deic por três dias.

Novo pedido de prisão Em outubro, Norival teve novamente prisão preventiva decretada pelo Juiz Marcos Buch, mas desta vez os seus advogados agiram rápido e conseguiram um habeas corpus para o ex-secretário. Mas mesmo assim, ele passou dois dias como foragido da polícia.

Nenhum comentário: