CEFET-SC transfoma-se em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

O presidente Lula sanciona hoje, segunda-feira, dia 29, a lei que transforma o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (CEFET-SC) em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Com um modelo pedagógico novo, será oferecido ensino médio com educação humanística, científica e profissional de maneira integrada, além da ênfase profissionalizante também para o ensino superior. Além do CEFET-SC, outras 37 instituições serão transformadas e Institutos Federais em todo o Brasil e adotarão o novo modelo, passando a formar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Para a diretora Geral do CEFET-SC, Consuelo Sielski, a mudança beneficiará diretamente o estado catarinense. "Estamos num momento muito farovável quanto ao crescimento na oferta de vagas e de cursos técnicos e profissionalizantes em Santa Catarina. A nova estrutura irá permitir que possamos expandir ainda mais a área de atuação do nosso Instituto e passar de seis mil para doze mil vagas ofertadas anualmente até o fim de 2009", afirma.

Criados a partir da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, formada pelos centros federais de educação tecnológica (Cefets), escolas agrotécnicas federais e escolas técnicas vinculadas a universidades, os Institutos nascem com 168 campi e chegarão a 2010 com 311. No mesmo período, as vagas serão ampliadas de 215 mil para 500 mil.

Segundo Consuelo, essa expansão se dará no IFSC por meio da construção de oito novos campi até o fim do próximo ano. "Já temos todos os terrenos e os projetos já foram apresentados. Até ano que vem Teremos no estado sete unidades de ensino, que irão virar campi, mas "unidadesa expansão já os Institutos Federais terão forte presença na área de pesquisa e extensão para estimular o desenvolvimento de soluções técnicas e tecnológicas e estender os benefícios à comunidade. Metade das vagas será destinada à oferta de cursos técnicos de nível médio, em especial ao modelo de currículo integrado.

Na educação superior, haverá destaque para os cursos de engenharias e de licenciaturas em ciências da natureza (física, química, matemática e biologia), com reserva de 20% das vagas. Serão incentivadas as licenciaturas de conteúdos específicos da educação profissional e tecnológica, como a formação de professores de mecânica, eletricidade e informática.Em Santa Catarina será criado também o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, formado pelas escolas agrotécnicas e que irá oferecer cursos profissionalizantes predominantemente na área agrícola. "Não haverá concorrência entre nós, uma vez que o foco do CEFET-SC - agora Instituto Federal - é a oferta de cursos voltados para a indústria e a área tecnológica", explica Consuelo. "Além disso não existirão campi dos dois institutos na mesma cidade".

Os Institutos Federais terão status de universidade, com autonomia nos limites de sua área de atuação territorial para criar e extinguir cursos e registrar diplomas dos cursos oferecidos. Eles exercerão também o papel de instituições acreditadoras e certificadoras de competências profissionais.

Nenhum comentário: