ODIR NUNES: acertos e contradições

Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br
 
O vereador Odir Nunes (DEM) foi eleito seis vezes pelo Distrito de Pirabeiraba e é articulador da oposição ao governo de Carlito Merss (PT). Além de candidato a deputado federal em 2010, também é presidente da Comissão de Finanças da Câmara e relator do orçamento da prefeitura para o próximo ano. O democrata conta com exclusividade à Gazeta de Joinville como foi a discussão a respeito da viagem do prefeito à Suiça, que foi cancelada na sexta-feira (23).
 
Questionamento
Ninguém questionou a viagem do prefeito. Foi questionada a ida de um funcionário que não é de carreira. Até porque no ano passado nós também vetamos funcionários que não eram de carreira para viajar. Dessa comitiva, o funcionário que não era de carreira era Alexandre D’Ângelo, da Promotur. A posição do prefeito, segundo informações, é de que se o rapaz não fosse, ele também não iria. Essa foi a posição dele. Em nenhum momento a Câmara vetou à ida do prefeito. Até porque eles (PT) sempre questionavam que a Câmara era um cartório de homologação. Então estamos apenas fazendo aquilo que ele (Carlito) pediu. Agora, em nenhum momento, os vereadores questionaram a ida dele. O prefeito e os demais servidores estavam liberados para irem. Não viajaram porque foram intransigentes em querer levar alguém que não é de carreira.

Carlito não é vítima
Acho que o prefeito quer se fazer de vítima. Ele quer ser vítima. Aliás, era normal o PT sempre se pousar de vítima. Ele disse no jornal que foi assustadora a posição da Câmara. Mais assustadora ainda foi a enganação que ele fez ao povo de Joinville. Essa foi mais assustadora. Até porque aquilo foi uma batalha do próprio PT no ano passado. Eles sempre criticaram as viagens e iam sempre quatro pessoas. Mas agora estão indo em sete. O que mudou de lá para cá?

Importância da viagem
Eu não gostaria de questionar se é ou não é importante (a viagem). Compete ao prefeito avaliar a ida dele. A conveniência e o que isso traria de resultado para Joinville. O convite chegou no dia 7 de abril. Ele só mandou para a Câmara, que eu acho uma falta de respeito com a Câmara, no dia 21, para no dia 25 viajar. Eu acho que foi em cima da hora.

O veto
Tivemos que ser coerentes porque no ano passado pessoas da nossa base, pessoas do nosso partido, o próprio Tebaldi com 16 vereadores, nós também votamos contra a ida de um funcionário que não era de carreira, um comissionado.

Sem experiência
Eu acho que a situação (de Joinville) está cada dia pior. Eu acho ainda que eles (petistas) precisam se encontrar. O governo PT ainda não se encontrou. Até as pessoas que lá estão, a começar pelo prefeito, pouco sabem sobre a atividade pública, as dificuldades da administração pública em Joinville. E também, a falta de experiência que o prefeito tem por nunca ter sido do Executivo.

Erros do PT
O maior erro do prefeito, e descrédito dele até agora, está em cima daquilo que ele não cumpriu no seu plano de governo: o não aumento das passagens de ônibus; o não aumento da tarifa de água; passaram-se dez meses e o PA do Aventureiro ainda não foi colocado em funcionamento; a casamata agora que se está iniciando; o plano de carreira do magistério não aportou na Câmara ainda; o plano de carreira dos funcionários da saúde, que ele tinha prometido os salários dos médicos. Tudo isso não aconteceu. E também a questão de que está faltando planejamento na administração. Estamos vendo a cada dia que passa erros sucessivos.

Prioridade da prefeitura
A prioridade da atual administração é projetar o que as futuras administrações farão nos próximos anos. Todas essas obras que o atual prefeito vai fazer são frutos de projetos e tratados que foram feitos há dez e doze anos. O Carlito não vai fazer nada mais do que executar as obras já que os projetos estão aí, que os recursos estão aí. Nenhum prefeito de Joinville recebeu uma prefeitura há 20 anos com tantos projetos encaminhados e tanto dinheiro liberado, um monte de recursos liberados, como este governo.

Sem mudança
Eu não acredito tão cedo em mudanças. E essas obras que fizeram de limpeza de rios são graças a recursos que não vieram da prefeitura, e sim da Defesa Civil Estadual e do Governo Federal. O governo (PT) tem muito a que se encontrar. Até porque é muito fácil ficar na oposição e eles ficaram 20 anos na oposição. E quando mudaram para o Executivo, com certeza não acharam que era tão difícil quanto é. Entre a teoria e a prática tem uma diferença tão grande. Eles viveram 20 anos na teoria. Eles viram agora que a teoria não se coaduna com a prática e a prática não se coaduna com a teoria.

Oposição
Nós estamos fazendo uma oposição inteligente. O que nós temos visto é uma falta muito grande de entrosamento e do conhecimento da máquina administrativa. Estamos fazendo uma oposição coerente, cobrando aquilo que ele prometeu a Joinville e à sua população. Nada mais do que isto. Temos que fazer cumprir. Assim como eles cobravam de nós. Nós também estamos cobrando. Mudaram-se apenas os campos, os lados.

Presidente da Câmara
A eleição do Sandro Silva (PPS) para a presidência da Câmara de Vereadores foi uma articulação de várias pessoas. Entendendo que o Sandro poderia resgatar a independência do Legislativo. Eu acho que é a única oposição há 20 anos. Só tivemos a legislatura de 1989 até 93. De lá para cá os prefeitos sempre tiveram a maioria com folga. Agora existe um equilíbrio. O que é bom e saudável para a sociedade. Na minha avaliação, o Sandro tem sido um bom presidente. Aliás, ele está nos surpreendendo porque ele nunca passou por lá. Não tinha experiência.

Projeto do DEM para 2010
Raimundo não somente vai ser candidato como também vai ser governador. A tríplice aliança vai acontecer porque se os democratas forem importantes para o PSDB e para o PMDB, haverá uma reciprocidade. Também o PSDB e o PMDB são importantes para os democratas, que foram, na verdade, os fieis da balança para a primeira eleição de Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e na segunda eleição. O Luiz tem o compromisso conosco. Sempre fomos muito fiéis ao governador.

Candidato a deputado
Eu estou há seis mandatos na Câmara. Nunca disputei outra eleição a não ser para vereador. Agora estou preparado para disputar outro cargo. Darci de Matos (DEM) já está definido como candidato a deputado estadual. E eu vou disputar a deputado federal. Estamos trabalhando para isto. Estou preparado para disputar uma nova eleição. Vou trabalhar por Joinville e região assim como trabalhei por Pirabeiraba nestes seis mandatos.
 
Relação com Tebaldi
Nós temos uma relação (com o ex-prefeito Marco Tebaldi). Nós fomos parceiros, companheiros. Eu não tenho nenhuma dificuldade de relacionamento com o Tebaldi. Até porque se fizer uma avaliação do governo Tebaldi ao governo petista, o Tebaldi dá um show. Não estou dizendo isso porque sou oposição. Mas é a população que está dizendo isto. Basta ouvir a população.

22 comentários:

Unknown disse...

Odir Nunes é um cínico. Falar em nome da população e dizer que o governo do Tebaldi dá um show no governo do Carlito é absurdo. O governo do Tebaldi deu um show de corrupção, aponto do seu secretário de saúde ser preso em flagrante delito. Nas suas viagens ao exterior o Tebaldi levava Gebaile, Toninho Neves e outros mancomunados políticos da situação. Esses comunicadores todos sabem do baixo carater e ética. No entanto. o vereador Odir Nunes, nunca criticou esses convidados estranhos nas viagens do Tebaldi.
Esse vereador não tem escrúpulo para criticar o Carlito.

Mauro Fonseca disse...

Parabéns pela entrevista Odir.
VALEU!

Anônimo disse...

Carlos Roberto
karlosr_silva@yahoo.com.br

Esse Odir é um hipócrita. Não ganha mais de 10000 votos pra federal. Deveria ter que renunciar a vereador para concorrer, pra ficar sem mandato.
Fala tanto que a prefeitura não pagou ainda os empreiteiros do passado, repete tanto como no Contra Ponto de domingo, que acho que ele tem muito dinheiro para receber desses "pobres" empreiteiros que estão vendendo seus caminhãozinhos para viver. eu acho que estão vendendo é pra pagar alguma propina para você , Hipócrita, como diria o velho Prates.

Anônimo disse...

Os do PT não se encontraram ainda?
E os do Tebaldi por acaso se encontraram?
Pois tava um governinho decepcionante.
E os vereadores, irão se encontrar?
Prova no Enem é o que deveria ter pra quem quer ser vereador.
Tens uns por aí que não passariam nunca.

Anônimo disse...

Parabens vereador Odir Nunes você falou tudo o que o povo de Joinville queria dizer, Erros do PT
O maior erro do prefeito, e descrédito dele até agora, está em cima daquilo que ele não cumpriu no seu plano de governo: o não aumento das passagens de ônibus; o não aumento da tarifa de água; passaram-se dez meses e o PA do Aventureiro ainda não foi colocado em funcionamento; a casamata agora que se está iniciando; o plano de carreira do magistério não aportou na Câmara ainda; o plano de carreira dos funcionários da saúde, que ele tinha prometido os salários dos médicos. Tudo isso não aconteceu.

Anônimo disse...

JOINVILLE ESTÁ CADA DIA PIOR... E COMO ESTÁ NA ONDA A FRASE --> E o povo de Joinville pede "VOLTA PARA BRASILIA CARLITO". <--
LI TAMBÉM ISSO EM UM VIDRO DE CARRO NA RUA. TA PEGANDO ISSO RSRS...

Anônimo disse...

O prefeito contrariou todo o discurso de campanha...é uma vergonha seu carlito jogou as promessas de campanha no lixo , carlito cade a joinville de toda a sua gente, VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA VOTEI EM VOCÊ CARLITO ESTOU DECEPCIONADO, NUNCA MAIS...

Anônimo disse...

E agora o vereador Adilson Mariano fica de bico calado... cada o vereador de oposicao?? opss.. agora viro situaçãooo...

Anônimo disse...

Cara o Carlito é muito fraco, parece meu irmão pequeno, faz birra por qual quer coisa e ainda se faz de coitadinhooo... isso me da um ódio... o vereador disse certo.... não foi pq não quis... muito fraco, fraco... isso não é postura de um prefeito.

Anônimo disse...

Muito boa essa frase... "VOLTA PARA BRASILIA CARLITO". Olha que isso pega.

Alceu disse...

Gente do ceu, que o governo carlito não esta la grande coisa eu até concordo; mas acreditar em Odir Nunes, dar crédito as palavras desse sujeito aí é demais, venham aqui em pirabeiraba conferir !!!Aí vcs vão saber quem é Odir nunes, os votinhos dele são sempre os mesmos; de pessoas comprometidas com ele, nada mais que isso .

Anônimo disse...

Pessoal prestem atenção vem ai 10,6 milhões para o asfaltamento de ruas que passam ônibus e o sr Odir quer que a população pague 12%. a prefeitura é contra. Essa é a oposição inteligente de Odir? Tomara que saia candidato a deputado federal pois ele não vai se eleger e depois de 24 anos vai parar de mamar na teta publica.

Anônimo disse...

Claro que Odir fez muito para Pirabeiraba, alugou o prédio dele para as Lojas Koerich, Lojas Salfer, Wizard Ediomas e Farmácia Sesi, parabéns...

Anônimo disse...

VOLTA PRA BRASILIA E LEVA CONTIGO A IMCOMPETENTE DA MARINETE MERSS.

Anônimo disse...

quanto a Carlito,prefiro esperar mais um pouco,sobre Odir Nunes,verme,é o que tenho certeza do que ele é.

Anônimo disse...

O nobre vereador deve ser muito bem acessorado pelo Tebaldi.

Anônimo disse...

Escritório do Deputado Darci de Matos é arrombado em Joinville

O escritório político do deputado estadual Darci de Matos (DEM) foi encontrado arrombado no início da manhã de hoje por um assessor do parlamentar. As salas no bairro América foram reviradas, mas os computadores e móveis não foram levados. O que criou desconfiança em Darci. "Por que será que não levaram nada e ficaram procurando algo que eu supostamente teria para esconder? Eu não tenho nada a esconder. Claro que ainda não tenho prova alguma e a polícia vai investigar, mas estou desconfiando que o arrombamento tinha alguma intenção política. O que mais poderia ser?", diz Darci, que levaria ainda na manhã de hoje caso para discussão na Assembleia Legislativa - ele é presidente da Comissão de Segurança.

http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&uf=2&local=18&template=3948.dwt&section=Blogs&post=243889&blog=375&coldir=1&topo=4198.dwt

Anônimo disse...

Nada contra a pessoa do Sr. Odir Nunes pois não conheço o trabalho dele, mas ele disse algo sensato e coerente, pois quem nao conhece bem joinville faz esses comentarios as vezes nao muito sensatos. Quem é daqui sabe a muito tempo que as ruas tanto faz se passam onibus ou não sempre foram cobrados valores para que ninguem recebesse nada de graça. Agora querem beneficiar ruas sem nenhuma cobrança, e as ruas que até aqui foram asfaltadas ou de paralelepidos, ou outra forma de melhoria que tiveram de arcar com parte das despesas como ficam essas pessoas? Ai fica mais uma pergunta? na panilha de onibus esta o custo da passagem pelo desgaste feito nas ruas que serao asfaltadas. Então formulo a seguinte pergunta a ser respondida.
Será que as empresas que serao as mais beneficiadas vão alterar o valor da passagem para menos??

Anônimo disse...

Cobrar pavimentação da população, seja qual for o tipo é roubo,prática que ocorre a muito tempo nessa cidade graças as maracutaias de luiz henrique que empurrou guela abaixo dos moradores esse tipo de obra, e depois servia ainda de alicerce pra suas campanhas políticas com o papinho do fim da lama e pó, pior é que tem imbecil que defende esse tipo de roubo.

Anônimo disse...

O Prefeito so viaja se o "amiguinho" for junto, francamente viu....depois falam e acha ruim...

Anônimo disse...

QUEM É ODIR NUNES PARA FALAR DOS OUTROS? O CARA NÃO GANHA MAIS NEM PRA SÍNDICO DE PRÉDIO. O POVO DE PIRABEIRABA ESTÁ ABRINDO OS OLHOS.

Anônimo disse...

Com certeza...
abrir os olhos = votar no PT. PARABÉNS GÊNIO!!!