Momento ajuda a plantar mais mil árvores em Joinville

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

O sorriso estampado no rosto da pequena Ana Luíza, de 5 anos e ansiosa para plantar no quintal de casa cinco mudas frutíferas que acabara de receber, traduzia toda a alegria e descontração que marcou a 20ª edição da campanha "Momento dá Árvore". O evento aconteceu durante todo o sábado (26), ocasião em que foram distribuídas mil mudas de espécies frutíferas e floríferas e arrecadados pelo menos dois mil quilos de alimentos – mil das mãos dos participantes e outros mil da construtora Momento Engenharia, organizadora da campanha. Nestes 20 anos, foram distribuídas 26,2 mil árvores.

"Gosto muito de plantar", disse Ana Luiza, que, ao saber na escola em que está matriculada, no bairro Iririú, que a campanha iria acontecer, tratou de avisar a mãe, a bancária Gelcy Rech. "Ela pegou o panfleto na escola e correu para me dizer que gostaria de entregar o alimento", afirmou Gelcy. É a segunda vez que mãe e filha participam da campanha. Ano passado, plantaram uma muda de pitangueira. Mais atentas, nesse ano trocaram cinco quilos de alimentos por mudas de cerejeira, araçá, romã, pitanga e ameixeira.

Novidades para o próximo ano

"O melhor de tudo é que a campanha está chegando forte ao público infantil, que amanhã será os pais que trarão os filhos para receber as mudas", disse Luiz Fernando Biasi, organizador do evento. Para a 21ª edição já estão previstas algumas novidades: "Queremos que os pontos de troca comecem a funcionar em escolas uma semana antes do dia oficial do evento, para que mais crianças possam participar".

Crianças trazem os pais para o evento

Moradora do bairro Costa e Silva, a dona de casa Miriam Ramos do Rego foi uma das primeiras a garantir sua muda no sábado. "Soube da campanha pela televisão e achei muito interessante. A ideia é ótima", afirmou. Maria de Lourdes Kimpf também fez questão de marcar presença com a filha Vitória, 5 anos. "Ela chegou em casa empolgada com o folder explicando sobre a distribuição de árvores", disse Maria, moradora do Glória.

Já o aposentado Antonio Calegari Cardoso tomou conhecimento sobre a campanha pelo jornal Gazeta de Joinville. "Já tenho em casa goiaba, araçá e jabuticaba e agora estou levando um pé de graviola e outro de azaleia. A iniciativa é boa porque ajuda a arborizar a cidade", afirmou Antonio. A campanha realmente tem como principais apelos despertar o interesse de se preservar o meio ambiente e despertar a consciência de ajudar o próximo através da doação de alimentos para a população carente. A Momento Engenharia sempre dobra a quantidade de alimentos arrecadados e os distribui sempre no dia seguinte ao evento, que aconteceu na sede da construtora, à rua Pedro Lobo, 41.

Nenhum comentário: