OITO ANOS NA FILA DE ESPERA: Enfim, Suzana é operada

Jacson Almeida
jacson@gazetadejoinville.com.br

Suzana da Silva, 43 anos, foi finalmente operada no Hospital São José depois de esperar mais de oito anos na fila de cirurgia da Secretaria de Saúde. O que parecia um final triste tornou-se feliz na última terça-feira (13) quando a cozinheira entrou enfim em uma sala de cirurgia.
Ela tinha uma doença chamada hérnia de hiato, também conhecida como refluxo. Um pequeno procedimento cirúrgico resolveria o problema.

Nos últimos anos, Suzana foi quatro vezes ao hospital com a esperança de se curar, mas chegando lá sempre havia um problema que deixava a cura mais distante. Agora, quando recebeu um telefonema na segunda-feira (12), pensou ser um trote. “Só na hora em que eu fui anestesiada que acreditei”, comenta.

Depois de cinco horas, Suzana acordou na sala de recuperação, às 19h30, pronta para outra vida.

Para lembrar
A Gazeta de Joinville fez uma reportagem no mês passado mostrando a dificuldade de Suzana e a espera na fila por uma cirurgia.

Mãe de três filhos, um de 16 anos, um de 17 e um bebê, ela mora com seus pais e trabalha como cozinheira, mas não podia comer por causa da doença. O refluxo trazia outros problemas, como voz rouca, falta de apetite e a gastrite crônica.

A partir de agora a cozinheira vai poder tomar café da manhã e tirar de sua rotina o omeprazol, que tomava há seis anos, de seis a oito comprimidos por dia. O medicamento era a primeira coisa que ingeria quando acordava e servia para minimizar a dor de estômago e azia, ajudando no alívio dos sintomas da doença.

Recuperação
Por enquanto, Suzana não pode comer alimentos salgados e só toma líquidos gelados. Segundo ela, o médico falou que isso é normal. Ela espera voltar a ter vontade de comer, coisa que perdeu devido à doença.

Nem tudo está perdido. Suzana elogia o bom atendimento que teve no Hospital São José. Para ela, todos a trataram bem.

Próxima batalha

Depois da vitória na saúde, Suzana espera vencer e sair da fila da Habitação com uma casa, onde aguarda há dez anos por uma casa.

2 comentários:

Anônimo disse...

olha , faz tempo que meu avô quer fazer uma consulta, eu vejo assim, como uma pessoa doente , é preciso esperar pra uma consulta, e outra todos os exames a ser feitos a pedido do medico dos postos de saúde , são pagos, exme de urina , sangue, 80,00
É certo? E outra , cadê o prefeito que em sua campanha , falava, vou recuperar a saude de joinville, só se for a dele.

Mauricio Lopes disse...

so baboseira política.....
diz q faz mais vai enrolar

uma duvida: qtos hospitais devem haver, leitos, medicos, insumos para um numero de n habitantes em cada região????????????