Justiça determina exoneração de servidores por nepotismo

Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

A prefeitura de Joinville terá que fazer as primeiras exonerações por nepotismo desta gestão. Na última sexta-feira (09), foi expedida uma liminar para exonerar cinco pessoas que ocupavam cargos administrativos e têm parentes em funções comissionadas. Agora, Carlito Merss (PT), atual prefeito, irá recorrer na Justiça para que os funcionários continuem nas respectivas cadeiras.

O prefeito terá que escolher se demite o secretário de Educação, Marcos Fernandes (PT), ou a esposa, Ivana Maria Pereira Fernandes, gerente na Secretaria de Assistência Social. Também estão na lista: a secretária de Gestão de Pessoas, Márcia Alacon, casada com Pedro Alacon, diretor da Companhia Águas de Joinville, além do presidente do Ippuj, Luiz Alberto de Souza, marido de Simone Anderle, coordenadora na Fundamas.

PT defendia demissões

Uma das maiores críticas dos petistas ao ex-prefeito Marco Antônio Tebaldi (PSDB) era a contratação de parentes. No entanto, Carlito Merss afirma que nunca foi contra os casos de nepotismo na gestão tucana.

Já Marcos Aurélio Fernandes, em 2005, disse que "é um abuso o emprego de parentesco", ao se referir à moção feita pelo vereador Adilson Mariano contra o nepotismo na Câmara. Para Marquinhos, naquela época, não bastava dizer que era imoral e sim existir uma lei para provar a ilegalidade da contratação de familiares.

Em 1 de março de 2007, Marquinhos apresentou um requerimento e pedia ao presidente da Câmara, Darci de Matos, para demitir todos os parentes de vereadores, que ocupavam cargos comissionados.

O começo do processo

Essa ação que proíbe o nepotismo no Poder Executivo de Joinville foi movida, em 2007, contra o prefeito Marco Antônio Tebaldi (PSDB). Naquele ano, foram denunciadas oito contratações de parentes. Ficou determinado que tais servidores deveriam ser exonerados e que não seriam mais admitidos parentes de servidores com cargos comissionados.

No começo deste ano foi feita uma denúncia contra a prefeitura referente ao caso de nepotismo do Secretário da Educação e sua esposa. Carlito Merss, para resolver esse problema, fez o pedido de extinção da ação de 2007, que proibia contração de parentes. Mas não obteve resposta do judiciário.

Prefeitura recorre da sentença

Conforme o procurador geral do Município, Naim Andrade Tannus, a prefeitura vai recorrer assim que receber a intimação. "Entende-se que em três casos apontados na sentença tratam-se de servidores de carreira e por isso não é nepotismo", diz.

Para Naim, ninguém pode ser taxado de criminoso só por ser parente de alguém. Conforme ele, o prefeito pensa que não existe nepotismo em nenhum destes casos.

25 comentários:

tome disse...

que se cumpra a justiça.
o termo moralidade está se tornando pouco usado no meio politico,então que se cumpra a justiça.
temo que recorrer da decisão judicial,esteja de acordo com a justiça...

X_9 disse...

Esse é um tema moral de honradez pessoal dos envolvidos...Aguardamos ansiosos para comprar no Mercado Municipal...legumes, verduras da nossa região...não aquelas cheio de veneno do estado vizinho...mais fornecedores de peixe nos bóxes...não é fazendo mil reuniões
até com o capeta...tem proficionais de comunicação ganhando jabá...da única e exclusiva peixaria do local...UMMMM

Gilberto disse...

Conforme foi dito, não há nepotismo tratando-se de funcionários concursados, coisa bem diferente no governo passado onde uma legião de paraquedistas ocupavam os cargos.

Anônimo disse...

Neste caso somente a IVana é cooncursada e ela merece estar no cargo visto que trabalha a mais de 15 anos na secretaria de assitencia social. Nos outros casos provem no papel se realmente são concursados...não vão conseguir.

Anônimo disse...

VERGONHA MUNICIPAL

Seria maravilhoso se o prefeito batesse o pé com a mesma vontade para o descaso da saúde em Joinville , é incrivel que ele sempre teime para coisas erradas , até parece um desvio de conduta!! . Uma pessoa teimar por coisas que estão erradas ainda mais um Prefeito!! , e por falar em prefeito, gostaria de saber onde esta o prefeito de JOINVILLE?? O que ele tem feito por nós moradores e eleitores de JOINVILLE?? Esse Bendito tá sumido , não fez nada até agora por JOINVILLE,sem contar que é a criatura mais teimosa da face da terra ,e o pior é que teima pelo que não presta,alguns dias atrás pagou um mico em cima de um caminhão lá no aeroporto ,não pode ver um palanque , credo é um tremendo papagaio de pirata !!!! que lixoooo!!!!!VIVE FAZENDO REUNIÃO . TEM UMA PREGUIÇA MORTAL. ONDE ESTAVAMOS COM A CABEÇA EM ELEGER ESTE HOMEM JESUS NEM EU ACREDITO!!!!

Anônimo disse...

É ISSO AÍ. FORA MARINETE MERSS

Anônimo disse...

E EU VOTEI NESSE ELEMENTO PENSANDO QUE HAVERIA MUDANÇAS E MORALIDADE

SEM MAIS COMENTARIOS

Anônimo disse...

Joinville tem para o ano que vem o maior orçamento de sua história, e com certeza todo esse dinheiro será administrado por uma Grande e feliz família. Afinal dinheiro público não tem dono, bem, é assim que os politicos pensam. Pensando assim vale a pena lutar para manter o nepotismo aqui em Joinville. Tudo tem que permanecer em família.

Anônimo disse...

JUSTIÇA SEJA FEITA...
PREFEITO HONRA OS 70 MIL VOTOS QU ELEGERAM PARA PREFEITURA DE JOINVILLE.
NEPOTISMO SÓ É VÁLIDO PARA OS DEMAIS PARTIDOS MENOS PARA O PT..

O MAIOR PROBLEMA ACREDITO QUE O PARTIDO NAO TENHA OUTRAS PESSOAS QUALIFICADAS PARA OCUPAR ESTES CARGOS...SERÁ QUE O POVO NAO PERCEBEU QUE O PREFEITO CARLITO TEM UMA MEIA DÚZIA DE SECRETÁRIOS QUALIFICADOS QUE SAO DO PT, ..OS DEMAIS SÃO DE OUTROS PARTIDOS E OU FUNCIONÁRIOS DE CARREIRA, SE NUNCA TRABALHARAM DENTRO DA PREFEITURA...HOJE ESTÃO UM TANTO PERDIDOS NOS CARGOS DE COORDENADORES PARA DAREM CONTA DE ATENDER O POVO..
SE ANTES O POVO JÁ ERA ILUDIDO PARA CONSEGUIR ALGUM ATENDIMENTO NA SAÚDE, ASSISTÊNCIA SOCIAL ....ACORDO ELEITOR...

Anônimo disse...

VAMOS FAZER UMA VIGILIA EM FRENTE A PREFEITURA ATÉ A MARINETE DEIXAR AQUELE ESPAÇO PUBLICO. SE NÃO FUNCIONAR CHAMAREMOS O PADRE BERTINO PARA FAZER UM EXORCISMO

Anônimo disse...

É uma vergonha. O único que ainda mantém a linha é o Mariano. Ele é marxista, o que não concordo, mas ele pelo menos é coerente.
E CADE A DIREITA NESSE PAÍS???? ESTÁ COM O RABO TÃO PRESO QUE NÃO SE MEXE??? ACORDA PSDB!!! ACORDA DEMOCRATAS!!! DEIXEM DE POLITIQUINHA E VÃO TRABALHAR PELOS INTERESSES DA DIREITA QUE TRABALHA!!

Anônimo disse...

sim vamos fazer justica todos os casos apresentados sao de funcionarios de carreira ...ja eram da prefeitura no caso da gerente da acao social estamos falando de uma funcionaria da prefeitura de 15 anos de casa .vamos prestar atencao antes de ir de ir falando .


parabens carlito merrs .

Anônimo disse...

O correto não seria acusar o prefeito de nepotismo, mas por formação de quadrilha, porque são um bando de cara de pau, menos pior é que só falta mais 3 anos para este pilantra ficar na prefeitura, tomara que eté lá sobre alguma coisa de Joinville...

Anônimo disse...

FORA TODO MUNDO, ALÉM DE TUDO SÃO INCOMPETENTES, SE AINDA FOSSEM PESSOAS INTELIGENTES TÁ CERTO, 15 NA PREFEITURA E NADA FEZ? FORA, DÁ LUGAR PARA OUTRO.

Empreiteiro disse...

Esqueceram do irmao da primeira dama que e socio de uma empreiteira na cidade e tambem esta prestando servico para a PMJ e ainda recebendo em dia.

Jorge Silva disse...

E sempre a mesma coisa, cada cidade tem o prefeito que merece, ainda vao eleger o Tebaldi para deputado. Escreve ai e depois vejam, ai depois vem aqui chorar as pitangas, pensem antes de votar e nao troquem seus votos por jogos de camisas, bola de futebol, carrda de barro, conta de luz..pensem e nao lamentem.

Anônimo disse...

O PIOR É QUE É VERDADE: O QUE Á MULHER DO MARQUINHOS SABE? O QUE ELE TEM DEMAIS? NADA. NADA. NEPOTISMO COM UM PESSOA DESSA, É SINONIMO DE BURRICE E DE MAU GOSTO, ALÉM DE ILEGAL O ATO, BURRO E ASQUEROSO O ATO É FEIO. RSRSRSR TOMA VERGONHA CARLITO.

Anônimo disse...

Vergonha geral esse netopotismo, mas vergonha mesmo é na Fundação Cultural que tem um Presidente que empregou toda a sua gang do teatro Dionisio, sua noiva no setor de compras e até agora não fez nada somente aquelas reuniãos que não levam a nada e não gera ações e muito menos permetir o acesso aos bens culturais da cidade e sim o acesso ao empreguismo, parada gay e assim por diante, sai fora Silvestre vai dar suas aulinha na Univille que é melhor, só te aviso vem uma bomba ai....aguarde.
fernando.

Anônimo disse...

NEPOTISMO:

POR QUE QUEM PROFERIU ASPRIMEIRAS PALAVRAS SOBE NEPOTISMO, VERGONHA NACONAL, FAZER EMENDAS NA LEI, FOI JUSTAMENTE O VEREADOR MARQUINHOS, NA ÉPOCA VEREADOR, QUE QUERIA NA RAZÃO DEVIDA DA LEI TIRAR PARENTES"COMISSIONADOS".

HOJE COMO SECRETÁRIO DA "EDUCAÇÃO" NÃO ADMITE CHAMAREM DE NEPOTISMO,
MEU EUS E A EDUCAÇÃO, E O QUE PASSAMOS AOS FAMILIARES DE JOINVILLE, AOS NOSSOS FILHOS.
AGORA NEPOTISMO PODE, PORQUE O SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO E O PEFEITO DE JOINVILLE, CONSIDERAM QUE A LEI PARA"ELES" NÃO TEM DE SER "CUMPRIDA".
SENHOR PROMOTOR DE JUSTIÇA, PEDIMOS COMO JOINVILENSES NÃO DESAMPARE A JUSTIÇA , NEM A EDUCAÇÃO DE UM POVO QUE QUER A VERDADE E A ÉTICA COMO HERANÇA DE EDUCAÇÃO,
POR FAVOR.

NEPOTISMO, É NEPOTISMO PARA QUALQUER PARTIDO!!! E PONTO.
SEM ESSADE RECORRER!!
QUEM ESQUECEU DA LEI, LEMBRE-SE E VÁ CUMPRI-LA.
ESTAMOS EM TEMPO DE CONHECER AO INVES DE AGIR, COM TANTAOS PROJETOS DESCRITOS EM CAAMPANHA.
EU NÃO VOTO EM PARTIDO, PENSO QUE AS PESSOAS SERÃO JUSTAS.

AS VEZES NOS ENGAMOS, NAO É???
DE UMA CIDADA QUE PEDE JUSTIÇA!

MARCIO POPP disse...

Olha aqui SR.Carlito , acho que em vez de você ficar gastando com propagandas, parentes no cargo, comece a fazer algo por Joinville , ou vc não sabe gerenciar uma cidade, esquece reeleição , ficou na história o pior governo até agora.

Anônimo disse...

Em que pé está a situação? Ao que parece a poeira baixou, não se toca mais no assunto, até mesmo nos jornais. A Gazeta também vai entrar nessa onda?

Unknown disse...

Marinete Merssda é funcionária de carreira da PMJ?

Tem cargo comissionado?

Porquê tudo tem que passar pelo crivo dela? nomeação de secretários, quem vai receber pagamentos, onde a PMJ vao atuar etc.

Cadê o Ministério Público?

Acho que é por isso que o Carlito não consegue administrar a PMJ, ou será o contrário, a merreca que foi feita foi obra da "Dama de Ferro".

Joinville tá uma piada de mau gosto.

Anônimo disse...

FORA CARLITO E PETRALHASS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Existe pelo que parece uma blindagem do prefeito Carlito em relação ao MP, pois foi denunciado o presidente da Fundema em março do corrente ano e até hj não vemos o MP se manifestar e o nepotismo, vai ficar assim, patece que o PT tem a proteção da mãe Dina, pois houve no país o envolvimento do ALIBABÁ e seus quarenta ladrões e até agora nada, aliás estão sendo absolvidos,vocês estão lembrando, dinheiro na cueca, dinheiro litro Wiski etc..., aqui está ocorrendo o mesmo, sr. Nival Scrimim, irmão da primeira dama fornece mão obra para a prefeitura, através de uma empreiteira de Blumenau, já foi denuciado e nada, aliás presta serviço e recebe, não e igual outros empreiteiros que estão demitindo empregados, feichando as portas, porque o prefeito não está pagando ninguém, principalmente quem não faz parte do grupo.
Estamos de olho e vem mas, aguarde...

Anônimo disse...

NEPOTISMO:
O DEVER DE NÃO CONTRATAR PARENTES PARA CARGOS COMISSIONADOS, DE ESCALÃO, ETC...
E HÁ!!
MAS DESCUBRIRAM QUANTOS MAIS HÁ...MUITO.
TEM GENTE NO IPPUJ E A MULHER NO RECURSOS HUMANOS DOIS GERENTES DA MESMA FAMILIA.
BOM MAS CONSIDERANDO PARENTE, ESPOSO NÃO É PRENTE...AH SEI LÁ, É POR ISSO??ESPOSO PODE.

A PRIMEIRA DAMA, QUE INAUGURA OBRAS UMA ATRÁS DA OUTRA EXERCE QUAL FUNÇÃO??
COMO VEMOS, EXERCE A FUNÇÃO DE SER A PREFEITA DE JOINVILLE.

CARLITO É EFEITO TAMPÃO GENTE.

ACORDA JOINVILL!!!!

POR FAVOR ACORDA JOINVILLE!

A MULHER PREFEITA DE JOINVILLE É
MARINETE MERSS!!

CARLITO UM TRABALHADOR DO EXECUTIVO!!

NEPOTISMO (5 CASOS??0 PARA NÉ)

VAMOS CONTAR ESSA HISTÓRIA DIREITINHO.

E CÃMARA DE VERADORES CALADA!!

E A OPOSIÇÃO, QUE ALGUNS SE FNGE DE OPOSIÇÃO POR QUE TAMBÉM HÁ ALGUNS CARGOS LÁ DENTRO DA PREFEITURA.

ONDE ESTÃO OS VEREADORES DA OPOSIÇÃO???

AI, AI AI,,,

LEMBRAREMOS DE VOCÊS NAS ELEIÇÕES!!

JOINVILLE SE LEMBRE DELES TAMBÉM!!

DEVERIAM SER FAZER UMA FISCALIZAÇÃO

EU ME CHAMO ESPERANÇA!!