Joinville teve aumento de 2,3% nos produtos alimentícios nesse mês em relação a setembro deste ano, conforme pesquisa realizada pelo PROCON, em outubro 2009. A cesta de 131 produtos listados custa R$ 151,57.
Os mercados Angeloni e Big tiveram os valores mais altos. Já os estabelecimentos de bairro ofereceram menores preços, como o Campos, no bairro Costa e Silva.
Por isso, o Procon destaca a importância de realizar pesquisa de preços antes de adquirir qualquer produto ou serviço. E a reportagem da Gazeta de Joinville foi conferir os valores em alguns bairros da cidade.
Renato Cuba, proprietário do Mercado Wagner, no bairro Boa Vista, diz que a maior concorrência é com os mercados de grandes redes, como Big. Conforme ele, as pessoas se encantam com a variedade de produtos nos comércios maiores e que nem sempre são mais baratos.
O pequeno empresário busca margens de lucros menores para manter os clientes. "Os mercados pequenos são mais leais aos clientes, já os grandes fazem promoções com preços baixos e compensam o lucro com outros itens", explica.
Mercados de bairro comemoram vendas
Terezinha Doraci Schmitz, dona do Mercado Vieira, no Saguaçu, comemora as vendas neste ano. Ela é sócia do comércio junto com a filha há um ano, mas o estabelecimento existe há duas décadas.
"Não temos promoção, mas sim preços baixos", afirma. De acordo com ela, se cobrar muito, não vende os produtos.
Mas Neide Tesinha Costa, proprietária do Mercado Golf, no Iririú, não exibe os menores preços em seu mercado. Para ela, é mais difícil fazer preços baixos por causa da pouca quantidade de produtos comprados das distribuidoras. "O volume é baixo, por isso o preço é maior", admite.
Greve dos servidores da Prefeitura 2011
Há 13 anos
2 comentários:
Esse Mercado Wagner é muito barato mesmo.Faço pedido ali a 4 anos.
Muito bom.
É SAO AS GRANDES REDE FECHANDO O CERCO E A GENTE PAGA A CONTA SEMPRE
Postar um comentário