Suposto crime eleitoral de Darci de Matos está pronto para ser julgado

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não aceitou novas provas no processo que investiga o deputado estadual Darci de Matos (DEM) de suposto crime eleitoral praticado nas eleições de 2008. A juíza relatora, Eliana Paggiarin Marinho, achou desnecessárias demais provas para julgar o democrata. "Já constam dos autos os subsídios necessários para avaliar a suposta ocorrência de ilícito eleitoral", afirma a magistrada. No despacho, não fica claro que "novas provas" seriam estas que o Ministério Público Eleitoral quer incluir no caso.

Suposto esquema com dinheiro da Saúde

Para a promotoria, Darci beneficiou-se na campanha, pois Nilson Gonçalves (PSDB) teria deixado de candidatar-se à prefeitura por ter uma dívida quitada com a prefeitura, no valor de R$ 58.062,82. A quantia teria sido arrumada por Darci, através do ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB) e do ex-secretário da Saúde, Norival Silva.

Em outubro de 2008, a Gazeta mostrou as escutas telefônicas de Darci de Matos pedindo dinheiro para Norival Silva. A Operação Falcatrua,da Polícia Civil, que investigava o ex-secretário, acusado de cobrar propina para fraudar a lista de pagamento dos credores da pasta que comandava, revelou que ele ficou responsável de conseguir dinheiro com fornecedores da Secretaria para quitar impostos municipais do deputado Nilson Gonçalves e assim dissuadi-lo de concorrer à Prefeitura.

Com esta manobra, Darci de Matos esperava contar com o apoio do comunicador e de seus aliados tucanos. Em todas as oportunidades em que se manifestou o deputado Nilson Gonçalves negou veementemente que concordasse com este esquema. Mesmo antes de vir à tona o escândalo dos telefonemas se manteve imparcial na disputa ao ponto do PSDB pedir sua expulsão do partido.

Ligação comprometedora

Conforme a denúncia do Ministério Público, no dia 5 de dezembro de 2007, Norival Silva recebeu uma ligação do deputado Darci de Matos avisando que logo a seguir lhe passaria uma mensagem deixando claro, inclusive, que o assunto somente poderia ser compartilhado entre os dois e o prefeito Marco Tebaldi. A mensagem, que ambos achavam que não seria rastreada dizia: "O Dep Nilson deve 55 mil na prefeitura o Tebalde ajudou um pouco e parou esta meio chateado. O Dep falou comigo. É muito importante para o nosso projeto Debito ate dia 20.12. Talvez uns 2 ou 3 fornecedores da saúde. Resolvemos e depois informamos o Tebaldi".

Além disso, outra escuta, gravada pela polícia, no dia 12 de dezembro de 2007, mostra Darci dizendo ao ex-secretário que teria marcado um encontro com Nilson para fechar o acordo. "Vô senta com ele e. vô bate o martelo". Para a promotoria isto leva a crer que estaria equacionado o projeto político objetivado, e o solução de aludida dívida. Nesta ligação, Norival explicou que a pretensão do deputado havia sido atendida ("ta resolvido", sacramentou) e que seria consumada, por alguém na prefeitura", relata o MPE. Já no dia 14 de dezembro, nova ligação entre Norival e Darci combina a forma de quitar o débito e que um tal de "Ricardo" estaria encarregado da solução da dívida.

No programa "Tribuna do Povo", do dia 9 de outubro, Nilson admitiu que devia para a prefeitura mais de R$ 20 mil. O deputado explicou a situação e afirmou que não fazia parte do "grupo do prefeito". Também ameaçou se desfiliar do partido. "Esse grupo do PSDB aqui de Joinville é o grupo do prefeito Tebaldi com o qual eu não tenho ligação nenhuma", desabafou Nilson Gonçalves.

27 comentários:

Anônimo disse...

ISSO É PASSADO....

Thomás Turbando disse...

Só uma pergunta. O Norival Silva ainda está solto? Creeeeeedo. Que vergonha para o sistema isso.

Anônimo disse...

Parabéns Gazeta, é assim que tem que ser, imparcial.Estou voltando a gostar de vocês já que novamente adotaram a filosofia "O PAU QUE BATE EM CHICO,TAMBÉM TEM QUE BATER EM FRANCISCO", OU, "ESCREVEU NÃO LEU O PAU COMEU".Agora vou poder mandar a vocês uma nota (carta) de repúdio contra um vereador de Joinville que não respeita seus assessores, substituindo-os seguidamente por outros assessores ligados a um ex-vereador que não tem nada a ver com o seu partido.A política joinvilense anda muito mal, infelizmente.Acabei de ler nos noticiários que um determinado vereador, quer criar uma Lei para que as poltronas dos cinemas de Joinville sejam numeradas, enquanto isso o povo passa fome.Quanta hipocrisia.Ainda bem que o "Hercólubus"está chegando ao planeta terra em 2012.

Anônimo disse...

Todos nós temos que lembrar destes acasos "Desvio de verba da Saúde" nas próximas eleições!pois esta é a hora de fazermos justiça
Analizar bem em quem votamos! em quem confiamos! e em quem as vezes colocamos numa cadeira de honra(Igreja,Congressos,Púlpitus) em quem apoiamos, como neste caso mostrado na imprensa no ano Passado!

Anônimo disse...

Parabens gazeta pela rsportagam o povo de joinville agradece vcs todos desse jornal tão serio.

Anônimo disse...

Um anônimo disse "Isso é passado...".
Não é passado não, será passado... A LIMPO!
Outro disse "O Norival silva ainda está solto?"
Em breve não amigo, a sociedade espera uma punição exemplar a quem trai sua confiança.
Já outro comentou sobre Hercólubus, o vulgo planeta chupão.
Pô, cada um acredita no que quer, mas não força a barra amigo, please.... rssss.

Anônimo disse...

mais vergonhozo e o norival silva estar solto imagina so deran 18 anos de prisao a um soldado da policia militar por denuncia de presos e como fica o juiz com esta sentença sera norival vai pegar uns 25 anos de cadeia ele brincou com a saude e com a populaçao cadeia nele duvido

Rudimar disse...

Quanto a matéria , é bom mesmo que se faça algo , para acabar com essa bandalheira, os caras realmente queriam botar no do Nilson Gonçalves , que é outro vaselina, mas espero que isso fique esclarecido e que o Tebaldi , o Darci e o Norival percam seus direitos politicos e peguem uma cana, além de ter que devolver tudo que desviaram .
Ja quanto ao tal vereador que o anonimo aí mencionou , é o Lauro Kalfels; e ele deve ganhar os parabéns por essa iniciativa de fazer com que os cinemas de joinville vendam ingressos com numeração das poltronas; afinal não podemos mais conviver com e tipo de problema, até que enfim alguém resolveu consertar isso , o povo Joinvilense agora vai viver mais feliz, afinal isto realmente éra uma coisa muito grave , estou até pensando em mandar colocar uma faxa em frente minha casa dando os parabéns a ele .
É duro ter que aguentar isso; enquanto isso ......A VIDA SEGUE !!!!

faça a diferença disse...

Perguntar não ofende, será que o nome do deputado Nilson Gonçalves foi parar no sistema de proteção de credito SPC, como os das pessoas comuns? como o meu, o seu, do pedreiro, da dona de casa, do desempregado? Dúvido que o nome dessas "autoridades" vão parar no SPC. No entanto não acredito que esses canalhas envolvidos em falcatruas, em extorção, em malandragem vão ser punidos. Dúvido que a justiça brasileira vá punir, talvez possa "punir" com um termo circunstancial e nada mais. Mas uma coisa é certa, o fato da imagem deles ser capa deste jornal já é uma punição, pois é vergonho para um homem ser chamado de covarde, corrupto, que exemplo essas pessoas podem dar aos proprios filhos? netos? Que tipo de consciência vão poder desenvolver? Nada melhor para um homem poder andar de cabeça erguida e olhar nos olhos do seu semelhante. Mas tem aqueles que não preferem olhar por serem egoísma, gananciosos. Se essas pessoas fossem dotadas de um espiriro de bondade, de honestidade esse mundo poderia ser melhor, onde todas as pessoas pudessem ser beneficiadas e a riquesa poderia ser distribuída de forma igual. Mas enquanto no mundo existir norivais, tebaldis, darcis, atos secretos, etc.. o terrorismo não vai ceder, mas infelizmente vamos ver muitas pessoas perecerem em filas de hospitais sem um atendimento humanizado, irem dormir sem poder terem se alimento bem. Mas isso não pesa nenhum um pouco na consciências dessas "pessoas" porque esses não tem consciência.

faça a diferença disse...

Perguntar não ofende mas o juíz que vai julgar o caso vai vir dos Estados Unidos ? Ou do Tribunal de Haia ? Alguém sabe de alguma coisa nesse sentido? Porque pelo que sei o poder judiciario do Brasil esta falido e comrrompido basta lembrar nos Nicolaus, e nos Dantas.

faça a diferença disse...

Conte comigo em quanto tempo esse caso vai ser julgado, 1 ano, dois, 5, 10, 20 anos, eh, que pena já prescreveu.

Obina disse...

Quem será o anônimo que afirmou que isso é passado?Com certeza é alguem que deseja que o grave crime cometido por essa "gangue" seja esquecido.Valeu Gazeta pela imparcialidade,continuem mostrando a verdade sem cor partidaria já que os demais meios de comunicação tem ligação direta com o governo anterior vocês são nossa única voz.

Anônimo disse...

Hoje (07/08), Nilson Gonçalves foi entrevistado na 107,5 FM (Assembléia de Deus, lá estava ele juntamente com a Ilse Moreira.É duro ter que aguentar tanta falsidade e hipocrisia.Enquanto eu estava ouvindo o programa, muitas pessoas telefonaram para puxar o saco do Sr. Nilson, teve um que quase em prantos profetizava boas novas para o Sr. Nilson.Daqui a pouco irão requerer a sua canonização, porque estão querendo transformá-lo em santo (Santo do pau ôco). Êta povinho puxa saco.

Anônimo disse...

Esse anônimo deve ser assessor do Darci.cana neles.só assim teremos um pais decente.

luiz carlos disse...

Esse anônimo deve ser assessor do Darci..........cana neles........só assim teremos um pais decente..........

Anônimo disse...

BANDO DE IMCOMPETENTES SENDO JULGADOS POR MAIS U M BANDO DE CORRUPTOS


QUE FEZ NILSON GONÇALVES POR JOINVILLE??
QUE FEZ DARCI DE MATTOS POR JOINVILLE
PQ A GAZETA NAO FAZ UM LEVANTAMENTO DOS PROJETOS DESSESS ELEMENTOS E EXPOE AQUI PARA O POVO SABER O QUANTO ELES TRABALHAM

Anônimo disse...

Parabéns Gazeta por mostrar que ainda é imparcial.
Eu estava ficando desconfiado já nos ultimos meses por terem esquecido os que fizeram a cidade parar.

Mauro Fonseca disse...

A chamada de capa é clara como a luz do dia "Juiz tem prova suficiente para julgar Darci".
Muito bem, o juiz já encontrou subsidio e, está convicto para prolatar a sentença.
Porém, o jornal não explicou qual a decisão do juiz; vai condenar, vai absolver.
Ora! O juiz já colheu todas as provas, ou seja, encerrou a fase de instrução processual, agora, é só aguardar a decisão.
Por favor, não faça julgamento antecipado. Não publique materia dúbia. Mais serenidade e responsabilidade. A opinião pública não suporta materias tendenciosas, falaciosas.

Anônimo disse...

CHEGA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
CAMBADA DE POLITICOS CORRUPTOS SAFADOS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TA NA HORA DAS FORÇAS ARMADAS AGIREM E ASSUMIREM !!!!!!!!!

Anônimo disse...

NÃO TEM NADA DE PASSADO, ESPERA ESSA CORJA SE CANDIDATAR, QUE VÃO CAIR DE PAU EM CIMA DELES NOVAMENTE...

Anônimo disse...

Porque o senhor Mauro Fonseca, advogado dos covardes e metirosos Toninho Neves e Luis Verissimo não sugere essa mesma opinião a seus clientes. A batata está assando.

Petkovic disse...

Concordo com o amigo em relação aos radialistas citados pois durante muitos anos "babaram ovo"em cima do Tebaldi e toda essa corja que governou nossa cidade,com certeza não gratuitamente,agora sim fazem o papel de fiscalizar,cobrar e informar qualquer irregularidade pois o governo atual não os patrocina.

Unknown disse...

NÃO É PASSADO NÃO !

Esses políticos corruptos e malandros já estão articulando as próximas eleições. Eles vão querer voltar para continuar com a mamata. Inclusive esses radialistas citados acima são do mesmo grupelho ( quadrilha ).
Farei campanha contra esses vagabundos !

Marcelo disse...

Com certeza , vai ter eleitor otário votando neles !

Anônimo disse...

Ate que enfim o ''Don de Matos Corleone'' da politica Joinvillense está no banco dos réus, mas cuidado com ele, é muito astuto, uma raposa em pele de cordeiro, tambem acho que o sr. deputado tambem merece o que lhe ocorre, pois nada faz por joinville, e o povo, só assistindo a tribuna do otário, onde só mostra ladrão de galinhas.
Parabenizo Sua Exelência Dr. Marcos, pela competência e coragem.
Vá em frente

Anônimo disse...

tomara que o dr joao marcos condenace esta quadrilha duvido que a condena passe de algumas sesta basica deveria pegar uns 18 anos e so recorer da sentença preso igual aos presos pobres desta cidade duvido que a pena utrapace apena de tortura igual a do diretor da penitenciaria ???????

Anônimo disse...

nao devemos esperar muito deste juiz muito menos do promotor principalmente se for tal de tramontime sobre nome parecido tramontina marca de faca corta todos inportantes so prende pobre ?