EDITORIAL: A gripe nos ônibus

Desde abril desse ano, um assunto em comum tem dominado as conversas e os noticiários mundo afora. A virose conhecida por gripe suína – (H1N1) – que surgiu timidamente no México e nos Estados Unidos e logo ganhou status de pandemia.

Com dificuldade para conter um vírus de propagação aérea e a falta de uma vacina para a doença, autoridades do mundo todo se viram obrigadas a tomar atitudes drásticas para tentar evitar o alastramento descontrolado da nova gripe.

O governo mexicano proibiu aglomerações públicas e recomendou que a televisão não transmitisse qualquer imagem de beijos, que são uma forma fácil de contágio.

No Brasil a gripe chegou com atraso, mas não evitou o cancelamento de aulas, shows, eventos e até mesmo a proibição de aglomeração pública em locais fechados e que facilitem o contágio.
Em Joinville as ações mais eficazes para evitar a propagação do vírus foram de empresários, profissionais liberais e entidades particulares que disponibilizaram álcool em gel em seus estabelecimentos e dispensaram espontaneamente funcionários suspeitos de terem contraído a nova gripe.

No entanto, apesar das ações da iniciativa privada, pouco se fez em relação aos serviços públicos, principalmente no transporte coletivo da cidade. Ônibus super lotados continuam a circular sem o menor controle ampliando consideravelmente o risco de contágio.

Essa situação, que coloca em risco todos os usuários decorre do fato da prefeitura não fazer qualquer fiscalização no sistema de transporte coletivo.

O que a sociedade espera é que a prefeitura passe a defender os interesses e a saúde da população mesmo que isto custe ao prefeito o enfrentamento com os interesses dos donos das empresas de ônibus.

2 comentários:

Thiago Klein disse...

A empresa Transtusa tomou uma medida um tanto interessante:

Em algumas janelas estratégicas dos onibus, existem algumas travas, para que a janela não seja fechada completamente. Acho que isso ajuda na circulação do ar.

Thiago.

Anônimo disse...

Quem liga pro usuário de ônibus aqui em joinville? Existe fiscalização, o Povo reclama? os vereadores se importam? é lamentavel mais enquanto o povão não se unir e reclamar as empresas vão continuar com esse absurdo aqui em Joinville, Quanto ao Gel, nem os postos de Saúde de joinville tem Gel, Nem àgua tem nos postos já que os bebedouros estão lacrados, é fácil mandar fazer, mais fazer e dar o exemplo é dificil e custa preciosas rúpias para o Prefeito.

Joinville é uma piada.