PA entra em reforma antes de começar a atender pacientes

Jacson Almeida
jacson@gazetadejoinville.com.br

A obra do mais novo Pronto-Atendimento (PA) de Joinville está concluída, mas atualmente o local permanece fechado. A grande estrutura, no bairro Aventureiro, foi inaugurada pelo ex-prefeito Marco Tebaldi no fim de seu mandato, no ano passado. Entretanto, em outubro começou a funcionar no local apenas a Unidade I do Posto de Saúde do Aventureiro.

Apesar de novo, o prédio já tem infiltrações. Segundo o vereador Adilson Mariano (PT), da Comissão de Saúde da Câmara, existe uma perspectiva de que seja feita uma reforma antes mesmo de começar a funcionar o PA.

Já moradores da região estão inconformados. Eles reclamam da distância que percorrem para irem aos PAs da zona Sul, sabendo que já existe uma estrutura no bairro.

A dona-de-casa Terezinha Resende espera há muito tempo o começo das atividades do PA. Ela tem que se deslocar até o bairro Costa e Silva para ser atendida por algum médico. Conforme a moradora, nas eleições aparecem políticos com várias promessas. Uma delas era de que até o final do ano a unidade médica funcionaria.

O problema do morador Edson Mendes dos Santos, 38 anos, também é a distância. Seu filho está doente em casa e não dá para levá-lo aos outros PAs, pois são muito longe e sempre estão lotados. Por enquanto, ele mesmo vai medicar o garoto.

A Secretaria da Saúde informou ao vereador Adilson Mariano que o Pronto-Atendimento do Aventureiro pode iniciar suas atividades no final deste ano. No entanto, atualmente não há equipamentos e nem servidores para o PA começar o atendimento às pessoas. "O governo não tem recursos", afirma. Mariano conta também que o município foi buscar verbas em Brasília.

O vereador Joaquim Quinzinho (PSDB), que também faz parte da Comissão de Saúde da Câmara, pediu uma moção apelando à abertura do PA do Aventureiro. A moção já foi aprovada na CVJ (Câmara de Vereadores de Joinville) e seguiu à prefeitura. Não há um prazo para o governo acatar a solicitação.

A Gazeta tentou contato com o secretário da Saúde, Tarcisio Crócomo, mas a assessoria de imprensa não retornou as informações à equipe de reportagem.

Postinho do Floresta não funciona

A situação do PA do Aventureiro se repete no bairro Floresta, onde a estrutura de um posto de saúde também está pronta, mas não começou atender a população. O vereador Quinzinho fez um pedido de informação para saber o porquê de não atender a comunidade, que deverá ser aprovada pela Câmara. Após isto, a Secretaria de Saúde terá 30 dias para responder os questionamentos.

A estrutura do postinho atual do bairro é pequena e não suporta todos os pacientes. O morador Evaldo José Hostin Junior, da rua em que fica a nova unidade médica, lembra que o ex-prefeito Tebaldi também inaugurou a obra do posto de saúde no ano passado e atualmente o local não atende pacientes.

Para o morador, é preciso força de vontade dos órgãos competentes. Um problema apontado por Evaldo, é o estado precário da rua sem asfalto. Ele lembra que o local é de difícil acesso para doentes e idosos. "Estão gastando com uma estrutura que está pronta e não está sendo usada", afirma.

Nenhum comentário: