Juiz João Marcos Buch: por que os “intocáveis” têm medo dele?

Gisele Krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

O juiz João Marcos Buch, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, já é reconhecido pela população da cidade por trabalhar em casos complicados proferir sentenças contra personalidades políticas que tinham na cidade a fama de “intocáveis”.

Agora, está nas mãos deste juiz condenar ou não Darci de Matos, Norival Silva e outros participantes do esquema de corrupção na Secretaria da Saúde de Joinville.

A suposta relação do deputado Darci de Matos veio à tona quando escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, feitas pela Polícia Civil, flagraram ligações e trocas de mensagens de texto comprometedoras entre o então candidato a prefeito de Joinville Darci e o secretário da Saúde de Joinville, na época, Norival Silva.

Conforme a denúncia do Ministério Público, no dia 5 de dezembro de 2007, Norival Silva recebeu uma ligação do deputado Darci de Matos avisando que logo a seguir lhe passaria uma mensagem deixando claro, inclusive, que o assunto somente poderia ser compartilhado entre os dois e o prefeito Marco Tebaldi.

Mensagem de celular

A mensagem, que ambos achavam que não seria rastreada dizia: “O Dep Nilson deve 55 mil na prefeitura o Tebalde ajudou um pouco e parou esta meio chateado. O Dep falou comigo. É muito importante para o nosso projeto Debito ate dia 20.12. Talvez uns 2 ou 3 fornecedores da saúde. Resolvemos e depois informamos o Tebaldi”.

Além disso, outra escuta, gravada pela polícia, no dia 12 de dezembro de 2007, mostra Darci dizendo ao ex-secretário que teria marcado um encontro com Nilson para fechar o acordo. “Vô senta com ele e. vô bate o martelo”. Para a promotoria isto leva a crer que estaria equacionado o projeto político objetivado, e o solução de aludida dívida. Nesta ligação, Norival explicou que a pretensão do deputado havia sido atendida (“ta resolvido”, sacramentou) e que seria consumada, por alguém na prefeitura”, relata o MPE. Já no dia 14 de dezembro, nova ligação entre Norival e Darci combina a forma de quitar o débito e que um tal de “Ricardo” estaria encarregado da solução da dívida.

Buch decretou prisão de Norival Silva

Em outubro de 2008, Buch decretou a prisão de Norival Silva por fraude, junto com o empresário João Batista Soares dos Santos e o ex-superintendente administrativo da Secretaria Estadual de Saúde Ramon da Silva.

Eles são acusados de desvio de verba pública, num esquema em que se exigia dinheiro de fornecedores de medicamentos. Outras seis pessoas também podem ser condenadas no mesmo processo.

As prisões ocorreram a pedido do Ministério Público ao apresentar a denúncia, com a entrega de documento pelo promotor Assis Kretzer, no dia 30 de setembro. Ele denunciou nove pessoas por formação de quadrilha, tráfico de influência, corrupção passiva e ativa, fraude e quebra da ordem cronológica de pagamentos.

O processo também envolve o ex-prefeito de Joinville Marco Tebaldi, e atualmente segue em segredo de Justiça.

Pena de 3,4 anos de reclusão para ex-deputado

O ex-deputado estadual João de Oliveira Rosa também já foi condenado na 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville, por João Marcos Buch.

João de Oliveira contratou Raquel Reinert da Maia para o cargo de secretária, mas ela nunca exerceu a atividade. Raquel era uma “funcionária fantasma” da Assembléia Legislativa de Santa Catarina, entre abril de 2000 e fevereiro de 2003.

João Marcos Buch condenou o parlamentar a três anos e quatro meses de reclusão e 15 dias de multa, no valor de um salário mínimo a cada dia. Já Raquel teve a pena de dois anos de reclusão e 12 dias de multa, de um salário mínimo cada.

Atuação como juiz eleitoral

João Marcos Buch também trabalhou como juiz eleitoral no pleito do ano passado. E já mostrou resultado no começo da atividade. Multou candidatos como Darci de Matos (DEM), Rodrigo Bornhold (PDT), Osmari Fritz (PMDB) e até Marquinhos Fernandes (PT), atual secretário da Educação. Todos eles foram fizeram campanha política antecipada.

O juiz também atuou nas eleições de Santa Catarina em 1994, 1996, 1998 e 2002.

20 comentários:

Isaque Limas disse...

QUE BOM SE TIVESSEMOS 10 CARAS COMO ESTE NA POLITICA EM JOINVILLE

Anônimo disse...

ESSE CARA NÃO ESTÁ NA POLÍTICA, ESTÁ NO JUDICIARIO.

Anônimo disse...

Parabéns Doutor Buch.
Temos ainda outros exemplos em nosso Fórum, cito os Doutores Giovani Tramontini e Assis Kretzer.
Só não trabalham mais e melhor por falhas(brechas) nas nossas Leis.

Rudimar disse...

Um garotão, mas um verdadeiro HOMEM, fazendo cumprir a lei ; corajoso e leal aos seus principios, e a Justiça !
É isso que o povo quer !!
Tem que meter o chicote nessa cambada de sem vergonha que anda ai enganando o povo.

Anônimo disse...

hehehe,,,,ta bom ,,,,vcs vao falar mal dele neh hehee,,,bando de puxa saco,,,

Rudimar disse...

Vc é um palhaço , sequer tem coragem de colocar o seu nome , é tão insignificante que nem um nome de fantasia vc coloca !
Tem que elogiar os atos do Juiz sim !
Ja tivemos outros que não tinham essa coragem e essa decencia !
Por causa de gente do teu tipo é que ainda temos essa bandalheira toda !
Gente do teu tipo é a escória da sociedade .
E como provavelmente vc não sabe oq isso significa , sugiro que pesquise o significado em um dicionário .

Anônimo disse...

Parabéns seu Juiz isto mostra dignidade e caráter,eixstem pessoas que acham pq tem dinheiro são intocáveis,cadeia neles,que o caso Felej,dos reis do Atacado tbm seja resolvido e que não acabe em pizza...

Anônimo disse...

canbada de pucha saco a unica justiça que e correta para pobre e rico e a de Deus sabemos que dr joao marcos disse que dentro da sala de aldiencia ele e Deus fora ele dr joao?? sera

Adriano Santanna disse...

Eu tive a honra de trabalhar três anos no Fórum de Joinville, e lá pude conhecer o Dr.João Marcos Buch e um pouco de seu trabalho e sua longa jornada diária.
Neste tempo que estive lá, pude entender o trabalho que um Juiz exerce e o quão valoroso está profissão é.
Dr. Buch além de ter um título é também uma pessoa com grande honra moral e ética.
Muitas pessoas podem até pensar que o judiciário "não funcione" no Brazil, com "eu" também imaginava, mas conhecendo os anais do judiciário, pude ver e aprender, que nosso país não afundou de uma vez por todos, porque ainda existem Juizes comprometidos com a JUSTIÇA e a HONRA.
Parabéns Dr. João Marcos Buch!!!

Bernardo disse...

Parabéns pelo comentário Adriano !
Parabéns também ao Dr. Buch !
Só chama de puxa saco , aquele que tem algo a temer!

Luis Carlos Pereira disse...

É do conhecimento da imprensa e do Judiciário que na eleição de 2004 o dr Buch ficou de olho no Luiz Henrique da Silveira para evitar que ele fizesse ostensivamente "boca de urna".
É dificil juizes que fazem seu trabalho enfrentando poderosos.
As nomeações para o Tribunal dependem, em muitos casos, da caneta de governador e outros desembargadores.

Luiz Paulo de Souza disse...

Puxa saco sim,,voces sao,,,todos vcs,,,,muitos ai nem sabem o que um juiz faz,,,so o q falta vs criticarem ele neh,,,vcs brincam com a inteligencia dos outros,,,

Anônimo disse...

O Luiz Paulo , vc ja notou que esta sózinho , chamando aqueles que saõ a favor da aplicação da lei de "puxa saco".
Vc esta me parecendo um idiota recalcado .
Procure ter um pouco cultura !

Anônimo disse...

Falou o cultural,,,,,vc frequenta a casa da cultura e pensa q tem cultura,,,

Anônimo disse...

Eu não sou puxa-saco de Juiz nenhum e gosto muito quando um deles mostra trabalho, pois sou honesto e trabalho corretamente também.
Quem não deve, não tem porque temê-los ou odiá-los.
Tem gente que reclama porque não conhece o trabalho deles.
Gostaria que o colega anônimo, que assassina o nosso idioma, tivesse que frequentar novamente a escola, seria um serviço à comunidade.

Adolar disse...

Esse tal de "Luiz Paulo", não passa de uma besta quadrada, ignorante, babaca,invejoso; que não se conforma com oq aconteceu com os seus "idolos"..Kkkkkkk
Darci, Tebaldi, Norival,e outros da mesma laia.
E tem mais, não importa de que partido seja , PT , PP, PMDB , DEM, PPS, PSDB, PDT, etc ...fez coisa errada tem que prestar contas com a justiça , seja quem for!!!!!!
PARABÉNS DR. MARCOS PELO BELO TRABALHO !

Ado_eng@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Parabéns ao Dr.João Marcos Buch, pena que os criminosos, os ladrões de gravata estão todos soltos e ainda debochando da nossa cara.Eu sou um tremendo puxa saco deste Juiz, pelo menos ele faz acontecer.O pior é ser puxa saco de determinados vereadores quase analfabetos, assassinos da gramática e sem idéias populares.E aquele vereador que até o final do ano mantinha nomeada no seu gabinete uma nora?

Rudimar disse...

Eu sou um tremendo puxa saco do Dr. Marcos Buch SIM !!!!!!
Agora tem gente que prefere ser contra , e puxa saco de Tebaldi , Darci , Carlito , Nilson , e outros de calibre menor como Bujica , Toninho Lenert, etc etc .
Ah , ia esquecendo tem gente que também gosta de puxar o saco dos Gebailes , Verissimos , Toninhos Neves da vida e por aí afora !
É sempre assim , muitos tem como idolo o idoneo , o honesto , outros preferem venerar a bandidagem , a bandalheira , enfim a ratatulha !!!

Anônimo disse...

Olha eu acho que o Dr Buch está indo no caminho certo....estas pessoas que ficam estorquindo dinheiro pra sei lá oquê e levam junto pessoas de boa indole que tem que dar uma gratificação(zinha) pra poderem receber aquilo que lhes é de direito...e ainda são arroladas...o minimo que estes indivíduos (Norival)deveriam fazer é defender quem eles arrastaram junto....vocês não acham?

Rene disse...

Não faz mas que sua obrigação, como uma autoridade sensata
está gastando bem a sua vida...