EDITORIAL: A parábola do Monge

O papa da comunicação, Dr. Lair Ribeiro, garante que as parábolas conseguem passar suas mensagens porque como “histórias” elas furam o bloqueio racional do nosso cérebro.

Conta uma delas que um monge ensinava biologia a seus discípulos na área externa do mosteiro. Ao passar por um pequeno córrego, o monge percebeu que um escorpião se debatia, em vão, e estava se afogando.

Ele não teve dúvidas, arregaçou as mangas do seu hábito, colocou uma das mãos sob o escorpião e o retirou da água. Assim que a água escorreu por entre os dedos do monge e o escorpião ficou no seco deu uma ferroada na mão que o salvara.

Com a dor, o monge abriu repentinamente a mão e o escorpião caiu novamente no córrego e voltou a se afogar. O mestre tratou rapidamente do ferimento, procurou um graveto para tentar retirar o escorpião da água.

Com o graveto, o monge pescou o escorpião e levou-o até a margem.

Em seguida, o monge voltou a caminhar pelo pátio do mosteiro, seguido pelos seus discípulos. Um deles, após alguns instantes, não suportou a curiosidade e indagou: “mestre, eu não entendi seu comportamento ali atrás. O senhor salvou o escorpião e ele lhe retribuiu tentando matá-lo com uma ferroada. Apesar disso, o senhor voltou para salvá-lo novamente? Eu não entendo.”

O mestre pensou um pouco e respondeu: “meu jovem, o escorpião agiu de acordo com a sua natureza e eu, de acordo com a minha.”

A natureza é determinante no comportamento e nas ações das pessoas. Após perder quatro eleições consecutivas, sem ao menos ir para o segundo turno, o então candidato Carlito Merss, estava “se afogando” e resolveu mudar sua natureza, prometendo aos joinvilenses aquilo que eles esperavam que o seu prefeito fizesse.

Prometeu baixar a tarifa de água, que é a mais cara do Estado, prometeu baixar a passagem de ônibus, prometeu acabar com a TLL, investir mais na saúde e na educação.

No entanto, assim que se sentiu seguro, na cadeira de prefeito, Carlito voltou a agir conforme sua verdadeira natureza descumprindo promessas, enganando e mentindo para os seus eleitores.

6 comentários:

Anônimo disse...

Lair Riberio o Papa da comunicação? Putz.

MARIO CESAR disse...

Que tirada !!! Fatástico.
A natureza, meu irmão, é muito forte.
Nós todos só podemos dar o que temos.
O melhor editorial de todos.

Sergio Silva disse...

HAHAHA. O prefeito é o escorpião que só aceitou a mão do monge Kennedy para se salvar (ou eleger). Depois meteu uma ferrada no Kennedy que até agora está doendo.

jota o disse...

como é da natureza,o escorpião não tem vida longa,essa praga que temos de exterminar.
em 2010 cobras,largatos e todos bichos peçonhentos estara em nossas casas prontos a dar o bote.

MAM disse...

A parabola é linda...A mensagem é forte....E a associação foi perfeita.

ANTONIO BRAGA JR disse...

Gosto muito da parabola do pequeno pastor que cuidava de suas ovelhas e que gritava "é o lobo, é o lobo" só para sacanear os homens da aldeia.
Até que um dia um lobo de verdade apareceu e, quando o pequeno pastor gritou, ninguem foi acudí-lo porque não acreditavam mais nele.

O risco de mentir sempre como tem feito o prefeito é esse, hoje ninguem mais acredita nele. Nem seus assesssores.