EDITORIAL: A “malufada” de Carlito

A consolidação da democracia no Brasil, tão defendida pelos brasileiros e que serve de modelo para diversos países mundo afora, deve-se em grande parte ao trabalho de fiscalização do poder público pela imprensa livre, que repercutiu e ainda repercutem na população os atos de seus governantes.

Hoje, com o avanço da liberdade de expressão e da democracia no país, as tentativas, por parte dos políticos, de controlar ou punir a imprensa que bem informa diminuíram, mas não acabaram.
Quando foi prefeito de São Paulo (1993-1996), Paulo Maluf era conhecido como tocador de obras e chegou a alcançar 93% de aprovação popular, maior índice na história da cidade. Tudo ia bem até que jornais, como a Folha de S. Paulo, começaram a denunciar irregularidades e falcatruas na administração municipal. Maluf, então, iniciou uma cruzada pessoal contra o veículo.

Cansado da atitude do jornal, que só estampava matérias desfavoráveis ao seu governo, Maluf decidiu que não falaria, não forneceria informações e sequer explicaria seus atos à FOLHA ou a jornais que não estivessem aliados com os seus interesses.

A discriminação imposta pelo prefeito Paulo Maluf à Folha de S. Paulo tornou-a um símbolo do jornalismo combativo e independente.

Passados mais de uma década do episódio envolvendo a Folha de S. Paulo parece que a prefeitura de Joinville não aprendeu a lição. Desde que esta Gazeta começou a mostrar que o prefeito Carlito tem descumprido sistematicamente seus compromissos de campanha que este jornal passou a receber o mesmo tratamento dispensado a FOLHA por Paulo Maluf.

9 comentários:

jota o disse...

o importante é que o eleitor do jornal a gazeta de joinville sempre será ciente das mazelas de certos governos mentirosos vingativos e perseguidores da democracia.
é certo que estes governos transitorios será extintos e levados aos esquecimento.porem a verdade e a liberdade da informação com este jornal será para sempre...

Anônimo disse...

Tá certo o Carlito. Uma coisa é imprensa crítica isenta, outra, bem diferente, é o que tem feito a Gazeta do Kennedy, ops, de Joinville. Uma pena para o jornal, que poderia se constituir no principal jornal da região norte. Mas pensa pequeno.

Unknown disse...

Considero uma absurdo esse jornal fazer essa comparação. Maluf, um político queimado, ladrão de carteirinha. Desviou centenas de milhões de reais do município de SP utilizando dezenas de laranjas para despistar da PF. O Carlito é um político que acabou de entrar na prefeitura, é o seu primeiro mandato numa cidade carente de recursos.
O jornal foi de uma infelicidade tamanha que salta aos olhos sua parcialidade e sua agressão sem fundamento.
Os erros do Carlito nós sabemos não cumpriu com o prometido na campanha eleitoral. Porém sua moral está bem longe das imoralidades cometidas pelo Darcy, Lorival e Tebaldi. Segundo outra reportagem desse mesmo jornal, o desvio de dinheiro da saúde era de conhecimento do Darcy e do Tebaldi, orquestrado pelo Lorival. Esses mesmos delinquentes estão querendo retornar. Seria mais coerente o Jornal Gazeta de Joinville fazer a comparação Maluf X Tebaldi, logicamente respeitando as dimensões dos desvios.

Julio Antonio Marques disse...

Tem uma regra que é a mais importante para que alguem ou uma empresa obtenha o sucesso.

Cumprir as promessas.

Não se pode minimizar esta regra, ela é fatal para quem a desrespeita.

Quando o prefeito mente para seus eleitores faz o pior dos pecados em política.

Maluf, como Carlito, mente.

Prometia muito e não conseguia cumprir.

Tá certo a GAZETA em denunciar, este é o papel da imprensa.
(JULIO)

OLHO VIVO disse...

Realmente é uma afronta comparar Maluf com Carlito.

Mafuf, apesare de tambem mentir nunca teve a vergonhosa marca de 22% de aprovação.

Não comparem. Carlito é pior.
Pelo menos na opinião dos joinvilenses.

Anônimo disse...

"A Folha tornou-se um simbolo do jornalismo combativo e independente"

Mude "Folha" por "Gazeta".

LOURIVAL T. BRITO disse...

Vamos ter que aguentar o Carlito mais 3 anos. Então é bom se acostumar com promessas e .....
mentiras.

carlos disse...

não se conhece totalmente um homem até que ele chegue ao comando.
o que sabemos agora do prefeito é que ele não é confiavel.
alem de mentir ele trouxe para sua equipe gente que não se pode confiar.

Anônimo disse...

carlito porque voçe nao faz igual o gugu se veste de pobre e vai ate os p a fazer uma consuta seu maldito mentirozo e eu votei pra voçe seu seu seu seu que eu me arependo e tenho que ouvir amigos falar que a culpa e minha edos demais que votou neste nasista ?????