EDITORIAL: Perdendo a Vergonha

O esquema de corrupção no governo de Brasília, revelado pela Polícia Federal, escandalizou o País. As imagens de pessoas públicas recebendo pacotes de dinheiro desviados de “contratos dirigidos” provocaram justificada reação de indignação da população.

Numa das gravações mais chocantes vê-se um empresário da imprensa, dono do jornal Tribuna do Brasil, guardando vários maços de dinheiro literalmente na cueca.

A imprensa que deveria ser isenta estava envolvida, pelo menos parte dela, até o pescoço. Ou, se preferirem, até a cueca, como revelam as fitas e gravações autorizadas pela Justiça.
A relação incestuosa de parte da imprensa com o poder público compromete fundamentalmente seu papel nas sociedades democráticas. A imprensa deve ser independente do Estado para poder fiscalizá-lo e denunciar eventuais irregularidades.

Por isso, causa muita estranheza que em Joinville grandes redes de comunicação tenham sido flagradas, nesta semana, fazendo pressão sobre os vereadores durante as votações do orçamento para 2010. Pelo menos dois executivos da grande imprensa catarinense teriam assediado os vereadores de Joinville durante as reuniões das comissões para pleitear aumentos das verbas publicitárias para o ano que vem.

O “bafão” dos empresários da mídia funcionou. Liderados pelo vereador petista Manoel Bento a Câmara cedeu as pressões e concedeu R$ 11 milhões para o prefeito Carlito gastar em publicidade no ano eleitoral de 2010.

Que imprensa é esta de Brasília? Que imprensa é esta de Joinville?

3 comentários:

Lauro Freitas/ América/ disse...

Aqui em Joinville já é tradição: O ex prefeito Tebaldi levou o radialista Beto Gebaili para passear nos EUA com dinheiro público.

O radialista Toninho Neves que é pago como diretor da Câmara de Vereadores de Joinville leva "amigos da cãmara" ao seu programa matinal de rádio.

O atual prefeito Carlito diz que "fez acordo com os donos das empresas de comunicação".

Nada mudou. Carlito é a gestão 3 de Tebaldi, em tudo, até na relação imoral com a imprensa.

João C. A. O. disse...

Sinto discordar do comentário de LAURO FREITAS.
As pesquisas dizem diferente. Os números não mentem. Carlito é muito mais fraco. Dizer que agora é o terceiro mandato do Marco Tebaldi é SACANEAR com o ex prefeito.

Anônimo disse...

INFELIZMENTE A GESTAO PT ESTA SENDO UM TEBALDI PIORADO