Iririú deve ganhar mão inglesa

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

A esperança para organizar o trânsito no bairro Iririú, reduzindo o número de acidentes, é depositada no Plano Viário executado no papel pelo Ippuj, mas que até o presente momento se encontra engavetado. A boa notícia é que o projeto pode finalmente começar ter as obras iniciadas em 2010, pois o dinheiro para as obras está garantindo – pelo menos teoricamente – graças a uma emenda aprovada no Orçamento para o ano que vem, de autoria do vereador suplente Adalto Moreira (PPS), que ocupa o lugar do titular Juarez Pereira (PPS).

Morador do Iririú desde o nascimento, na rua Congonhas, Adalto conseguiu remanejar R$ 350 mil da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que deverão ser gastos para as obras viárias. “Como o plano vai custar R$ 400 mil, já tive a promessa do secretário Eduardo Dalbosco (Planejamento e Gestão) de que a Prefeitura vai repassar a diferença”, afirma Adalto.

Obras prometem trazer revolução para o trânsito

Entre os destaques do Plano Viário constam obras como a construção de uma ilha no encontro das ruas Iririú com Tuiuti, que deverá deixar o tráfego livre para quem está na primeira via e quer acessar a segunda, em direção ao Aventureiro. Dessa forma, quem trafegar pela Iririú sentido centro, terá trânsito livre para acessar a mesma Tuiuti ou virar à esquerda, convertendo a rua Cerro Verde e depois à direita, na rua Papa João XXIII, em direção ao centro ou bairro.

Outra obra é transformar em mão inglesa um trecho da rua Iririú, compreendido entre a rua Guaíra e a loja Milium. A mudança poderá funcionar como um retorno de motoristas que estão na Guaíra. Uma terceira obra é criar mais um binário no Iririú, transformando a rua Toribio S. Pereira em mão única no sentido Boa Vista e reservando a rua Papa João XXIII em sentido único em direção à rua Iririú, e daí, direto ao centro. Essa mudança necessita que um pequeno trecho da Toribio ainda seja pavimentado.

“Mesmo quando não estiver mais na cadeira de vereador, vou fiscalizar se as obras vão realmente sair do papel”, promete Adalto. “Esperamos estas obras há muito tempo e não dá mais para esperar”, afirma o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Iririú, Santino Vitor Vieira.

Morador pede asfalto de presente, mas não ganha

Pedreiro aposentado, morador de quase 30 anos da rua Professor João Martins Veras, 53, José Kormann pediu como presente de Natal em 2009, do prefeito Carlito Merss, um bem que também beneficiaria seus vizinhos: “Asfalto, pois não aguentamos mais tanta poeira. O problema aumenta consideravelmente no verão. Mas não sou apenas eu quem deseja pavimentação no bairro. É só sair por aí perguntando”.

O déficit de pavimentação no bairro é semelhante a outras regiões do município, ou seja, é bastante significante. O Iririú é formado por uma avenida e 193 ruas, que somam 70.591 metros (mais de 70,5 quilômetros), dos quais 37.757 metros são providos de asfalto e 9.391 com outros tipos de pavimentação, como paralelepípedos. Já a extensão em saibro é de 23.443 metros.

“A minha rua não tem nem 500 metros e ainda não conquistamos essa melhoria, mesmo querendo pagar”, completa José. O secretário regional do Iririú, Arildo César dos Santos, confirmou que há asfalto novo programado para o próximo ano nas seguintes ruas do bairro: Salto Veloso, Manoel de Mirand Coutinho, Manaus, Joaquim F. do Nascimento, Papoulas e Carlos Stefen.

Por outro lado, o bairro é coberto com 98% de abastecimento de água encanada e 100% de eletricidade, de acordo com a Prefeitura. Sobre a coleta de esgoto, não há informações precisas, de acordo com a empresa Águas de Joinville.

Nenhum comentário: