O homem do povo

Da redação
redacao@gazetadejoinville.com.br

Um dos deputados estaduais de Santa Catarina mais bem votados, Nilson Gonçalves (PSDB), mostra a receita do sucesso no seu dia-a-dia. Além de legislador, divide durante o dia outras funções em Joinville: apresentador, radialista e pai de família. Idealizador da Casa Amarela, seu gabinete em Joinville, ele traz a imagem do político que não fica apenas no gabinete e vai à todos os bairros.

A vida de Nilson sofreu várias transformações desde a época onde conquistava um espaço de dez minutos na rádio Carijós, em São Francisco do Sul, no começo da década de 80. O tucano tem hoje o programa Tribuna do Povo na rádio Colon e na emissora de TV RIC Record, ambos com duração de uma hora.

Atualmente, o radialista entra no ar no horário do almoço. Ele conversa com os ouvintes com a mesma intimidade como se falasse com um amigo. Seu programa traz notícias de segurança e abre espaço para auxiliar pessoas necessitadas, coisa comum de acontecer tanto no rádio, na TV quanto na Casa Amarela. Também faz brincadeiras e ri com o colega de microfone Gilson Quirino. E como não poderia deixar de ser, faz algumas piadas sobre futebol. Ele é torcedor “roxo” do Coritiba.

Não dá tempo para almoço e Nilson sai às pressas da rádio Colon e corre para os estúdios da RIC Record. Lá começa o programa com o apoio de Ilze Moreira, uma de suas assessoras. Para minimizar o impacto do conteúdo das matérias– muitas vezes tristes e chocantes –, Nilson é irreverente e tenta mostrar uma realidade que pode ser mudada. Não é difícil vê-lo comovido ou bravo no programa.

Pequenos gestos, como anunciar pedido de emprego ou doações, fazem com que cada vez mais pessoas procurem seu programa. Só em falar com o deputado, ouvintes e telespectadores se emocionam com a voz dele. Inúmeras são também as correspondências recebidas por Nilson de pessoas que estão doentes e querem conhecê-lo antes de morrer. Para atender ao apelo de tanta gente, ele criou o quadro “Café com Nilson”, onde vai tomar café com uma família a cada semana.

Seus companheiros de trabalho chegam a dizer que ele é muito emotivo. Por expressar esses sentimentos (de raiva, angustia, aflição, alegria e felicidade), Nilson fica mais perto da comunidade que o assiste, ouve e vai até seu gabinete, conhecido por muitos como um local que sempre oferece ajuda.

De morador de rua a político consagrado

Na primeira vez em que concorreu a vereador (1992), foi o terceiro mais votado na Câmara de Joinville. Logo depois, no segundo mandato (1996), se tornou o vereador mais votado de Santa Catarina, com mais de sete mil votos. O que parecia sucesso se tornou maior depois de três vezes deputado estadual. E a simpatia dos joinvilenses por Nilson se espalhou por todo estado, fazendo com que ele recebesse na última eleição para deputado estadual quase 55 mil votos.

Em 2010, vai concorrer pela quarta vez a uma cadeira na Assembleia Legislativa. A pesquisa divulgada pela Gazeta de Joinville mostrou na edição, de 26 de novembro a 1 de dezembro, o favoritismo do apresentador e radialista. No levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisa Univali ele aparece como o político mais confiável, chegando a ter 25% de intenção de votos.

Quando Nilson não está na rádio, na TV ou na Assembléia Legislativa, as pessoas o encontram na Casa Amarela, que é administrada por sua esposa Isabel. No local, o deputado faz seu trabalho de assistência às pessoas em vulnerabilidade social.

Sua história de pobreza o aproxima da população, já que ele diz entender o sofrimento destas pessoas. Antes de São Francisco, Nilson ficou em Curitiba, cidade em que nasceu, e chegou a morar na rua. Como deixa claro em todos os lugares, teve uma infância pobre e sempre almejou ser alguém e lutar pelos que precisavam.

ENTREVISTA

Por toda a história e pelo trabalho que faz aqui em Joinville, Nilson aparece liderando as pesquisas e é uma das pessoas mais queridas pelo povo. Em entrevista exclusiva à Gazeta de Joinville, ele conta um pouco sobre a vida política e a credibilidade junto à população.

Aceitação popular
Eu acho que se tenho todo esse crédito com a população é porque estou fazendo o dever de casa direitinho. Estou trabalhando. É uma coisa deliciosa entrar no supermercado e ser abraçado pelas pessoas. É para mim motivo de alegria. Aonde eu vou sou muito bem tratado. As pessoas tiram fotografia e pedem autógrafo. É muito bacana. Tenho um sentimento de gratidão por Joinville muito grande. Joinville mudou a minha vida. Cheguei aqui com uma mão atrás e outra na frente. Se sou alguém hoje, devo isso a Joinville. O que eu puder fazer por Joinville e pela região eu vou fazer. Eu só tenho a agradecer pelo que Deus tem me proporcionado na vida pública.

História na política
Na política eu entrei por acaso na época em que trabalhava no rádio. Eu me envolvia no social, desde criança. Quem conhece a minha história sabe que isto não é para ganhar voto. O portão da minha casa era sempre aberto. Se a minha mãe tinha um pão, ela dividia. Era difícil o dia em que não tinha ninguém almoçando em casa. Aprendi com ela essa questão do social. Eu acompanhei muito ela nisto. Com o rádio, eu abri o leque de ajuda. Sempre as pessoas vinham me procurando, pedindo apoio. Quando eu vim para Joinville pensei que poderia aumentar o meu trabalho com um cargo público.

Problemas em 2009
Tive um ano muito difícil, bem atípico. Desde que estou na política, nunca tive um ano como este. Ser criticado o tempo inteiro. Nunca tive inimigos. Este ano, gratuitamente, diversas pessoas que estão no meio político resolveram me pegar para Cristo. Fui criticado direto, através de órgãos de comunicação. Isso me abalou bastante. Mas não abalou minha vontade de trabalhar e a credibilidade das pessoas.

Preocupação com registro de filiação
Eu estava preocupado com o meu registro de filiado ao PSDB. Houve um comentário de que eu fui alijado aqui da relação que foi enviada ao TRE. Tirei uma certidão em Florianópolis e meu nome consta certinho.

Relação com PSDB
Aqui em Joinville não tem relação. Nesse meio político, evitando encrencas você só ganha com isso. É o que tenho evitado. Por isso tenho sido atacado o ano inteiro, mas não tenho revidado. Meu propósito é só um: trabalhar para o povo e me reeleger.

Mudança de partido
Recebi ofertas de quase todos os partidos para mudar de sigla. Eu entrei em 2001 no PSDB e não tenho intenção de mudar de partido. Porque não altera nada. Você vai encontrar problemas em todos os partidos. Eu não tenho ilusão de que mudar de partido vai melhorar a relação. Todos os partidos têm pessoas boas e pessoas más. Prefiro ficar neste porque a ideologia dele bate comigo, com a social democracia do PSDB. Ideologicamente é o partido que fecha comigo. Não tenho por que mudar.

Futuro na política
Essa é minha última eleição como deputado estadual. Eu quero me eleger. Aí depois posso sair para deputado federal ou a prefeito. Tenho cinco mandatos consecutivos e sempre fazendo mais votos do que o mandato anterior. Se eu fizer mais votos na próxima eleição, eu vou tentar uma vaga para deputado federal. Mas se eu tiver menos é porque a urna está dizendo que está bom. Paro por aí. A gente também tem que saber sair. Não dá para levar isto para o resto da vida. Vou para o sexto mandato e depois vou dar uma repensada.

Candidato a prefeito
Eu me sentiria realizado se fosse prefeito de Joinville. Pior é que na rua todo mundo me cobra isto. Em Barra do Sul, teve um senhor que disse para mim que ainda não transferiu o título esperando que eu seja candidato a prefeito. A voz da rua era forte para que eu fosse candidato a prefeito na última eleição. Se eu sair algum dia candidato, tomarei essa decisão com antecedência. Até para encontrar pessoas que estão afinadas com a minha ideia, com bom caráter, sérias, qualificadas. Para achar neste meio não é fácil. Por isso eu não tenho muitas ilusões. Mas se resolver, quero fazer isto com muita antecedência para conhecer a máquina e achar pessoas que façam um bom trabalho.

23 comentários:

Anônimo disse...

Voces da Gazeta devem estar brincando com a inteligência do povo. Esse demagogo durante todo o tempo que esteve na vida vida pública jamais fez algo. Apenas aquela encenação ridicula e de gosto duvidoso naquela emissora de pessimo conceito. Isso sem falar nas maracutaias em que andou envolvido junto com o Norival Silva e Darci de Matos. Ou esqueceram que tem uma dividazinha de mais de R$ 100,000,00 dele que sumiu dos arquivos da prefeitura?

Anônimo disse...

Paulo Bauer, Dalonso, Darci, Nilson gonçalves, Tebaldi, Luiz Henrique.
Políticos de carreira.
Tudo amigo, né?

Anônimo disse...

Realmente parece piada!!!
Tá certo que a grande maioria do povo é burra e influenciável, mas tenha santa paciência...ai já é demais...
Nos poupem de ver esse cara como prefeito...já não basta o Carlito????

Anônimo disse...

Depois do Carlito, todo mundo é suspeito... E quem conhece o Nilson Gonçalves realmente sabe que ele não é santo, os vizinhos dele do "ilha da Madeira" acho que é esse o prédio que ele morava, que o digam...

Anônimo disse...

Se o Lulla, analfabeto que no discurso usa a palavra MERDA,NO nORDESTE, E ACHA LINDO...podem ter certeza que o Nirso 'e bem "miozinho" que o Lulla la...

Nelson Jvlle disse...

Quando vejo uma reportagem dessas, sempre me vem à mente, com indignação, a pergunta: Quando afinal neste País, a lei eleitoral vai proibir a candidatura de apresentadores de TV, locutores de radio e agitadores da mídia??
Basta montar um pequeno palco, distribuir algums litros de leite e meia duzia de cobertores em frente às cameras e logo o cara vira candidato.
Na região de Florianópolis houve um tal de César Souza, que ainda continua na TV apresentando demagogias que se elegeu por vários mandatos. Nunca fez porra nenhuma. Agora já conseguiu passar o bastão para o filho, que tambem continua a serviço do governador, seja qual for.
Esses caras tem propaganda eleitoral gratuita o ano todo, se apresentam como "defensores do povo" e se elegem fácilmente em detrimento de candidatos as vezes sérios que tem que penar muito para obter cinco segundos de TV para expor suas idéias.
Não há justiça nisso.

Na minha opinião, o pessoal da mídia, se quiser se candidatar deve primeiro cumprir quarentena de no mínimo quatro anos antes da campanha. Sem apresentar nenhum programa de TV, rádio ou jornal.

Aqui mesmo em Joinville, na ultima eleição para vereador, o Sr. Patrício Destro foi o mais votado do estado. Era apresentador do jornal do meio dia em uma rede de TV. Nada contra o Sr. Destro, que até hoje demonstrou ser uma pessoa de bem. Mas, não fosse sua profissão, e suas reportagens cobrando providencias da prefeitura em defesa do povo, será que ele se elegeria? E com tantos votos?

Antonio Silveira disse...

Não é pegar no pé, mas já que voces da gazeta agora deram pra puxar o saco desse ai, mostrem pra mim e para todo o público, que grande projeto Nilson Gonçalves fez para joinville durante todo esse tempo como deputado?
Ele é sim um grande demagogo e hipocrita,sabe muito é chorar diante das cameras para comover o povo humilde de Joinville,principalmente as mulheres. Esse cara longe das cameras e microfones é um tremendo de um bundão, a busca por votos,poder e vida boa faz de certas pessoas um santo em certos momentos.

Fernando disse...

Concordo com voce amigo.... que os vizinhos da Ilha da Madeira, sabem quem é esse demagogo, hoje tem as contas pagas do imposto atrazado e ajuizado no Forum, porque o Darci e Norival deram o dinheiro para pagar e para não saír como canditado a Prefeito, agora ele mora na frente do Shopping Muller, toma seu cafezinho ali no barzinho da minha amiga Otuki,recebendo bem através dos votos daquele programinha onde se aproveita no Neguinho que é gente fina e tira sarro etc... e tudo bem o povo ainda vota nele hummmm

Anônimo disse...

Inveja é complicado.... se não conhecem o trabalho dele e de outros políticos, não opinem. Veja quantas entidades foram ajudadas por ele.... se tiverem alguma dúvida de seu trabalho como político, vejam os projetos na Assembléia.... a diferença dele é que não precisa ficar se promovendo com isso, pois tem popularidade por conta dos programas.... mérito dele estar onde muita gente gostaria e não consegue....mordam-se hipócritas!

Anônimo disse...

MAIS EU CONHEÇO BEM ESSE PILANTRA. ESSES ANOS TODOS MAMANDO NA TETA E NÃO APRESENTOU BOSTA NENHUMA DE PROJETO. O NEGOCIO DELE É FICAR PASSEANDO DE MOTO POR AI COM O DINHEIRO DO POVO. AINDA QUER PARECER UM BAD BOY ANCIÃO NAQUELE PROGRAMA. CABELINHO RALOS AMARRADOS. VÁ CRIAR VERGONHA EM SUA CARA

Anônimo disse...

Politica e foda ! Sempre tem os cupinchas dos concorrentes que nunca vão ver uma materia dessas com os seus ucandidato dai ficam malhando o pau no Homem honesto, e que realmente tem servisos prestados ao povo ! Mais para os concientes ainda restão opiçôes descentes como ! Exitem pessoas que contruiram sua Historia em Joinville eles prezam por isso ! Ainda temos opção descente como Nilson, Kennedy, Vieira, Adilson Mariano !

Osmar disse...

Vcs da Gazeta devem, estar brincando conosco , ou nos achando BURROS !!!!

Anônimo disse...

Infelizmente, por falta de esclarecimento e por memória curta, continuamos a eleger pessoas assim. Vejam o exemplo do Bauer, que há apenas dois anos foi flagrado no trem da alegria das passagens aéreas e agora com o escândalo do desvio de dinheiro foi condecorado como cidadão honorário de Joinville...

Anônimo disse...

FOI ELEITO PARA TRABALHAR NO LEGISLATIVO CERTO.
SERA QUE TRABALHA??
QUANTOS PROJETOS DELE TEM???
O C ARA É UM ESPERTALHAO CO AQUELE PROGRAMA DE RADIO DELE
ARECADA COM AS PESSOAS E FAZ A MEDIA EM CIMA DISSO COM OS NECESSITADOS
PQ COMO POLITICO NAO VI NADA FEITO POR ELE ATÉ AGORA
ALIAS

VOLTO A PEDIR A GAZETA PARA FAZER UM LEVANTAMENTO DOS PROJETOS DE NOSSOS DEPUTADOS ESTADUAIS??????

Antonio Silveira disse...

Aparecem uns defendendo esses mama teta, mas não tem coragem de se identificar ficam no anônimato, no minimo são os puxa saco dos acessores. É realmente ele benefecia muitas entidades, entre elas o sindicato dos radialistas!Eu quero saber é de projetos que melhorem o dia a dia da população, o puxa saco!

Maria José C Francisco disse...

Meu Deus é o fim! Como esse cara consegue fazer tenta coisa ao mesmo tempo. Ele deveria ficar na Cãmara defendendo nossos interesses e não na TV se auto-promovendo, com matérias burras e violentas. Esse é o meu País? Não isso um dia tem que acabar. E uma boa saída é que política deveria ser um cargo para voluntários...Hehehe. Gazeta me poupe!

Léla disse...

Esqueceram de informar, no final da matéria se é para o leitor rir ou chorar.
Francamente? Ninguém merece!!!

Nikola Tesla disse...

Nilson Gonçalves é demagogo.
Mas demagogia agora é sinônimo de política.
FORA DEMAGOGOS!

Anônimo disse...

TEBALDI: '' ACABOU A FARSA DO PT''

TCE APROVA POR UNANIMIDADE AS CONTAS DE TEBALDI

A sessão ordinária do TCE - Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, realizada na tarde desta quarta-feira (16) aprovou POR UNANIMIDADE as contas da gestão Marco Tebaldi (2008), sepultando qualquer dúvida sobre a herança contábil do ex-prefeito tucano. “Esta é prova definitiva de que agimos com honestidade, com seriedade e zelo ao bem público. Enfrentei acusações, CPI e auditorias. Graças a Deus a verdade sobressaiu. Acredito que agora acabou a farsa do PT. Espero que comecem a trabalhar por Joinville ao invés de continuar arrumando desculpas e bodes expiatórios”, desabafou o ex-prefeito de Joinville.

O processo 09/00195550, estava na pauta de segunda-feira (14), mas ficou para esta quarta quando foi a votação em plenário. Os conselheiros acompanharam o relator Wilson Rogério Wan-Dall que recomendou a aprovação das contas.

Com isto, não restam mais dúvidas sobre a seriedade da administração de Marco Tebaldi, que sofreu inúmeras acusações de que teria deixado dívidas milionárias na Prefeitura e que por isso a atual gestão não paga os fornecedores e prestadores de servicos. Tebaldi enfrentou ainda uma Comissão de Inquérito na Câmara Municipal que apurou sua total inocência nas acusações feitas pela gestão do PT.

No início do ano a gestão do PT mentiu ao povo afirmando que Tebaldi teria deixado dívidas de R$ 100 milhões, o que era mentira. Auditoria do TCE apontou um déficit de R$ 13,125 milhões, o que é plenamente aceitável e por isso recomendou a aprovação. Agora o parecer do TCE deve ser referendado na Câmara Municipal.

Esta aprovação das contas também, endossa a correção do governo Tebaldi no caso da prestação de contas dos recursos do convênio com a Casan, contrariando a denúncia do MP e condenação feita por um juiz local, alegando que o objeto do convênio teria sido mal empregado. Todos os anos em que Tebaldi foi prefeito de 2002 a 2008, suas contas foram auditadas e aprovadas pelo TCE e pela Câmara Municipal.

Anônimo disse...

anônimo das 14:43,que projetos? cite um apenas já fico feliz,quando vereador pela primeira ficou em cima do muro na hora de votar o aumento do iptu na época,esbravejou e saiu da sala na sua vez de votar, ridículo e covarde, nem pro povo nem pro luiz henrique.Se nossos políticos fossem honestos e trabalhadores e a favor do povo, me refiro a todas as classes, os menos favorecidos não precisariam de ¨casa amarela¨ pra mendigar um colchão velho,fogão e outras porcarias mais que o seu nilson da em troca de votos,teriam um trabalho e remunaração justa,pra poder comprar o que quiser, sem precisar de esmola de um safado.gazeta me poupe, se não vou começar a pensar que vocês estão ganhando um por fora, por enquanto só pensando

Anônimo disse...

Atentemos para o final do artigo "O homem do povo". Até para encontrar pessoas... ...com bom caráter, sérias, qualificadas. Para achar neste meio não é fácil.
Pergunto: Que meio? Quero crer que o político, é, como nenhum politico se pronunciou, parece que está dificil mesmo. Com relação ao dito deputado, por onde ele passa é useiro e vezeiro em dar o carteiraço, em Floripa foi pego com os documentos do carro em atrazo, forçou o policial em serviço, a liberá-lo da infração. Em Joinville, quando já tinha sido beneficiado por uma lei do prefeito Luiz Henrique, tentou quitar a dívida de sua empresa de comunicação com dinheiro da saúde (público), pode. Mas recentemente em viagem com o governador pela Ásia tentou dar mais um carteiraço, foi em uma boate e não quiz pagar a conta, por sorte seus amiguinhos de viagem pagaram a conta, por que se não teria sido preso. Por favor não me perguntem se o dinheiro era deles ou do governo, pois não estava lá, nem perguntei ao informante.

Anônimo disse...

Ao defensor do Tebaldi, uma pergunta: Os conselheiros do TCE em sua grande maioria são políticos, políticos julgando politicos vai dar o quê? É preciso que a falcatrua seja muito grande para que as contas sejam reprovadas, quanto não proteladas, como é o caso da prestação de contas do centro de eventos em l.978, naquela época o prefeito já era pra ter sido caçado, e suspenso os seus direitos politicos po 8 anos, no entanto o que se viu? Foi reeleito prefeito, reeleito governador e agora quer ser senador, pode? Caso Tebaldi, se fosse feita uma auditoria na Secretaria da Saúde por uma empresa especializada de fora do município, este dois anos e pouco de prisão que o juíz está decretando, com relação ao caso Casan, seria com certeza multiplicado por dez, Ex. Em uma construção na área da saúde foram contemplados 3 fornecedores de materiais de construção, uma entregou o material devido, mas todas a três receberam os pagamentos. Medicamentos eram entregues aproximadamente a metade do que constava na nota, e assim por diante, mais uma coisinha é voz corrente na cidade que este santo que você apregoa é dono de cinco óticas na cidade, logicamente que está em nome do seu sobrinho, mas um testa de ferro, só mais uma pergunta: Aonde está a Receita Federal que não verifica de onde este sobrinho abençoado conseguiu o tutu para comprar as cinco óticas?

Anônimo disse...

Este mesmo abençoado sobrinho, quando tebalde era secretário da habitação por coincidência, pura coincidência entrou para ramo da construção civil abrindo a gabarito contrutora que por sua vez venceu uma licitação na construção do conjunto Dom Gregório no Jardim Iririu,por pura coinciência novamente após o término das citadas a Gabarito fechou.....??????? Duvidas sobre essa empresa, pergunte ao tebalde ou ao seu sobrinho com faro para bons negócios.Cadê a receita federal,ministério publico, e a gazeta? Vamo investigar po.........