EDITORIAL: Uma nova chance

Na retrospectiva que mostramos nesta edição, duas situações bem distintas. A primeira retrata o sucesso das ações do governo federal no combate aos efeitos da crise internacional e do reconhecimento do presidente Lula como uma das maiores lideranças do mundo atual. Para Obama “ele é o cara” e, para o jornal francês Le Monde, “Lula é o homem do ano”.
Mas se no plano nacional temos grandes avanços para mostrar, o mesmo não se pode dizer no cenário local. Aqui, os números dão bem uma mostra do que está acontecendo. Pela ultima pesquisa da Univali, realizada em dezembro, o atual prefeito Carlito Merss conta com apenas 26% de aprovação popular, a pior avaliação da história da cidade.

Desde que assumiu a prefeitura, há um ano, o atual prefeito praticamente paralisou a cidade com a justificativa de que havia um rombo de R$ 100 milhões deixado pelo governo anterior. Não era verdade. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) analisou os números e afirmou que tal rombo simplesmente não existiu.

Se a retrospectiva deste ano é tão desfavorável para Joinville o que esperar para 2010?

No plano nacional que venha um “repeteco” do sucesso que foi 2009. Já, para nossa cidade, o que se espera é que tenham aprendido com os erros e que não se tenha novamente um ano perdido. Joinville não pode continuar com o modelo de gestão de desculpas para tudo que não é cumprido.

Joinville quer acreditar que 2010 será melhor. A esperança agora é menor. Mas continua sendo esperança.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se o prefeito e seus seguidores ou melhor se a mulher do prefeito e seus seguidores resolverem fazer alguma coisa, talvez de uma melhorada, mas nao se iludam pois e ano de eleicao, ai ja viu ne.. do jeito que ta feio pro carlito acho que ate o Lula baixa por aqui em 2010. Sabe que se a mulher do prefeito ganhase pra deputada e sumisse da cidade quem sabe as coisa melhorassem por aqui..Vai mulher some....

Antonio Dias/aposentado disse...

Esperança é a última que morre.
O que passou...passou.

Vamos olhar para frente e torcer para que os empresários, trabalhadores e movimentos sociais supram a ausência de governo municipal.

Não adianta chorar leite derramado, um ano já foi, faltam tres.

JULIO CARDOSO disse...

Hoje se encerra 2009.
Nunca antes esta cidade foi administrada pelo PT.
Nunca antes um prefeito paralisou por tanto tempo obras e serviços municipais.
Mas, se é para dar uma nova chance, eu topo.
Agora que vai virar o ano, vou ficar zen, vou esperar mudanças nas secretarias, nas chefias e principalmente nas ações do governo.
Ficar zen, não é ficar bobo.
Dar uma nova chance não é mais um cheque em branco.
É uma nova chance para MUDAR o que fizeram(ou não fizeram) este ano .