Subseção da OAB Joinville vai ganhar mais sete comissões

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br

Eleito com 485 votos – 129 a mais que o segundo colocado e 235 em vantagem sobre o terceiro –, o novo presidente da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) em Joinville, Miguel Teixeira Filho, 47 anos, vai criar mais sete comissões na entidade, além de manter as 19 já existentes na atual gestão, que entregará o cargo em 1º de janeiro de 2010. Miguel, que não é joivinlense da gema, mas advoga na cidade desde 1989, afirma não considerar que sua vitória tenha sido uma surpresa.

“Antes da campanha se iniciar, eu e minha equipe fizemos mais de 700 abordagens diretas a advogados em escritórios, para discutir e colher propostas. Não apresentamos uma fórmula pronta, mas procurávamos ouvir bastante. Em seguida, compilamos as sugestões e a proposta saiu. Todos se sentiram participantes e esse foi o grande diferencial da nossa chapa”, diz Miguel, cuja gestão vai até 31 de dezembro de 2012.

Força da vice
Segundo Miguel, a vitória também teve como peso o fato de ter composto a Chapa 2 com Maria de Lourdes Bello Zimath no papel de vice-presidente. Advogada com 19 anos de experiência, formada pela Faculdade Direito da Associação Catarinense de Ensino, ela já atuou como conselheira da Subseção de Joinville e ainda como conselheira do 3º Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/Santa Catarina. “Seu nome foi fundamental para nossa vitória, pois é uma pessoa respeitada no meio jurídico”, destaca Miguel.

Prioridades antes da posse

Até o dia da posse, Miguel pretende já ter formado o quadro de todas as 26 comissões, que vão desde Defesa e Assistência ao Advogado, passam pela de Bioética (que pretende discutir assuntos na área de medicina) e aportam na de Direito Bancário. “Já temos mais de 100 advogados inscritos para formar as comissões”, revela o novo presidente. Ainda até a posse, a nova presidência pretende iniciar um processo de aproximação com a Seccional do órgão em Florianópolis e organizar audiências com autoridades locais de diversas esferas.

Investir em comunicação

Quando estiver no cargo propriamente dito, Miguel promete cumprir o que considera duas prioridades: reformular o site e a revista da OAB/Joinville, “para melhorar a comunicação com os advogados e a população”, e planejar palestras para dar base aos novos conselheiros de cumprir suas funções com habilidade. “É claro que nosso objetivo será cumprir todas as propostas apresentadas na campanha, mas para algumas, vamos depender de recursos da Seccional”.

Entre as propostas apresentadas pela Chapa 2 está a de agregar os advogados em torno da OAB, tratando a todos de forma igualitária e isenta, inclusive ao profissional iniciante. Aproveitando a deixa, Miguel teceu comentário sobre o recente rigor adotado nos exames da OAB para os advogados que acabam de se formar: “Concordo com a prova, porque afere a capacidade de se advogar. Não se trata de uma reserva de mercado. E o fato de haver tanta reprovação se deve à preparação e à estrutura do ensino”.

Novas comissões da OAB/Joinville previstas para 2010:

Comissão do Advogado Público; do Advogado Trabalhista; da Revista da OAB/Joinville; de Bioética; Direito Bancário; Direito Previdenciário; e de Representação das Comarcas de Garuva e Itapoá.

Nenhum comentário: