Pesquisador joinvilense lança livro sobre tributos no Brasil colônia

Atualizada em 27.11.2009 às 13H13

“O horror tributário de ontem não é muito diferente do de hoje”. Foi por isso que o ex-auditor da Receita Federal Luciano Moraes Coelho passou três anos pesquisando sobre a tributação na época em que o Brasil pertencia a Portugal. O resultado deste trabalho é o livro “Economia e tributos em tempos coloniais”.

Luciano Moraes é economista formado pela Universidade Federal do Pará e com mestrado na área de Relações Econômicas, Sociais e Internacional pela Universidade de Minho (Uminho – Braga, Portugal). Além disto, é professor do curso de economia da Universidade da Região de Joinville (Univille) há 26 anos.

Conforme ele, o Brasil se tornou uma coisa só, mesmo com toda a extensão territorial, por causa de Portugal. Um dos resquícios da colonização, conforme o pesquisador, é a educação e a industrialização tardia.

A conclusão de Luciano é de que o sistema tributário brasileiro no período colonial não era diferente de hoje. Para ele, só houve avanço no sentido do sistema de cobrança, onde atualmente é mais difícil de escapar da tributação. “Só melhoraram os mecanismos de fiscalização”, afirma.

Foram três anos de pesquisa e diversas viagens para recolher documentos. Luciano teve que ir a Ouro Preto e visitar a Biblioteca Nacional e Arquivo Histórico, ambos no Rio de Janeiro. Também foi até a cidade de Coimbra, em Portugal.
O livro foi publicado pela editora Univille e será lançado no dia 1º de dezembro, às 19h30, na livraria Midas.

Nenhum comentário: