Eleições na OAB de Santa Catarina: Depois de 20 anos, presidência pode ficar com a oposição

Da redação
redacao@gazetadejoinville.com.br

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Catarina pode ter um presidente de oposição. Será a primeira vez em 20 anos. A chapa chamada de Nova Ordem, criada há 15 anos, vem se fortalecendo a cada eleição e agora espera a vitória nas urnas. As eleições para a OAB-SC acontecem no dia 16 de novembro, das 9h às 17h, onde concorrem três chapas.

O advogado Tullo Cavallazzi Filho, candidato a presidente pela Nova Ordem, é o mais jovem dos três concorrentes, mas com uma carreira solidificada e com atuação reconhecida em casos importantes. Seu candidato a vice-presidência é Sandra Krieger Gonçalves, atual procuradora-geral da Furb, e Celso Garcia, candidato a presidente da CAASC.

No pleito anterior, em 2006, a chapa perdeu por apenas 370 votos. Um dos pontos principais que o advogado Tullo aponta é a não inserção de um partido político dentro da chapa. “Eu não tenho vinculação política partidária alguma”, enfatiza.
“Nossa briga é por uma OAB apartidária e transparente”, acrescenta Tullo.
A chapa 1, com nome de Cidadania, tem como candidato Paulo Borba, que tenta a reeleição. A chapa 3 tem como presidente Marcus Silva, que tem filiação política com o PMDB.

Com um discurso coeso, seguro e maduro, o advogado e o movimento da Nova Ordem, entre tantos projetos, defendem um olhar mais atento às prerrogativas dos advogados, o cumprimento efetivo do pagamento da Defensoria Dativa e a inserção do jovem advogado no mercado de trabalho de uma forma mais digna. Ele conta que não teve um pai advogado e quando saiu da acadêmica passou por vários obstáculos e dificuldades no começo de sua carreira. “Não fossem os seis meses de carência no pagamento do aluguel, concedidos por um senhorio de boa vontade, abrir escritório teria sido ainda mais difícil”, lembra.

“Queremos conquistar uma OAB transparente, apartidária, democrática e comprometida com os grandes valores éticos da advocacia, ou seja, uma OAB em que o Advogado esteja realmente em primeiro lugar”, enfatiza.

Nenhum comentário: