TSE retoma julgamento de cassação de Luiz Henrique

Sem poder mais protelar julgamento, governador se vê na iminência de ter seu mandato cassado

SERGIO SESTREM
reportagemjoinville@gmail.com

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) voltou à carga esta semana e, se depender dos resultados das votações da última terça-feira, o governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) e seu vice Leonel Pavan (PSDB) têm motivos de sobra para começar a se preocupar com suas iminentes degolas, depois da votação contundente que cassou o mandato do governador da Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB) e seu vice José Lacerda Neto (DEM).

Cássio é acusado de compra de votos e abuso de poder econômico. Ele já havia sido cassado pelo tribunal em 2008, mas entrou com embargos à decisão da corte. Esta semana, por unanimidade, o pedido foi indeferido e ele e seu vice foram afastados do cargo. Resta agora ao governador cassado apelar ao Supremo Tribunal Federal.

Na lista de julgamento da mais alta corte eleitoral do país, figuram ainda mais sete governadores acusados dos mais diversos crimes entre abuso de poder econômico, abuso de poder político, abuso de autoridade, corrupção, fraude entre outros.

Há exatamente um ano, o Recurso Contra Expedição de Diploma nº 703 em desfavor do governador Luiz Henrique da Silveira entrou na pauta do TSE. Quando faltava apenas um voto para cassação (o placar já estava em 3 X 0), uma manobra do ex-presidente Marco Aurélio Mello quebrou jurisprudência antiga e incluiu o vice Leonel Pavan no processo para que ele pudesse se defender.

O processo deveria ser retomado em setembro do ano passado, chegou a ser enviado para a preparação de sessões pelo relator Felix Fisher, porém, a poucos minutos de entrar em votação, processo foi retirado da pauta de votação.

Na ação, o peemedebista Luiz Henrique é acusado de crime eleitoral no pleito de 2006. O TSE vai julgar o governador catarinense dentro de poucos dias. Ele responde o processo em três acusações: abuso de poder político, abuso de poder econômico e uso indevido de meio de comunicação.

26 comentários:

Luiz Fernando Biasi disse...

É repugnante saber que outros meios de comunicação do estado não citam a cassação de LHS como possível´, parecendo estar cooptados pelo atual governo.
Quem sabe, se ele for cassado, aí esses meios lembrem que o papel deles é de informar o povo com a verdade, como faz a Gazeta.

Anônimo disse...

o TSE foi rigoroso e fiel as leis lá ,mas e aqui?aqui o TRE pareceu descontente no ano passado ,pavan conseguiu atrapalhar um pouco o processo e o TSE pareceu bem amigavel ao pavan,sera q aqui em santa catarina se fará justiça,porque se falhar aqui,o TSE sera diminuido publicamente como um reles bebado dando ordem de prisão e nao vai adiantar fazer a poeira abaixar pois agora é tarde,tem q valer a lei.

faça a diferença disse...

Duvido muito que o TSE vá punir uma raposa da politica velha e arcaica. Só vendo e ouvindo para crer. Pois quem tem amississimos no poder judiciário jamais vai se ver numa saia justa.... Não com esses juízus que temos, a qual muitos são viciosos por uma conduta demagogica, anti-etica e corrupta, basta lembrar do nicolau, mas não podemos dizer que todos os juízes são safados, pois a muitos juízes de sangue bom

Anônimo disse...

voces nem queiram saber como essa gente do PMDB e DEM corrompeu o estado de SC....Quanto já foi escrito das barbaridades deste governo mas a RBS nada escreve..será porque???$$$$$$ GLS

Anônimo disse...

E repugnante, joinville nao cresce nunca parece uma cidade fantasma santa catarina continua um ku, porque esse maldito hipocrita suga nossas veias tantos anos

Anônimo disse...

Descentralizado so o cerebro dele...

Anônimo disse...

nos da regiao sul do estado nunca tivemos um governador tao atuante em obras milton alves

Anônimo disse...

Ele pode ser atuante em obras que dão o porcentual de 20% para ele...Vê se fica esperto cidadão!!!

Anônimo disse...

Alessandro A

Sou de Xanxerê e o governo fez muitas obras por aqui... é claro que vai fazer mais por que ele desvia muito, mas muito, dinheiro do Estado esse cara tá bilionário nas nossas costas... se quem entrar no governo fizer uma auditoria esse cara se quebra até não poder mais...

abraço a todos e abaixo LHS

Anônimo disse...

Se voces soubessem o que certas pessoas que formam a equipe dele fazem com certos funcionarios,processos administrativos em funcionarios efetivos por questoes puramente partidarias,suspensoes,remanejamentos de funcionarios efetivos para cidades distantes da cidade onde residem.Quem sabe estes funcionarios poderiam contribuir para o TSE conhecer melhor este governo, enviando tais processos administrativos para o TSE ler antes do julgamento do governador LHS.

Anônimo disse...

A cassassão do Gov. Luiz Henrique será em Junho de 2009...mês de festas onde tem quadrilha...pinhão e quentão...(rs)

Anônimo disse...

Vocês não sabem oque falam,
enquanto o Amin somente beneficiava o litoral, o LHS investiu no Estado inteiro. Ele promete e faz, vai terminar seu governo com todos acessos aos municípios asfaltados, façam uma consulta na declaração de bens do LHS e comparem com a do AMIN, aí sim vcs verão quem é ladrão. O amin não fazia nada somente roubava, legitimo ladrão, e não estou falando porque sou do PMDB, sou filiado ao PP.

Anônimo disse...

LHS investiu no estado inteiro? Não sei qual estado vc mora...Enquanto o Amim administra pro estado não quebrar, o LHS só faz política. O estado está quebrado. Professores não tem plano de carreira, somente premiação, quando se aposenta o salário cai pela metade. E oque dizer da segurança pública.Fala sério meu amigo, eu sim sou do PP, vc deve ser da mesma corja deles. O PMDB está sujo no país inteiro! Vc não acompanha a política nacional? È o jeito deles governarem, ou melhor, de vcs governarem...

Anônimo disse...

Parabens Robson.

Anônimo disse...

PMDB = Partido com Maior Densidade de Bêbados... e o bebum chefe quem é?...O Luizinho!!!

Anônimo disse...

Concordo plenamente, o PMDB é CORRUPTO no pais inteiro é uma denúncia de gente que já fez parte do mesmo . Partido de pessoas rancorosas principalmente com os efetivos,nos perseguem, nos odeiam já que nada podem fazem para tirar-nos do governo. Luiz Henrique...........seja cassado looooooooogo!!!!!!

Anônimo disse...

O PMDB, juntamente com LHS (bêbado) estão quebrando nosso outrora tão maravilhoso estado de SC. É muita roubalheira.......acordem Povo Catarinense!

Anônimo disse...

Rancorosos ,vingativos, provo o quanto com documentos.Sou efetivo e senti na pele.
Vai para julgamento sim... E vai sentir na pele o mesmo que eu senti.
Espero justica.

Anônimo disse...

e so da uma olha la em Brasilua na quadra 07 conj 03 casa 04 lago sul Df,para ver o luxo o gasto com uma secreteria a:a secretari de articulação nacional com varios carros de luxo como honda civic lxs e fusion sel,e um grande cabide de emprego com varios a filhados com filha de deputado federal do PMDB VALDIR COLATTO,Andresa Winkler Colatto que trabalha na PGE do estado la em Brasilia.

Anônimo disse...

Senhores,

acho que vcs são todos professores, aqueles que possuem altas gratificações incorporadas no mandato de AMIN, isso sim é uma robalheira.
Amin ele não engana mais.
Além disso os professores só sabem dos seus direitos e dr aula que é bom HUMMMM tá difícil.
Aqui no oeste de SC estão concluindo o último acesso ao município de barra bonita(inclusão social). O amim roubava todo o dinheiro do estado, não é possível pois antes não viamos se quer uma obra do governo e agora com ó melhor governador que SC já teve, olhamos obras em todos os lados, será que o estado come~'cou arrecadar dinheiro assim ou deixou de robar como o amim fazia

AMIN ELE NÃO ENGANA MAISSSSSSSSS

Anônimo disse...

o amim nao engana mais porque o luiz henrique ta enganando por ele, seus babacas do pmdb

Anônimo disse...

Véio... tu só pode morar em outro lugar...
Acesso à Barra Bonita? Aonde...
Sou de São Miguel do Oeste, cidade vizinha à Barra Bonita, inclusive esta pertence à comarca daquela...
Só lhe digo uma coisa, se estrada de chão é acesso à algum lugar então eu não sei mais o que é investimento em infraestrutura. O acesso é simplesmente orrível estrada de chão sem cinalização básica. Há sim uma parte do local com asfalto, dentro da cidade e mais no máximo 1 km em direção à São Miguel do Oeste, e isso já faz um bom tempo que esta desse jeito.
É assim que funciona o governo do pinguço, obras de faz de conta, investimentos de faz de conta, descentralização de faz de conta. Deve fazer promessas qdo está de pileque e depois não lembra d mais nada.
Me admira ainda o cidadão criticar a classe dos professores. Nota-se quão cultos são os pemedebistas.
Fora cabidaço de empregos que não serve para nada a não ser acomodar políticos sem prefeituras.
Não adianta todo polítido do PMDB é igualzinho ao Paulo Afonço, não importa a pregação...

Anônimo disse...

Meu DEUS,
Você só pode ser ta turma do amin mesmo.
Vai dar uma olhada nas obras que estão acontecendo no acesso a Barra Bonita para depois falar.
Você deve ser professor mesmo, professor das altas gratificações do amin, cinalização com "c", Paulo Afonso com "Ç", meus deus.

Depois querem aumento de salário, é uma vergonha

Anônimo disse...

faltou acusá-lo por assinar o código Ambiental que é institucional...

Anônimo disse...

E aí, viram o resultado do julgamento.
Amin ele não engana mais, muito menos o TSE.

Anônimo disse...

Esta gente ordinária passa pela vida, pensando que o q vale realmente é o poder e a riqueza, nem que para isso tenham que assaltar o bem comum. Mas saibam estas "moscas verdes", que existe uma Infinita Força que a tudo ouve, tudo vê e tudo sente.
A vilha lhes ensinará, Com certeza