Rogério Novaes quebra o silêncio:

Como pode começar uma gestão dizendo "aí, eu não posso fazer". Então não comece
a gestão. Fique em casa!


Gisele krama
giselekrama@gazetadejoinville.com.br

A saída de Marina Silva do PT causou polêmica neste ano. Agora, com a entrada da ex-ministra no PV, haverá muitas mudanças. Rogério Novaes (PV), engenheiro civil e candidato a prefeito em 2008, se fortalece com isso.

O engenheiro é um forte nome do partido para candidato a deputado estadual em 2010.
Em entrevista à Gazeta de Joinville, Rogério garante com exclusividade que será novamente candidato a prefeito de Joinville em 2012 e fala sobre a relação com Carlito Merss.

Entrevista • engenheiro Rogério Novaes


PV dentro de Joinville
O PV tem a história de algum tempo na cidade de Joinville. Em 2008, o partido teve destaque no cenário local porque pela primeira vez disputou as eleições para prefeito e com um projeto diferente. Um projeto que era diferente por ser completo. O projeto era tão interessante que os dois partidos que disputaram o segundo turno aproveitaram as ideias do PV, sabendo que o partido apoiava somente um candidato. Daquele momento em diante o partido começou a ganhar suporte na cidade.

Marina Silva candidata a presidente
Recentemente, tivemos a assinatura de filiação da ex-ministra do Meio Ambiente e senadora Marina Silva. O que muda agora? Eu tenho absoluta convicção que ela será nossa candidata à presidente da república. Ela tem visão bem próxima do PV, apresentada aqui em 2008. Não só da ecologia, mas do meio ambiente voltado para a sustentabilidade e para a qualidade de vida. Marina Silva tem uma história interessante. Ela começou a defender o meio ambiente, assim como Chico Mendes, por causa da sobrevivência das comunidades do seringal. Até semana passada o Brasil trabalhava com duas hipóteses para presidente da república, hoje trabalha com três. As três viáveis.

Importância de Marina para o PV
Muitas pessoas têm buscado o partido por causa dos projetos de 2008, e agora por causa da entrada da ex-ministra Marina Silva, que traz consigo toda uma história de luta. A ex-ministra é de uma família muito pobre. Ela foi mandada para a capital, onde foi acolhida pelo movimento católico. Ela era analfabeta, virou empregada doméstica, se alfabetizou, fez supletivo. Passou no vestibular da Universidade Federal do Acre. Cursou História, ou seja, se formou em curso superior por méritos próprios. Foi vereadora. Foi deputada estadual e foi até hoje a mais jovem senadora da República, aos 36 anos, em 1995. Cumpriu oito anos de mandato no senado. Foi reeleita. Em 2006, Lula a convidou para ser Ministra do Meio Ambiente. Ela é hoje um nome reconhecido internacionalmente.

O rompimento de Marina com o PT
A ex-ministra deixa o PT num momento em que o partido rompeu com o compromisso de evolução na sustentabilidade. Quando ela fechou o último projeto, o presidente Lula bloqueou e colocou o seu ministro especial, Mangabeira, para assumir o papel dela. Ela como uma mulher sóbria, e com uma vida corretíssima, jamais teve envolvida com corrupção. Uma pessoa comum, não precisou se curvar a isto. Na hora que ela deixa o Partido dos Trabalhadores, ela deixa bem claro isto: "eu primeiro vou resolver minha questão com o Partido dos Trabalhadores, depois, aí sim, vou me filiar a outros partidos". Marina diz no seu discurso, na assinatura da filiação em São Paulo, "mudei de casa e não de rua. Meus amigos ainda são os mesmos. O PT é que mudou um pouco." Ela não precisou conflitar com o PT para desmerecê-lo. Ela é maior do que isto.

PV para a próxima eleição
Em 2010, vamos (PV de Joinville) disputar as quatro eleições que vem aí. Para senador, Governador, deputado federal e estadual. Agora a força é maior, com apoio federal. Podemos disputar o senado porque Marina Silva conhece aquela casa como ninguém. Não temos definidos os nomes dos candidatos ainda. Mas a executiva de Joinville já deliberou a indicação de quatro nomes, dos quais já foram escolhidos três, que não serão divulgados por enquanto. Com a definição de Marina Silva para a presidência, o PV se distancia de coligações com o PSDB, DEM, PT, PR, PC do B e PDT. Porque são partidos que já tem composição nacional. Outros partidos vão tentar fragilizar o Partido Verde. Temos sofrido alguns assédios e vamos a fundo para saber se são tentativas para prejudicar o PV. Isso faz parte do jogo partidário.

Candidato a deputado estadual
Nós (PV) conseguimos destaque em 2008 porque não fomos para falar do ex-prefeito Tebaldi e nem do Carlito. Não precisa isto. Não estou interessado em cabide de emprego. Quero chegar no comando de ações que me deem independência. Com a vinda da ministra para o PV, sabemos que deveremos ter um candidato a governo do Estado. Como o Novaes teve bastante exposição, alguns companheiros disseram que o Novaes seria um bom nome para o Governo do Estado. Mas isso não está definido. Está mais certo, mais definido, que o Novaes dispute uma vaga na Assembléia Legislativa. Temos ainda oito meses para desenhar os projetos.

Prefeito em 2012
Tenho o sonho de em 2012 disputar novamente a Prefeitura de Joinville, com mais força, valor. Tenho certeza absoluta que a população de Joinville vai ser mais sensível a bons projetos. Eu me julgo mais capaz, mais competente do que aqueles que estão no governo. Se eu não pensasse assim, eu não buscaria o espaço dele.

Sem arrependimentos de não ter apoiado Carlito
Não me arrependo de não ter apoiado Carlito, em hipótese alguma. Quando uma pessoa ingressa na vida política, na hora que você tem uma posição, você tem que ter lado. Você identifica uma linha, um posicionamento. Você tem que ter coragem para ir até o final com ele. O segundo turno não era um segundo turno que me interessava. Mas o meu partido tomou uma posição, fosse confortável ou desconfortável, e eu fui com ela até o final. Essa posição é clara e nunca escondi essa posição de ninguém. Algumas pessoas me perguntam se eu estou satisfeito com a gestão pública municipal. O que eu tenho dito, o que eu tinha de visão para Joinville, não é semelhante ao candidato que ganhou.

Problemas da prefeitura para realizar projetos
Se não tem receita, que mude as regras. O nosso prefeito foi por três mandatos deputado federal, teve poder de mudar as regras. É muito fácil falar das coisas e não cumprir o seu papel. Nós podemos ter um bom teatro, nós podemos ter um bom parque. Nós não temos na periferia da cidade pequenos centros culturais e esportivos. Eu não tenho nem o grande e nem o pequeno. O nosso teatro Juarez Machado é uma pequena casa de espetáculo que não dá para fazer uma peça porque não tem altura de palco. Foi feito no subsolo onde se guardavam as plataformas da platéia do Cau Hansen. É isso que Joinville merece? Dá para fazer, mas o cara tem que ter muita força de vontade. Muita coragem e muito compromisso. A primeira fala ou discurso dos gestores: "ah, não tem dinheiro para fazer".

Falta de vontade do poder público
Aprendi com Jaime Lerner que só há duas maneiras de se fazer a gestão de uma cidade: da maneira mais fácil pensando problemas, dá voto, ou olhando soluções. Estamos há 20 anos brigando para acabar com o turno intermediário. Como pode começar uma gestão dizendo "aí, eu não posso fazer". Então não comece a gestão. Fique em casa! O meu anel viário estava na boca do prefeito. O tombamento do rio Cachoeira tava na boca do prefeito. O que tudo isso era. Piada? Gozação?

Exemplo de Wittich Freitag
Ah, mas o orçamento. Não me interessa o orçamento. Interessa que eu tenho compromisso. Seu Freitag não disse: "vou ser prefeito" e que "o IPTU vai ser o preço de um maço de cigarros". O IPTU era 13% do orçamento do município, na arrecadação própria. "Eu falei, vai ser e foi". Isso diferencia as pessoas que têm compromisso com a população. Você nunca ouviria da minha boca, "ah, não vai dar".

16 comentários:

Anônimo disse...

Estranho o Rogerio Novaes sair da toca no mesmo dia do programa da Marina Silva na TV. É minha gente, oportunismo é a marca da politicagem brasileira. E dizer que o Carlito, em 8 meses, deveria ter feito outro Teatro Juarez Machado! Podemos ser manobrados mas otário peraí Novaes!

Anônimo disse...

O ROGERIO TA CERTO. FORA CARLITO. FORA PT.

Anônimo disse...

Eu sou joinvillense e como todo joinvillense torço pelo sucesso da administração de nossa cidade.
O que o Novaes fala faz muito sentido. Não é questão de condenar ou não a administração mas sim cobrar a aplicação de projetos que foram prometidos em campanha e dados como certo.
Se quem ganhou agora diz que não pode cumpri-los então que fique em casa e abra oportunidade para os outros que também prometeram e devem ter a oportunidade de cumprir suas promessas já que o prefeito teve e não fez!

Anônimo disse...

Este blog do jornal não deveria aceitar comentários de anônimos.
Não acham?
Anônimo

Anônimo disse...

ESPEREM AÍ! DAR UM ESPAÇO DESSE PARA ESSE CARA É FALTA DE ASSUNTO. QUEM É ROGERIO NOVAES NA ORDEM DOM DIA?

Anônimo disse...

ACHO QUE INDEPENDEMENTE DE ANÔNIMO OU NÃO DEVE PUBLICAR, QUEM NÃO QUISER LER, O QUE EU ACHO DIFÍCIL DADA A RELEVANCIA DOS ASSUNTOS E VERDADE COMO É DIVULGADA A INFORMAÇÃO, NÃO ACESSEM A PÁGINA DA GAZETA. PARABÉNS GAZETA, VOCÊS SÃO AS VOZES DO EXCLUÍDO, AFINAL DE CONTAS NÓS NÃO SOMOS COMO A ADMINISTRAÇÃO DO CARLITO, QUE EM CADA ÓRGÃO HÁ UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA, VERGONHA, MÉDICOS E PROFESSORES NÃO TEM.

Anônimo disse...

Está perfeito. Votei no Partido Verde na eleição passada justamente pelo coerencia. Não é questão de criticar mas de cobrar coerencia.
Quando você trabalha numa empresa recebe a promessa que fazendo tudo direitinho durante o mês no final dele receberá seu salário e ninguém aceita algo diferente.
Prometeu deve cumprir e se não puder deixe outro fazer.

Anônimo disse...

ISSO MESMO. TEM QUE DAR VOZ AOS EXCLUIDOS. FALA AÍ NOVAES.

Anônimo disse...

TEM QUE FALAR A VERDADE. E A VERDADE É QUE O CARLITO É UM ENRROLÃO, ENGANADO, MENTIU PARA O POVO. AINDA BEM QUE O TCE-SC ACEITOU MAIS UM DENUNCIA CONTRA ELE É A 3ª (TERCEIRA) SE CUIDA CARLITO, CORRA CARLITO QUE A POLÍCIA VEM AI. RSSSSRSSSS

Anônimo disse...

9 (nove) meses e 3 denuncias? esse é o nosso Carlito! esse é o PT!Corra mesmo Carlito que a polícia vem ai. Outra coisa coloque alguns de teus Secretários em forma, gordinhos do jeito que estão e lerdos como são, serão fácil, fácil de pegar, srsrsrsrrsr

Luiz Carlos disse...

Acho muito interessante, a proposta do seu Novaes "...não me interessa o orçamento..", gostaria de entender como iria administrar a Prefeitura. O orçamento do ano de 2009, foi feito pelo Prefeito que ele tem grande admiração. Não me lembro de ter visto na campanha do su Novaes ele ter feito essa colocação"...não me interessa o orçamento..". Acho que seu Novaes tem muito pouca historia em defesa dos trabahadores de JOinville, para se arguir seu defensor.

Anônimo disse...

Novaes tá Certo.
Carlito e sua tropa de detritos são incompetentes.

Anônimo disse...

Fora Carlito,,mas que nao entre a corjinha do Tebaldi novamente

Anônimo disse...

ROGERIO NOVAES É PRA ACABAR

Anônimo disse...

E CARLITO JÁ ACABOU. SRSRSRSR

Anônimo disse...

Para falar do Carlito temos que relembrar a administração TEBALDI.
Tebaldi fez meia duzia de pequenas obras, todas nos noventa dias que antecederam as eleições.Péssimo.
O Carlito prometeu, para se eleger, e agora tudo virou desculpas que não interessam a sociedade. Outro zero à esquerda que ficará na história.
Carlito, Tebaldi, Ideli(Dr. não embarca nessa)Sarney, o Ex-Operário, são vinho da mesma pipa.

CARLITO, Pegue o seu banquinho e sai ligeirinho.

Quando teremos um prefeito de visão?
Elevadosnão teremos mais, o tão falado anel viário(assim que assumir irei iniciar as obras) dizia o fanfarrão incompetente.

Prefeito, não atrapalha a cidade, cai fora.