‘Momento Dá Árvore’ acontece neste sábado

Dinilson vieira
redacao@gazetadejoinville.com.br

A campanha "Momento dá Árvore" com certeza já colaborou no plantio de uma floresta bem maior do que o equivalente ao tamanho de 15 campos de futebol. A constatação de que a campanha é mais abrangente do que as 25.200 árvores plantadas ao longo de 20 anos está no esforço solidário da família da dona de casa Nilde Terezinha Lopes. Faz 15 anos que ela e o marido plantaram no quintal de casa um pé de acerola recebido em troca de um quilo de alimento não-perecível. "A planta cresceu, nos proporciona tomar um suco bem fresquinho e rico em vitamina C e já distribuí para amigos e vizinhos mais de 100 mudas dessa mesma árvore", afirma Nilde, orgulhosa.

Neste sábado (26), para celebrar o início da primavera, a construtora Momento Engenharia realiza a 20ª edição do evento, que tem como principais apelos conscientizar a população sobre a importância de preservar o meio ambiente e despertar a necessidade de ajudar o próximo através da doação de alimentos. Ao doar, o participante é presenteado com uma muda. A construtora dobra a quantidade de produtos arrecadados, que são entregues a instituições que trabalham com pessoas carentes.

A família de dona Nilde e o marido, Luiz Lopes, é um exemplo de quem trazia os filhos para receber a muda e passou a ter os netos como companhia na hora de participar do evento. No caso dos Lopes, quem geralmente acompanha os avós é a estudante Mariana, hoje com 15 anos de idade, mas que tinha apenas três meses de vida quando o pé de acerola foi plantado nos fundos da casa 3.548 da rua Inambu, no bairro Costa e Silva.

"Essa árvore é um símbolo na minha vida porque cresci junto com ela. O suco que sai de seus frutos é delicioso. E a campanha de distribuir uma muda para quem doa alimento é uma ótima ideia, de muita conscientização ambiental e de generosidade", diz Mariana. A família Lopes ainda mantém no quintal um pé de figo também recebido da campanha há cinco anos. "Faço a mesma coisa com o figo: desenvolvo as mudas e as distribuo para conhecidos", afirma Nilde. Organizador do evento, Luiz Fernando Biasi se sente recompensado: "É gratificante ver que o nosso gesto desencadeia nas pessoas uma corrente em favor do meio ambiente".

Onde buscar

A "Momento da Árvore" acontece das 09 às 18 horas, em frente à sede da construtora, na rua Pedro Lobo, 41, ao lado do Shopping Mueller. Os alimentos sempre são entregues às famílias necessitadas no dia seguinte do evento, domingo. Para esta 20ª edição, a construtora já adquiriu mais de 1.000 mudas de árvores frutíferas, floríferas e ornamentais como ipês, azaléias, pitanga e mexerica.

Nenhum comentário: