Esperança: a última que morre

Por JACSON ALMEIDA e GISELE KRAMA
redacao@gazetadejoinville.com.br

"Eu sai de casa com a bolsa arrumada". Assim Suzana da Silva narra a quarta vez que foi para o Hospital Municipal São José com a esperança de ser operada e de se curar da doença chamada hérnia de hiato, que todos conhecem como refluxo. Descobriu em 2000 que sofria do problema e no ano seguinte foi ao médico. Além de permanecer dez anos na fila da Habitação, esperando por uma casa, ela aguarda a oito na fila da Saúde, por uma cirurgia simples.

A COZINHEIRA QUE NÃO PODE COMER

Mãe de três filhos, um de 16 anos, um de 17 e um bebê, mora também com seus pais no bairro Saguaçu. Seu primogênito também tinha a doença, mas foi operado. Mesmo sendo cozinheira, Suzana não pode apreciar o que faz, pois vomita quase tudo que come.

A cozinheira acorda cedo para ir trabalhar. Seu café da manhã é dois comprimidos do medicamento omeprazol, com água para ajudar a descer. Se comesse algo, correria o risco de vomitar no ônibus.

No trabalho come um pequeno lanche perto das 9 horas, que pode ser o único no resto do dia, já que o almoço para ela não existe. O café da tarde pode ser uma fruta. E a janta apenas para seus filhos. Se comer algo à noite não consegue dormir e nem respirar.

Ela soube que estava doente quando sentiu uma dor no estômago e logo depois passou a vomitar tudo que comia. Além disso, veio a gastrite crônica, uma azia que não para, nem por uma hora.
Faz tanto tempo que Suzana aguarda na fila para uma cirurgia que o médico com que se consultava aposentou-se. Ela já foi quatro vezes para o hospital com a mala pronta pensando que iria se curar. Chegando lá, sempre a mesma história: "a cirurgia foi cancelada". "Toda vez que ligo é uma desculpa diferente", lamenta. Por causa disso passou sete vezes por uma série de exames pré-operatórios.

Com o refluxo, outras doenças aparecem. Sua voz é rouca porque o refluxo atrapalha as cordas vocais. Enquanto vê seus filhos deitados, Suzana tem que dormir sentada, pois não consegue se deitar. Sua cama foi adaptada e tem a cabeceira levantada 35 centímetros para evitar que se afogue. Além disso, usa mais três travesseiros.

Ela pode acordar engasgada, pois o paciente com refluxo deitado permite que a comida reflua do estômago para o esôfago e depois para a traquéia, que vai para o pulmão, podendo causar asfixia e pneumonia.

Suzana toma omeprazol há seis anos, de seis a oito comprimidos por dia. O medicamento serve para minimizar a dor de estômago e azia, ajudando no alívio dos sintomas da doença. Ela já fez nove endoscopias.

Suzana denuncia com tristeza que muitas pessoas na mesma situação já fizeram a cirurgia antes dela.

73 mil pessoas esperam por consulta com especialista

Na maior cidade de Santa Catarina, milhares de pacientes esperam na fila para conseguir uma consulta com médico especialista pelo SUS. Esta informação foi passada pela Secretaria Municipal de Saúde, a pedido do vereador Patrício Destro (DEM), no dia 9 de setembro.

Desde 2007, a quantidade de consultas reprimidas quase dobrou. Naquele ano, a fila era de 42.150 pessoas e neste ano é de 73.386. A especialidade com maior fila é a cardiologia, com 10.906 pacientes, entre adultos e crianças.

SITUAÇÃO DOS PAs

Patrício Destro afirma que vai cobrar a promessa do prefeito de melhorar a saúde em Joinville. Para ele, a situação é vergonhosa. "O PA Sul, por exemplo, está quase caindo", completa. O democrata conta que não percebeu melhora na saúde entre o ano passado e este.

Quando questionado sobre o número de consultas reprimidas, ele diz que é preciso discutir esta situação agora. "Não vamos esperar que chegue o próximo ano com 120 mil pessoas esperando por um especialista", destaca.

Destro questiona ainda: Por que em Curitiba não tem uma fila tão grande assim? Por que em São Paulo uma pessoa espera por uma consulta por dois meses, enquanto em Joinville espera por quatro anos? Como uma pessoa que sofre do coração pode esperar tanto tempo por uma consulta?

Para ele, a única solução para resolver esses problemas é levar a discussão à Câmara de Vereadores. "Estão perdendo o foco da Saúde e isto não pode acontecer", alerta.

Especialidades com maior quantidade de pessoas esperando

Quem precisar do atendimento com um neurologista terá que entrar em uma fila quilométrica e aguardar até que 6.521 pessoas sejam consultadas. Em 2007, a demanda reprimida já chegava a 3.981.

Já na oftalmologia houve uma melhora no quadro. Há 9.052 pessoas na espera. Em relação a 2007, esse número caiu. Essa especialidade já chegou a ter 12.859 pacientes aguardando.
Outro salto é para as consultas de otorrinolaringologia. Se antes eram 5.260 pacientes querendo uma consulta, hoje são 9.571.

Até para reumatologia há espera. Atualmente são 4.546 pessoas no aguardo de uma consulta.

Dez mil crianças na fila

Mesmo o Hospital Infantil que atende mais de três mil crianças no ambulatório de especialidades, esse número não é suficiente para acabar com a quantidade de consultas reprimidas. Atualmente, Joinville tem 10.381 crianças que aguardam para serem atendidas por um especialista.

13 comentários:

Anônimo disse...

ESSA É A COMPETÊNCIA DO CARLITO.
ESSA É A COMPETÊNCIA DO TOMIO.
ESSA É A COMPETÊNCIA DO RENATO.
ESSA É A COMPETÊNCIA DA MARIA HELENA.
ESSA É A COMPETÊNCIA DA JOCELITA.

BANDO DE CORRUPTOS E ENRROLÕES.

Vera Lucia disse...

"É uma Vergonha"......!!!

Anônimo disse...

Pois é. Todos votaram nesse incompetente de olho "no bom momento que ele dizia viver" amaziado com o governo federal. Quando o povo vai aprender que demagogia não é sinônimo de administração? Lula é um enrolador e o rapaz daqui segue o exemplo... e já enganou bem, porém, até quando?

Juarez Vieira disse...

Muito se fala das consultas represadas, mas ninguém se pergunta o que autoriza os médicos a limitarem o número de atendimentos. Pelo que sei, um médico que trabalha 3 horas, só atende 6 pacientes e um médico que trabalha 6 horas, só atende 12 pacientes. Por acaso algum médico fica, em média, meia hora com cada paciente? E o que aconteceria em qualquer empresa de Joinville se o empregado dissesse ao patrão só faço 100 peças ao dia, se terminar antes, fico sem fazer nada.... Se o médico recebe por 3 horas, deve atender quantas pessoas puder nessas 3 horas, atentando, é claro, para a qualidade do atendimento. Os médicos ganham por jornada de trabalho e não por empreitada (6 ou 12 pacientes/dia).
Essa resposta certamente ajudará a entender o problema de consultas represadas.
Com a palavra a SJM (sociedade joinvillense de medicina) e a PMJ.

RENE disse...

Juarez,tua declaração é vazia...não sou médico mas enfrento estas filas...não demora mais de 5 minutos...a tua espera deve ser na lua.

Anônimo disse...

Onde esta o nosso primeiro damo que comanda a cidade, e nao esta fazendo nada,,,ve se da proxima vez votem certo para nao ficar se lamentando, quer ver,,falam,,falam,,e falam,,mas ainda vao elger o cara de pau do Tebaldi para deputado,,escreve o que estou dizendo!

Anônimo disse...

vergonha..o primeiro damo esta preocupado com a empreiteira de seu irmao Nivaldo Scremin que esta ganhando todas as licitacoes de obras da cidade, e isso ninguem faz nada..ministerio publico cade voces, ou seja, mulher do Marquinho nao era nopotismo, Artur(nomeado) e primo do Jorge na FELEJ e agora essa,,,onde isso vai parar

Anônimo disse...

O NEGÓCIO E DENUNCIAR PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO E PARA A CAMARA, SRSRSSRRS

Maria José C Francisco disse...

O Prefeito pode colocar 20 médicos para trabalhar num PA e nada mudará. Este final de semana infelizmente tive que recorrer a este serviço, haviam 3 médicos. Só um trabalhava que era o Dr Quirino, os outros dois passeavam, falavam no celular, riam e a fila se estendia.Tanto é que o Dr Quirino após suas consultas ia até a sala deles e chamava os pacientes que estavam a espera destes.Parabéns ao Dr Quirino pelo comprometimento,compaixão e cumprimento do seu dever. Eu digo a vocês não há Prefeito que dê jeito na incompetência de alguns médicos.

Anônimo disse...

É VERDADE. E NÃO HÁ MÉDICOS E CIDADÃOS QUE DE JEITO NA INCOMPETENCIA DE ALGUM PREFEITO E SECRETÁRIOS.

Anônimo disse...

O DESCASO A FALTA DE CONSIDERAÇÃO É VERGONHOSA , O MEDICOS DORMEM NAS SALINHAS E O PESSOAL QUE JA PASSA PELA SITUAÇÃO VEXATORIA E NAZISTA DE TER QUE DIZER NA FRENTE DE TODOS O QUE TEM É HORRIVEL AINDA TEM DE ESPERAR A AMARGURA DE UM BANDO DE DESOCUPADO QUE VIVEM NO CORREDOR PASSEANDO E COMENDO FORA DE HORA ENQUANTO ISSO AS PESSOAS PASSANDO MAL ,IDOSOS QUASE INFARTANDO NA FRENTE DE TODO MUNDO ,TEM GENTE QUE NÃO AGUENTA É VAI EMBORA DOENTE MESMO, O MEDICO SO FALTA TE AGREDIR DE TÃO GROSSO QUE É,PEDIATRA FINAL DE SEMANA , JAMAIS E ESSE DEMAGOGO FALANDO QUE IA RESOLVER EM CEM DIAS , NÃO VAI É RESOLVER NUNCA, NÃO TEM COMPETÊNCIA PRA ISSO JOINVILLE ESTA LARGADA AS TRAÇAS , SAIU UM SANGUESSUGA E ENTROU OUTRO E ISSO É A SITUAÇÃO DOS MARAVILHOSOS P.AS.E O POVO QUE SE LIXE , O PREFEITO NÃO ESTA PREOCUPADO ELE NÃO VAI FICAR LA NA FILA COM FILHO NO BRAÇO ELE VAI DIRETO PRO HOSPITAL PARTICULAR , QUE TAMBÉM JA NÃO E LÁ ESTAS COISAS MAS PRA QUE É DA PRO GASTO.

Anônimo disse...

discordo de sua colocaçao maria jose
se houvesse uma a dministraçao séria com certeza isso nao aocnteceria nao
pq o povo ta ae jogado as traças e mal atendido e nem tem a quem recorrer
pq a administraçao nao esta comprometida com o povo
se houvesse comprometimento e responsabilidade e puniçao as incompetentes com certeza a coisa seria diferente

Anônimo disse...

ESTA NA HORA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAUDE DE JOINVILLE, CUMPRIR O SEU PAPEL DE EXERCITAR O CONTROLE SOCIAL E TRATAR DE ASSUNTOS QUE SEJAM REALMENTE DE INTERESSE DO USUARIO DO SUS, COM A PALAVRA O PRESIDENTE..............