EDITORIAL: Esperança: a última que morre

Ela espera sempre, literalmente sentada. Por causa do refluxo, a joinvilense Suzana Silva, três filhos, não se deita para dormir como fazem a maioria das pessoas. Há oito anos aguarda uma cirurgia que possa corrigir seu problema de hérnia de hiato, e nesse tempo, por quatro vezes fez sua mala e foi para o Hospital São José. Cada vez ouviu uma desculpa. Uma hora o médico que faria a cirurgia não compareceu, noutra faltavam equipamentos.

Este exemplo, trazido à tona nesta edição pela reportagem da Gazeta, mostra um quadro desalentador que vem persistindo ao longo dos anos e agora ganha contornos dramáticos. Só para exemplificar, nos últimos meses, o número de pessoas que esperam na fila por consulta praticamente dobrou e chega a mais de 73 mil pacientes.

Somente na área da cardiologia são 10.906 pessoas que continuam sem ter definição de quando serão atendidas. A inoperância do sistema público de saúde continua fazendo das pessoas mais carentes suas maiores vítimas.

Suzana Silva não toma café da manhã para não vomitar no ônibus que usa diariamente para ir ao seu trabalho. São seis comprimidos diários que já afetaram suas cordas vocais e continuam a produzir efeitos colaterais.

Até quando?

Quantas Suzanes continuarão a dormir sentadas até que as vergonhosas filas sejam finalmente reduzidas?

Ainda estão vivas na memória das pessoas as promessas de que em 100 dias os problemas da saúde em Joinville estariam resolvidos. Passados 260 dias, o quadro na saúde é ainda pior que aquele deixado pelo prefeito anterior.

2 comentários:

Anônimo disse...

A saúde neste estado lastimável e ainda tem vereador inventando lei para proibir uso de celular na fila do banco, nos shoppings,... Isso é coisa de vereador que não tem o que fazer, embora recebam um salário prá lá de gordo para ficar fazendo/falando "idiotices". Fiscalizar: A SAÚDE (no caso de Joinville - a falta de saúde e atendimentos na rede pública), isso não é feito; mas para isso sim, os vereadores são pagos; e o que eles tem feito: nada, NADA QUE PRESTE e justifique o salário que recebem - do povo que os paga, para terem no mínimo (a população), seus direitos por lei garantidos/atendidos.

Anônimo disse...

ESSE CARLITO É MESMO MENTIROSO E COMEDIANTE, VEJAM:

DISSE QUE EM 100 DIAS A SAÚDE IA MELHOR, PIADA? MENTIRA?.

QUE NÃO DIA DAR AUMENTO PARA A ÁGUA, PIADA? MENTIRA?.

QUE NÃO DIA DAR AUMENTO PARA OS ÔNIBIS, PIADA? MENTIRA?.

QUE IRIA DESPACHAR NO HOSPITAL SÃO JOSÉ, PIADA? MENTIRA?.

QUE IA MORALIZAR A PREFEITURA, PIADA? MENTIRA?.

O NEGÓCIO É RIR PESSOAL, VAMOS RIR.