Prefeitura publica como concluídas obras que ainda não saíram do papel

Jacson Almeida
jacson@gazetadejoinville.com.br

Na revista de prestação de contas 2009 que a Prefeitura de Joinville entregou em milhares de domicílios da cidade em fevereiro deste ano, constam como concluídas obras que não saíram do papel. Duas dessas obras aparecem nas ruas dos Gerânios e a dos Ipês, que nas páginas centrais da publicação distribuída pela Secretaria Regional do Boa Vista, receberam asfalto no ano passado, quando na verdade as vias ainda não saíram da condição de saibro.

Outra obra citada na revista que não condiz com a realidade é a Escola Municipal Wittich Freitag, no bairro Aventureiro. Segundo a publicação, a escola já estaria funcionando em fevereiro deste ano. No entanto, a construção da estrutura ainda não estava concluída na segunda-feira (15) e os alunos matriculados na nova unidade permanecem em salas de aula do turno intermediário da Escola Municipal Eladir Skibinski, no mesmo bairro.

No bairro Boa Vista a denúncia partiu de um grupo de moradores, entre os quais Osnildo Marcos do Nascimento, 44 anos, que ficou revoltado ao ver na revista da prefeitura que a via onde mora, a dos Gerânios, faz parte de um conjunto de vias que realmente foram pavimentadas no bairro.

Inconformado, Osnildo acionou o vereador Joaquim Alves dos Santos (PSDB), que dedicou a palavra livre na Câmara de Vereadores na sessão de quarta-feira (10) para criticar o Governo Municipal, prometendo levar o caso ao Ministério Público. “Seria muito bom se fosse verdade que ganhamos asfalto, mas a rua continua sendo só buraco e pó. É muita cara de pau da Prefeitura”, diz o morador.

Outro morador, José Nazareno, 62 anos, residindo há 20 anos na mesma Rua dos Gerânios, afirma que a obra de pavimentação, que não saiu da prancheta dos engenheiros, teria recebido dinheiro do Governo Federal, já que a via dá acesso à rua Beira Mangue, sob jurisdição da Marinha. José também ficou surpreso com a notícia de que prestação de contas da prefeitura consta a rua como pavimentada. “Se chove é ruim por causa da lama e se há sol, é o pó que prejudica”, reclama.

No mesmo bairro está localizada a Rua dos Ipês, que também não recebeu asfalto e consta na publicação oficial da Prefeitura como pavimentada.

Escola ainda está em obras

Ainda na revista de prestação de contas, em sua página 4, consta que até fevereiro deste ano estaria concluída a construção no Aventureiro da Escola Municipal Wittich Freitag, o que não aconteceu. Na segunda-feira (15), a obra foi visitada pela reportagem da Gazeta de Joinville, que constatou que ainda faltam concluir partes na área externa do prédio, como o estacionamento de professores e pátio dos alunos.

Segundo operários que trabalhavam a toque de caixa no local, a expectativa é que a obra seja entregue até o fim de março.

No final de 2009, a dona de casa que se identificou pelas iniciais M.I., de 36 anos, matriculou os dois filhos na nova unidade e ficou decepcionada quando viu que a escola não começou a funcionar no tempo prometido pela Prefeitura. No entanto, consta no balanço do governo que a escola estaria pronta para o ano letivo em fevereiro. “Meus filhos chegaram a ir à nova escola, mas soubemos que a Vigilância Sanitária interditou o prédio porque estava inacabado”, conta ela. As duas crianças frequentam atualmente o turno intermediário da Escola Eladir Skibinski, também no Aventureiro.

A fiscal da Vigilância Sanitária Lia Abreu explica que as aulas estavam previstas para começarem na escola Wittich Freitag em fevereiro, mas reclamações dos próprios pais a respeito das condições do prédio impediram a entrada dos alunos. A fiscal visitou o prédio e proibiu o começo das aulas, argumentando que ainda seriam necessários três meses para a obra ser concluída. “Iriam levar as crianças para o meio de uma obra, um lugar insalubre”, declara.

A equipe de reportagem da Gazeta entrou em contato com a Secretaria de Educação para saber a data para a inauguração da unidade, mas até o fechamento desta edição não souberam responder, já que a empreiteira responsável pela construção não deu qualquer confirmação.

O OUTRO LADO

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura informou que por um erro de digitação a nota com o título “Pavimentação”, publicada na página 15 da Revista de Prestação de Contas 2009, referente à Secretaria Regional do Boa Vista, foi impressa de forma incorreta. Segundo a Secom, as ruas dos Gerânios e Ipês estão apenas em fase de pavimentação e têm prioridade na Secretaria Regional e Seinfra (Secretaria de Infraestrutura Urbana). O secretário regional do Boa Vista, Michel Ubirajara Becker, teria esclarecido a questão aos moradores. A Secom reforçou ainda que não houve nenhum outro problema na revista de prestação de contas das ações da Prefeitura de Joinville referente a 2009.

Para entender
A revista de prestação de contas 2009 da Prefeitura de Joinville foi distribuída em toda a cidade, durante o mês de fevereiro passado. A publicação foi produzida pela equipe da Secretaria de Comunicação do governo Carlito Merss (PT) em 14 modalidades de páginas centrais, número que corresponde ao de secretarias regionais que cuidam dos bairros do município. As páginas centrais exaltam as obras realizadas na jurisdição de cada respectiva unidade administrativa, sendo que a capa e as demais páginas são iguais no conjunto geral da publicação.

3 comentários:

Anônimo disse...

É O CARLITO "CHAVES" SEGUINDO À RISCA A CARTILHA DO PT: MINTAM DESCARADAMENTE!!!!!!!!!!

PARA OS PETRALHAS DE PLANTÃO VAI UM DESAFIO: DIGITEM NO GOOGLE A SINGELA PALAVRA 'MENTIROSO' E VEJAM QUAL SERÁ O PRIMEIRO RESULTADO DA BUSCA: É LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA!!!!

Não sou eu que tô dizendo! Tá lá pra qualquer um ver! VEJAM POR SI PRÓPRIOS!!!!! SE TIVEREM CORAGEM, É LÓGICO!!!
AMB

Anônimo disse...

Tem mais, deram como concluida a ponte de acesso a escola Arinor Vogelsanger. Outra mentira desse governinho que n~ao faz nada, s'o reuni~ao!!!

Anônimo disse...

A ponte de acesso à Escola Arinor Vogelsanger, no Bairro Vila Nova também aparecia como obra realizada e não estava concluida. As crianças estavam atravessando uma pinguela para ir a aula.