Governo é governo, sindicato é sindicato

Dinilson Vieira
dinilson@gazetadejoinville.com.br
Aos 34 anos de idade, o professor de português Ulrich Beathalter é o típico militante que ainda alardeia a velha máxima da Karl Marx: “A emancipação dos trabalhadores será a obra dos próprios trabalhadores”.

Recém eleito presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville (Sinsej), Ulrich, que toma posse em 20 de abril e comandará a entidade até 2013, manda um recado ao prefeito Carlito Merss (PT): “Governo é governo, sindicato é sindicato. Seremos independentes ao governo para manter a coerência e defender os interesses da categoria”.

Eleito com 1.134 votos pela chapa 3 e membro da esquerda marxista do PT, Ulrich diz ter desbancado concorrentes que, caso vencessem, dariam continuidade a uma política sindical apática, que há 12 anos não marcava presença nos locais de trabalho e nem se preocupava em realizar assembleias regulares.

Segundo o professor, as propostas do sindicato não se confundirão com as do governo e que se for da vontade do trabalhador, haverá manifestações e até possíveis paralisações para lutar por benefícios para a categoria, como a reposição de perdas salariais que chegam a 40%. O novo presidente acrescentou que dará início a uma campanha de sindicalização. Atualmente, o sindicato conta com 5.585 filiados entre cerca de 11 mil servidores.

Entrevista • Ulrich Beathalter • novo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Joinville

É necessário independência
Tem um ponto que a gente vem discutindo de longa data: desde que a nossa movimentação surgiu, em 2005, frisamos a necessidade da categoria manter independência em relação ao governo. Por isso a frase ‘governo é governo, sindicato é sindicato’. Por isso o distanciamento, a independência para manter a coerência e os princípios para manter as atividades sindicais, que são o de defender os interesses dos trabalhadores”.

Instrumento de luta
Essa questão de que a oposição volta ao sindicato dá a impressão de que já estivemos lá e que estamos retornando. Isso não é verdade. Durante 12 anos nós tivemos uma direção do sindicato completamente apática, com ausência total de assembleias, de boletins da categoria, de presença dos diretores nos locais do trabalho. Somos servidores que entendem que o sindicato tem que ser um instrumento de luta dos trabalhadores e não uma correia de transmissão de partido X ou Y”.

Reforma de cargos e salários
Após cinco anos de trabalho desse novo grupo com informativos periódicos na base, inclusive mobilizando a categoria em alguns momentos, coisa que o sindicato se negou a fazer, como foi em 2007 e 2008, para defender nossos direitos na reforma de cargos e salários e também na reforma do estatuto. Por isso evoluímos naturalmente para a uma chapa para disputar as eleições do sindicato.

Governo versus novo sindicato
Esse governo que está aí pode ter certeza que vai enfrentar um novo sindicato dos servidores. Não podemos nos furtar de defender os interesses da categoria. Sempre que houver qualquer reivindicação, o sindicato estará junto do trabalhador, independente do governo de plantão. O nosso papel será cobrar da Prefeitura para que ela cumpra com suas obrigações”.

Linha de atuação
Sempre discutimos que é o trabalhador quem decide a forma de atuação. Em última instância, é o trabalhador que deve tomar a rédeas da situação. Não posso dizer que haverá uma manifestação, haverá uma paralisação. Quem vai dizer isso é a categoria. É claro que o sindicato vai trabalhar no sentido de conseguir o maior número de benefícios como a revisão salarial, a de cargos e salários, que tanto a categoria anseia. Afinal, são 12 anos de reivindicações represadas.

Perdas salariais
Os setores mais atingidos têm hoje até 40% de defasagem salarial, mas essa não é a realidade de todos os servidores. O magistério foi uma das categorias mais afetadas. Em 2007, os servidores tiveram incorporado no salário-base um abono de 200 reais, pagos desde 2001. O professor ainda não teve esse abono incorporado. Vamos fazer um estudo para sentir a realidade de cada setor para tentarmos uma recomposição de maneira justa”.

Redução da jornada de trabalho
A redução da jornada é mais uma regulamentação do que uma redução. O setor administrativo da Prefeitura já trabalha com 30 horas semanais, mas a regulamentação fala em 44 horas. Na prática, já funcionam as 30 horas, só queremos a regulamentação, avançando para outro setores. A saúde, por exemplo, trabalha no limite das 44 horas semanais. Outra curiosidade é que o servidor não recebe hora extra, mas tem banco de horas, que é ilegal.

Comunicação com os servidores
“Existem algumas coisas elementares na atividade sindical, entre as quais a comunicação com a categoria. O boletim informativo tem que ser regular. Imaginamos uma publicação mensal e a presença constante de diretores do sindicato nos locais de trabalho. Ainda promoveremos uma campanha de filiação ao sindicato, que hoje conta 5.583 associados. Na Prefeitura, são cerca de 11 mil servidores. Vamos desburocratizar o processo”.

Prefeito Carlito Merss
“Nossa chapa é formada por 24 pessoas e vem de um processo que reuniu centenas de trabalhadores. Eu, particularmente, sou filiado ao PT e militante da esquerda marxista do partido. Obviamente votei no Carlito. Agora, uma coisa que sempre foi coerente na nossa postura é essa independência em relação ao governo. Não é porque sou petista que vou deixar de fazer a luta em benefício da categoria.

A esquerda marxista
Desde o primeiro dia de governo a esquerda marxista se posicionou independente. Entendemos que esse governo de coalizão não tinha como representar de fato todos os interesses da classe trabalhadora. A posição do Adilson Mariano (vereador pelo PT) é a posição da esquerda marxista. Vou ficar três anos à frente do sindicato e dará para fazer muita coisa”.

9 comentários:

Anônimo disse...

Sou servidor, tomara que o Presidente não se venda ao Carlito, como todos fizeram. Vamos aguarda para ver.

Luiz Carlos Wilcke disse...

Sera que o Sr Ulrich Beathalter, sabe que cada centavo de aumento para o servidor representa um aumento nos impostos pra outros trabalhadores?
Gostaria de saber como ele vai resolver esse impasse, ou será que ele acredita que dinmheiro da prefeitura e trazido do ceu por papai noel, no natal?
Nem Lenin não teve solução pra esse problema. Quem sabe ele seje um milacroso e resolva.

IPTU disse...

Ummmm,tem que olhar para a barriga
do Utrich...se crecer...tá no esquema.

ConsciênciaComCiência disse...

Luiz Carlos, vamos torcer p que ele seja, vamos esperar e ver antes de criticar, pq aquela povo q tava lá não dava mais!!

Anônimo disse...

Dizem que na prática a teoria é outra. Sinceramente nao votei na chapa vencedora mas estou curioso para ver no que vai dar... De repente poderemos ter boas surpresas... Juro que ainda acredito!....

Anônimo disse...

NO MOMENTO TUDO E FACIL DE FALAR DE CRITICAR,ASSIM FOI COM PREFEITO CARLITO QUE TANTO CRETICOU DO GOVERNO ANTRIOR A TUAÇAO DELE E RUIM.TODOS SABEM QUANDO CHEGA LA AS COISAS SAO DIFERENTES AS NEGOCIAÇOES E DIFICIL,NAO VOLTEI NA CHAPA VENCEDORA PORQUE NAO ACREDITO DA MANEIRA DE ATUAÇAO E PENSAMENTOS.PARA LEMBRAR NA ASSEMBLEIA QUE TEVE OS SERVIDORES NAO COMPARECERAO OS MESMOS QUE VOTARAO NELES.FALAR SEMPRE E + FACIL CRITICAR MAIS AINDA.AGORA TEMOS QUE ESPERAR E VER O TRABALHO DA CHAPA 3 NO COMANDO DO SINDICATO TENHO TODAS REPORTAGENS GUARDADA E VAMOS ACOMPANHAR ELES,JA NO MES ABRIL TEM REPOSIÇAO SALARIAL + os atrassados que ele fala tanto que vai brigar.ELE TANTO FALAVA QUE SINDICATO ERA PELEGO E AGORA ..........PT DA ESQUERDA X PT DA DIREITA + INTERESSE POLITICOS..........................

Olho Vivo disse...

Tem que começar olhando bem de perto essa história de hora atividade dos professores. Tem professor que ainda não teve um só dia para fazer seu planejamento na própria escola, como foi proposto pela Prefeitura. E olha que o ano letivo já começou faz tempo, e o Fantoche do Secretário de Educação disse que já está implantado esse sistema desde o início de fevereiro...

Anônimo disse...

Sr. Luiz Carlos Wilcke, Com certeza o sr. não é funcionário público. Não conheço pessoalmente o Sr. Ulrich, mas em se tratando de um professor, já se depreende de que se trata de um moço muito inteligente,tenho certeza de que ele sabe de onde vem o dinheiro, que com certeza não é do seu nem do meu IPTU, Luiz a arrecadação do do IPTU de um ano não cobre a folha de pagamento dos professores de três meses. Se você não sabe, mais os funcionários da Prefeitura tem consciência de que a hora que acabarmos com o protecionismo, com a terceirização (empreiteiros) no serviço público, a indicação de imcopetentes para ocupar cargo de chefia e mais... Com certeza vai ter dinheiro para dar um salário digno aos funcionários e fazer as obras que a população almeja.
Luiz a Prefeitura tem feito concurso público quase todos os anos, te capacita e vem participar com esses briosos servidores, da administração da maior cidade de Santa Catarina.

Anônimo disse...

Sr. Luiz Carlos Wilcke, Com certeza o sr. não é funcionário público. Não conheço pessoalmente o Sr. Ulrich, mas em se tratando de um professor, já se depreende de que se trata de um moço muito inteligente,tenho certeza de que ele sabe de onde vem o dinheiro, que com certeza não é do seu nem do meu IPTU, Luiz a arrecadação do do IPTU de um ano não cobre a folha de pagamento dos professores de três meses. Se você não sabe, mais os funcionários da Prefeitura tem consciência de que a hora que acabarmos com o protecionismo, com a terceirização (empreiteiros) no serviço público, a indicação de imcopetentes para ocupar cargo de chefia e mais... Com certeza vai ter dinheiro para dar um salário digno aos funcionários e fazer as obras que a população almeja.
Luiz a Prefeitura tem feito concurso público quase todos os anos, te capacita e vem participar com esses briosos servidores, da administração da maior cidade de Santa Catarina.