Prefeitura proíbe manifestações no desfile de aniversário da cidade

A Prefeitura de Joinville decidiu este ano proibir apresentações, ou até manifestações, em frente ao palanque de autoridades, onde estará o prefeito Carlito Merss (PT) no tradicional desfile de 9 de março, quando a cidade comemora 159 anos. Essa ação impossibilitará que entidades insatisfeitas com o Governo Municipal possam manifestar pedindo atenção do prefeito, como ocorreu em anos anteriores.

A nova norma foi divulgada pela própria Secretaria Municipal de Comunicação (SECOM). O documento delimita ainda o número de participantes de cada entidade e obriga cada grupo fazer inscrição previamente para se apresentar.

Além de causar alvoroço na oposição e na imprensa, a decisão do governo petista deixou integrante do próprio partido inconformado. O vereador petista Adilson Mariano diz que essa atitude da prefeitura é inadequada e inoportuna. “Como pode num país democrático, um prefeito proibir a manifestação. É um absurdo”, afirma o parlamentar.

Mariano explica que se o povo sabe que tem uma norma, se sente constrangido. Para ele, isso pode atrapalhar as possíveis manifestações. O petista conta ainda que o Partido dos Trabalhadores nasceu combatendo a Ditadura Militar.

‘Isso fere a democracia’, diz vereador

Se político do próprio partido está descontente, na oposição não é diferente. Segundo o vereador Maurício Peixer (PSDB), “é incoerente a ação do governo. Antes defendiam, agora estão contra”, argumenta o tucano. Para ele, o termo ‘apresentações’ coube como uma forma de proibir manifestações em frente ao palanque das autoridades.

Peixer já adiantou que vai entrar com pedido de informação e também acionará o Ministério Público e a Justiça. “Estranhamos a postura do partido. Isso fere a democracia. É ridículo”, esbraveja. Para o tucano, Carlito está com medo de manifestações.

Essa é a segunda vez que a prefeitura interfere em atos públicos e acaba com possíveis protestos contra o governo. O primeiro foi o cancelamento das comemorações do dia da Independência da República, alegando o surto de gripe A. No entanto outros eventos de grande porte realizados pela prefeitura naquele mês não foram cancelados.

Assim, em 2009, Joinville deixou de ter o Grito dos Excluídos, quadro tradicional em que diversos grupos sociais protestam contra injustiças e pedem atenção aos setores mais oprimidos da sociedade.

O que diz a prefeitura

A assessoria da prefeitura rebate e diz que essa regulação é somente para não atrasar os desfiles e manter a ordem das apresentações. O documento de regulação aponta ainda que os objetivos do desfile devam ser: promover a celebração do aniversário da cidade, possibilitar aos participantes apresentar projeto de caráter social e comunitário, além de transformar o local em alameda de lazer para a família.

Desfile temático
Para completar a lista de regras, pela primeira vez o desfile terá um tema, que será “Como gosto de você Joinville”.
Ao todo são 15 artigos apresentando todas as normas para que uma entidade possa participar do evento. O documento não foi datado e está publicado no site www.joinville.sc.gov.br.

20 comentários:

Olho Vivo disse...

Além de MENTIROSO agora virou Ditador... Carlito Chavez...
Mas se fizerem algum manifesto, ele vai fazer o que? Vai chamar o Exército???

Anônimo disse...

Votei nele mais sugiro que todo mundo, ao ver o prefeito assumir seu lugar no palanque, vire de costas para ele e assim fique até que ele resolva ir embora.
Nem que pra isso tenhamos que ficar de costas o desfile inteiro.
Quer maior vergonha a um político que lhe dar as costas?
Aposto que sai noticia até no exterior.
E vai que a moda pegue...

Anônimo disse...

LAMENTÁVEL...RIDÍCULO.... VERGONHOSO.... além de esquecer suas promessas... além de esquecer do povo joinvilense e da cidade... o Carlito agora se esquece, também, de seu passado de petista piqueteiro???? Logo um representante do PT? O partido que até pouquíssimo tempo atrás ia para as ruas protestar até por cachorro morto??? TÁ COM MEDINHO??? PIMENTA NO FIOFÓ DOS OUTROS É REFRESCO????.... LAMENTÁVEL...RIDÍCULO.... VERGONHOSO.... AMB

Anônimo disse...

POVO JOINVILENSE.. IGNOREM ESSA MEDIDA "BOLIVARIANA" E "CHAVISTA".. PROTESTEM... LEVEM CARTAZES... GRITEM... DUVIDO QUE O CARLITO VÁ MANDAR A POLÍCIA PRENDER ALGUÉM POR ISSO!!! E SE MANDAR, NÃO VÃO QUIETOS: BERREM, ESPERNEIEM E TUDO MAIS QUE CONSTA NA CARTILHA PETISTA!!! CHAMEM A ATENÇÃO DA IMPRENSA... COMO DISSE O CIDADÃO ANTES: ISSO SIM VAI PARAR NOS JORNAIS DO PÁIS INTEIRO E QUIÇÁ DO MUNDO!! ´SO QUERO VER O QUE O CARLITO VAI FAZER!!!! HAHAHAHAHAHAHAHAHAHA... VAI CAIR EM SUA PRÓPRIA ARMADILHA DITATORIAL!!!!... AMB

Anônimo disse...

Enquanto o Carlito vai virando ditador o Lula vai aprendendo com o Fidel em Cuba. Acho que o PT ta querendo alguma coisa.

Maikon K disse...

Está circulando na “grande mídia” local a informação da proibição de manifestações no desfile de aniversário da cidade. A PMJ - Prefeitura Municipal de Joinville – alegou que não será permitida realização de demonstração na frente do palanque, na intenção de não atrasar o desfile.


A repercussão da medida da PMJ começou na última terça-feira, por meio da coluna do Jefferson Saavedra no A notícia. No dia seguinte os radialistas da direita joinvilense (Toninho Neves, Luis Veríssimo e Beto Gebaille) falaram contra a medida, o mesmo aconteceu na edição impressa do jornal Gazeta de Joinville. A oposição de esquerda e da direita aproveitaram o espaço e marcaram presença. Ler Maurício Peixer (do PSBD) gritando por democracia e liberdade de expressão é tão horrível quanto observar a pose de "esquerdista" do prefeito Carlito Mers (do PT).


A “grande mídia” local, oposição de direita e PMJ não poderão esquecer das garantias da Constituição de 1988: direito de organização política, manifestação e liberdade de expressão. É importante reforçar as liberdades políticas, verdadeiras migalhas jogadas pelo Estado de Direito.


Outro reforço é que em outros aniversários da cidade e nas comemorações da falaciosa “independência do Brasil” já aconteceram proibições veladas. As manifestações sociais e legitimas (e não bobagens da direita) sofreram com atos repressivos por conta das ações dos organizadores dos desfiles ou por abuso da autoridade policial. No presente momento, o único problema de reclamar na frente do palanque das autoridades é ser confundido com um maldito direitista do PSBD ou do DEM.



Na cidade, ainda existem gritos, expressões e lutas legitimas. Estão no Movimento Passe Livre, na luta do movimento estudantil, nas lutas feministas, na questão da sexualidade, dos-as moradores-as do Juquiá, nas entidades de classe e nas organizações políticas revolucionárias. A questão da proibição não será um grande problema, já que os-as lutadores-as sofreram com as tentativas autoritárias do silêncio da dissidência rebelde. No fundo, a medida será mais uma das bandeiras das lutas sociais citadinas.


http://vivonacidade.blogspot.com/

Anônimo disse...

Povo joinvillense. Peguem as suas bandeiras, e vão festejar o aniversário com um prefeito que está mudando a forma de governar, que diminuiu cargos comissionados, valorizou o servidor, colocou transparencia nas contas públicas, está fazendo o orçamento com a população, e que a partir de 2010 vai dizer prá que veio. Parabéns Joinville, parabéns Carlito.

Anônimo disse...

Olha, o falatório tá tão grande que eu até fui procurar o tal regulamento. Achei que a prefeitura já tinha sumido com ele, mas ele ainda está lá.
E ali diz que não podem acontecer apresentações na frente de onde eles ficam. Mas apresentação e manifestação é diferente.
Se não pode se apresentar, tudo bem, não vejo nada errado.
Mas, se em algum lugar eles falaram de manifestação, daí sim eles estão errados.
Só acho que não dá pra sair por aí falando que tudo o que a prefeitura faz é errado.
Isso é falar contra nossa cidade e, portanto, falar contra nós mesmos.

Anônimo disse...

Acho que a idéia é garantir tranquilidade aos possíveis palanques da Dilma em terras do Príncipe.
Se der certo, vai ser uma das estrelas da campanha.

Anônimo disse...

desculpem-me, mais é peneirar pernilongo e engolir elefante...estão achando pra cabeça à toa. O 'cara' tá mal assessorado, não é possível, isso é muito infantil. É a chamada picuinha, tá faltando planejamento, visão estratégica. Estão virando a cartilha ao contrário. Administração pública é aquele feijão com arroz, tem de falar o que o povo quer (vide o mestre LULA) e ponto final...o sucesso vem sozinho...do contrario vai ficar marcado somente pelas polemicas...fazer o quê...PACIENCIA

Anônimo disse...

CADE OS OUTROS PARTIDOS, O PREFEITO SABE QUE OS OUTROS PARTIDOS SÃO UNS FROUXOS E NÃO FAZEM NADA, SÓ QUEREM MAMAR NA TETA, SEJA ELA DE QUEM FOR, SERA QUE VAI FICAR ALGUM VEREADOR NA CIDADE NESTA DIA 9 DE MARÇO.

Até as proximas eleições...

moacir N. disse...

QUE VERGONHA DESSA FIGURA, ESTIVE VARIAS VEZES JUNTO A ELE E OUTROS MENBROS DESSE PARTIDO QUE SE DIS DO POVO COMBATENDO ESSE MESMO TIPO DE ATITUDE DOS POLITICOS E AGORA ELE FAZ ISSO, CHAMA OS MILITARES DE VOLTA HOJE ACHO QUE GOVERNARIAM MELHOR QUE ESSE QUE ESTA, QUALE CARA TA LOCO ÉÉÉ
BEM FIZ EU QUE ME AFASTEI DESTA CORJA , EU SABIA QUE ELES IRIAM FAZER BESTEIRA QUANDO PEGASSEM O PODER, FALTA CAPACIDADE FALTA TUDO..
PEDE PRA SAIR SEU CARLITO....

Anônimo disse...

Agora virou Ditador, seu mentira , tu é uma vergonha prefeito Carlito melhora tua administração que o povo vai responder a altura, o que vc está fazendo, ok

Anônimo disse...

A idéia de VIRAR DE COSTAS PARA O PALANQUE é fantástica, vamos todos, desta forma, colocar o PT no lugar dele. FORA SENSURA!!!!! DEÊM AS COSTAS A ESTES INCOMPETENTES!!!! TODOS JUNTOS!!!!!

Anônimo disse...

se foce com tebaldo, carlito taria quebrando tudo, exigindo o direito de expressão, mas como é ele que tá no poder agora

e tem sempre aquele que finge não ver, que acha pq é o pt no governo "tudo fica bem"

a cidade tá parada só os puxa saco do carlito "não percebem"

Xepa disse...

Nunca fui PT,na minha leitura do prefeito Carlito...quebrou o élo viciado da vélha confraria que dominava todos os setores da nossa prefeitura...acabou certos vicios de passe livre para figurinhas "nariz de folha" embufados,moças cochudas perambulando...aí até eu queria.

Anônimo disse...

VAMOS LEVANTAR A BANDEIRA DE TODOS DAREM AS COSTAS AO PALCO DO DITADORZINHO

Anônimo disse...

É COISA DESTES INCOMPETENTES, A CONSTITUIÇÃO GARANTE O DIREITO DE MANIFESTAÇÃO E PRONTO, CARLITO PERMITINDO OU NÃO PODE FAZER.
CADÊ O MINISTÉRIO PÚBLICO?
CADÊ O PROMOTOR ASSIS? TÁ QUIETO.
VAI TER MANIFETAÇÃO SIM, CARLITO QUERENDO OU NÃO.
FORA DITADOR.

Anônimo disse...

O MARIANO TÁ CERTO. TEMOS QUE NOS MANIFESTAR. SEU FOR IREI ME MANIFESTAR, ELE QUERENDO OU NÃO, ELE NÃO PODE PROIBIR O QUE A CONSTITUIÇÃO GARANTE.

Anônimo disse...

DE COSTAS PARA O PSEUDO-PREFEITO CARLITO "CHAVEZ"... ÓTIMA IDÉIA!!!!