EDITORIAL: O modelo Hugo Chávez

O sonho do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, é controlar os órgãos de comunicação do seu País, principalmente os que lhe fazem oposição.

Apesar de publicamente afirmar que é a favor da liberdade de expressão, Chávez tem aproveitado todas as brechas constitucionais para fechar emissoras de rádio e TVs contrárias a seu governo.

No Brasil, durante muitos anos os partidos de esquerda, entre eles o PT, trataram Hugo Chávez como um líder a ser seguido, um modelo. O mundo mudou, a realidade mudou, mas parte do PT não mudou.

O presidente Lula, amigo de Hugo Chávez e Fidel Castro, mudou. Primeiro tornou-se o “Lulinha paz e amor” para ganhar as eleições em 2002, depois livrou-se de radicais como o ex-chefe da Casa Civil, José Dirceu, para escapar do escândalo do mensalão. Lula percebeu que o estilo Chávez/Fidel/Zé Dirceu de governar pela radicalização não é adequado para o Brasil. No entanto, parte do PT continua seguindo a doutrina aprendida por Jose Dirceu, o “comandante”, em Cuba na década de 1970.

O prefeito Carlito Merss é um desses seguidores. Na busca incessante de controlar a imprensa de Joinville, admitiu que chama os donos de televisão, rádio e jornal para entrar em acordo sobre o tom das notícias que falam sobre sua gestão.

Em 2010, Carlito terá R$ 11 milhões para gastar com publicidade, com os órgãos de comunicação que forem “simpáticos” ao seu governo. A imprensa que fizer críticas a gestão petista está “fora” da publicidade oficial.

Nos últimos dias novos sinais preocupantes de cerceamento da liberdade de expressão foram emitidos. No primeiro caso, a Justiça impediu que a prefeitura retirasse das ruas os outdoors que criticavam Carlito no caso do aumento do ônibus.

Agora, regras criadas pela prefeitura, impedem manifestações populares no desfile de 9 de março.

Os tempos mudaram, mas não para o Chávez de Joinville.

2 comentários:

Anônimo disse...

Maceió,03/03/2010

Meus parabéns aos que fazem a "Gazeta
de Joinville",que conheci em 2005.
Continuem assim,não se deixem levar
pelo canto da Sereia(publicidade).
Basta de ditadores(Fidel,Hugo,Lula).

Anônimo disse...

O estranho é que na epoca das eleiçoes o Carlito era o Deus para joinville, agora ele é o demonio

parabens pela imparcialidade.