“Governo Carlito pode ser a pior decepção que Joinville já teve”

da redação
redacao@gazetadejoinville.com.br

Francisco de Assis, formado em gestão pública, já foi presidente do Partido dos Trabalhadores de Joinville (PT), vereador (1996 -2000), duas vezes deputado estadual (1998 a 2006) e, atualmente, é o segundo suplente de deputado federal. Filiado há mais de 20 anos ao PT, o ex-deputado é considerado um dos principais expoentes do partido em Joinville. Assis conversou com a Gazeta, expôs sua decepção com o governo Carlito e seus planos políticos para 2010.

Assis alega sofrer uma ferrenha e implacável perseguição do grupo político que hoje comanda Joinville. No entanto, apesar de demonstrar aflição com a paralisia na gestão da cidade administrada por seu partido, afirma que é pré candidato a deputado federal nas eleições de 2010, e que seu nome é consenso entre os militantes do PT, inclusive de alguns que participam da administração municipal.

Como a maioria dos joinvilenses, Assis não esconde sua decepção com a gestão de Carlito Merss que, segundo ele, ajudou a eleger, fazendo campanha de casa em casa.

O petista reprova categoricamente a forma como se deu o aumento na passagem do transporte público. “Essa foi uma decisão única e exclusiva do prefeito”, lamentou. Ele também fez um alerta, “se esse governo não melhorar trará reflexos negativos irreversíveis ao PT em Joinville, porque até agora não disse para que veio”. Francisco de Assis foi enfático ao mencionar que a desculpa de lançar a responsabilidade da atual inércia na gestão anterior, não cola mais e classificou como incompetente a atuação do secretário da fazenda, Marcio Florêncio.

Entrevista • Deputado francisco de ASSIS (PT)

Fora do governo
De fato, foi uma surpresa negativa pra muita gente o prefeito não ter me chamando para discutir o governo ou conversar sobre a política de aliança. Veja que no 2º turno eu fui um dos coordenadores da campanha do comitê supra-partidário, fui convidado. Eu fui um militante que fez campanha de casa em casa pedindo voto para o Carlito. E depois disso, nem sequer agradeceram. E isso não foi somente comigo, outros militantes e fundadores do partido sofrem a mesma coisa. É uma perseguição política implacável que estão fazendo. Eu me emociono ao lembrar nossa conquista, da vitória.

Perseguição política
Eu tive três amigos que foram exonerados do gabinete do vereador Beline Meurer. Três ex-assessores meus. A Rosimary, do Bom Retiro, o Valdir do Nova Brasília e o Orides que mora no Espinheiros. O que aconteceu com esses três companheiros foi um ato de covardia. Esse é o tipo de perseguição que nós não aceitamos nem mesmo de nossos adversários, imagine entre nós do PT.

Aumento da água e do ônibus
O que faltou foi um dialogo mais aberto. Todo mundo foi pego de surpresa com a decisão fechada no gabinete do prefeito. Isso é o de mais estranho que eu vejo. Os vereadores de nossa bancada sequer tiveram acesso para discutir com o prefeito essa questão do aumento. Quando se soube, foi através da imprensa. Foram longos meses de discussão e, na hora de decidir, o prefeito decidiu sozinho. E ainda pior, um aumento acima da inflação em uma decisão tomada dentro de um gabinete sem ninguém da bancada estar participando.

Carta do vereador Mariano
Eu penso que o Adilson Mariano está sendo coerente. Ele manteve a postura. É vereador do PT. Esse descontentamento dele é aquilo que eu já falei. Foi da forma como se concedeu esse reajuste na passagem do ônibus e a carta que ele enviou à imprensa, expressa justamente o seu descontentamento com a política adotada pelo prefeito e seu partido.

Rombo de R$ 100 milhões
Em Joinville a Secretária da Fazenda é um exemplo disso. Essa briga com o governo anterior falando e lembrando o tempo todo de uma dívida de R$ 100 milhões e que depois se comprovou que não era isso, mostra a incompetência do secretário que também acabou comprometendo o governo. Esse é um dos piores setores desse governo, porque ao invés de trabalhar, produzir e mostrar a que veio, fica apenas lembrando o passado, e pior que isso, de forma errada.

O pior de todos
O presidente Lula teve a sabedoria e a inteligência de colocar pessoas competentes no governo e substituir algumas quando necessário. Esse ano em Joinville foi muito dificil, com uma administração que ainda não disse por que veio e é visível que a população de Joinville também tenha esse sentimento. E, se não melhorar vai ser a pior decepção que Joinville já teve.

Esperava mais
Se você fizer uma pesquisa em Joinville vai constatar que todo mundo pensava bem diferente. Que seria um governo de fato para toda sua gente. Você imagine, eu me preparei para o serviço público, me formei em Gestão Pública, e apesar de minha ficha de serviços prestados ao partido não fui chamado nem mesmo para discutir questões de governo. Isso só tem um nome, perseguição política, perseguição barata, uma coisa de ignorante

Candidato a deputado federal
A maioria expressiva dos companheiros do PT em Joinville entende minha candidatura como natural e lógica. É claro que eu gostaria que fosse candidatura única, mas, sabe-se que é difícil porque o PT de Santa Catarina exige que Joinville, uma cidade com mais de 300 mil eleitores, tenha pelo menos dois candidatos a federais.

Apoio da militância
Pelo apoio que eu recebo nas reuniões semanais que realizo nos bairros da cidade, acho que a maioria, principalmente dos núcleos do PT me apóia. Muitos que estão no governo, apesar de apoiarem minha candidatura não se sentem a vontade em declarar isso abertamente, talvez, até por receio de algum tipo de perseguição. Foi o que aconteceu com os assessores do vereador Belini Meurer, que foram exonerados de seus cargos por isso. E isso, não foi determinação do vereador e sim do governo.

“Máquina” a serviço de Marinete
Eu torço para que ela faça uma boa votação porque isso ajuda o PT a eleger mais deputados federais. Ela vai ter o apoio da máquina da prefeitura, mesmo que não seja por livre vontade das pessoas, mas, talvez por pressão. E se isso acontecer vai ser lamentável, se tiver pressão de prefeito, pressão de secretário em cima de servidores pra fazer campanha. Isso é algo que o PT e os petistas não admitem, não aceitam em hipótese alguma. Mas, tomara que não aconteça dessa forma, e se for, isso não me intimida.

46 comentários:

Mauro Fonseca disse...

Se um filiado do PT critica o alcaide municipal, o que dirá o restante dos partidos....

Anônimo disse...

Estou muito triste com as palavras do Ex-deputado Francisco de Assis. Digo isto, pq o Assis não pode e não tem o direito de atacar um membro do colegiado do governo Carlito, chamando o Secretário de incompetente. Ele não está ativo no governo e não conhece a pasta da Secretaria da Fazenda, para fazer uma afirmação desta. Sou seu Fã, mas neste exato momento, não posso afirmar que votaria em vc mais uma vez. Também, gostaria de indicar para vc, Assis, que procurasse se inteirar do Relatório de Gestão 2009, para confirmar que a gestão Carlito não está inerte. Vc encontra o Relatório de Gestão 2009 no site da Prefeitura. Pense melhor antes de atacar e ofender as pessoas. Quem gosta de vc, pode ficar muito chateado com seus comentários maldosos.

Júlio Cesar Amorim disse...

Concordo com o Assis. Nãom precisa ver aquele vergonhoso relatório pra saber que esse é o pior governo de todos os tempos. Ficará marcado na história de Joinville pela imcompetencia. Ainda bem que restam apenas 36 meses pra vocês irem embora.

Anônimo disse...

Carlito, ou tu começa a trabalhar ou o PT afunda no estado.
De que lado tu está?
Não tens vergonha?
Dá ao Luiz Henrique o que ele deu ao Lula, paga na mesma moeda.
Expulsa a gente dele e chama os outros pra te ajudar.
Será o fim da tríplice se tu fizer o dever de casa.
Liga pro Lula que ele te ensina a resolver os problemas e manda uns amigos bons de trabalho.
Se assim não for, tu afundará o PT pra sempre.

Anônimo disse...

mais um que sai da escuridao!!!
wngracado bem em ano eleitoral
bando se sanguesuga isso sim
até apouco tava td certo
agora que barco ta indo pro fundo todos pulam
e todos querem bote salvavidas
e o povo paga a conta

Osmar disse...

Assis vc foi deputado e fez oq por Joinville ??????
NADA , NADINHA , DE NADA !
Vc perdeu uma boa oportunidade de ficar calado !

Anônimo disse...

È Francisco de Assis, de santo você tem só o nome. Queria mamar nas grandes tetas do município, não conseguiu e agora mete o pau no Carlito.E se você tivesse conseguido uma vaguinha, estaria agora criticando o governo municipal? Isso é despeito, você está pagando pela sua arrogância. Quando era Deputado Estadual não conhecia mais ninguém, e, agora, no ostracismo, com ninguém mais puxando o saco, a sua auto estima provavelmente anda mais baixa que traseiro de sapo, logo,ataca a tudo e a todos despudoradamente.Te peço uma coisinha só... me cite pelo menos, três projetos seus de grande repercussão. Você já está contaminado pelo desespero, logo, logo o primeiro partido político que te oferecer uma tetinha você vira a casaca.É uma pena, o desespero é atroz.

Anônimo disse...

Parece que a militancia do PT resolveu comentar aqui nesse espaço democrático. Mas voces não tem que comentar, tem que fazer, afinal, agora voces são governo e como diz o nobre Assis, AINDA NÃO DISSERAM A QUE VIERAM.É isso aí Assis, sua atitude demonstrou que vc não tem o rabo preso, nem mesmo com seu partido. Parabéns.

Adriano Almeida disse...

O Assis é um político sério.

O que o Asssis disse: que se emociona quando lembra da vitória.
Ele teve participação ativa nestes 20 anos, MUITO BARRO FOI AMASSADO.

E o que ganharam a maioria dos petistas? O direito de governar? De transformar o tipo de gestão que reina há 30 anos ?
NÃO.
Ganharam uma PERSEGUIÇÃO IMPLACÁVEL do grupo que está no poder.

Anônimo disse...

Ao contrário do que se disse Francisco TEM e O DIREITO de atacar quem quiser, inclusive os incompetentes do PT. Francisco esta CERTO. CARLITO É CANCER NO PT, MARINETE UMA DIARRÉIA EM JOINVILLE. O Márcio, o Naim e muitos outros SÃO INCOMPETENTES MESMO, E MAIS IMCOMPETENTE QUEM OS NOMEOU.

Anônimo disse...

Calma, Calma pessoal o pior ainda está por vir, aguardem.

Jose Carlos Sandri disse...

Quem conhece a história do Francisco de Assis se emociona quando lê sua entrevista.
É preciso coragem. Ele tem moral para reclamar de implacavel perseguição política.
Elegemos o petista errado.
Só falta agora que a prefeitura exigir que o Assis peça desculpas por falar o que todos nós estamos sentindo.

JOÃO DE DEUS ARAUJO disse...

SOU PETISTA E CONCORDO COM TUDO QUE O ASSIS DISSE. TENHAM A CERTEZA QUE VOU TRABALHAR PARA ELE SE ELEGER NOVAMENTE. O PT PRECISA RECUPERAR SUA CREDIBILIDADE QUE O CARLITO/MARINETE JOGARAM NA LAMA.É MUITA MARIA INCOPETENTE NA PREFEITURA.

sabiah disse...

Huahuahuahua. ASSIS? Quem foi este para Joinville ?
João... tá ferrado! Vai trabaiá pra caramba !

Assis, Kennedy, Carlito... nem ninguém!
Enquanto não houver reforma política e revisão absoluta de cargos/salários e mudanças de algumas leis(voto secreto de senadores, habeas corpus preventivo, candidato culpado por crimes )... tenho nojo de polititica e meu voto será nulo sempre !

Sabiah.

Mauro Fonseca disse...

Sabia, vc não deve ter nojo da politica, mas, dos POLITICOS.
Nós precisamos e dependemos da politica, porém, com o voto consciente vamos colocar pessoas do BEM, que tenha vontade de trabalhar para a coletividade de um modo geral.
Lembre-se, antes um pais mal governado, que um pais sem governo, seria o caos.
Sabiah, não desanime, até o dia 3 de outubro vamos nos preparar para votar certo.

Unknown disse...

Francisco de Assis, lembro bem desse cara... Viajou para não votar contra as empresas de ônibus quando era vereador... Lembra Assis? Cara bom esse...Só ganhou dinheiro na política, foi cobrador de ônibus e agora é milionário (ao menos aparenta ser), tem várias propriedades, Assis soube ganhar dinheiro na política, não conheço outro em Jlle, político, dito de esquerda, que tenha enriquecido como o Assis, sou vizinho dele no Costa e Silva, votei nele para vereador, me decepcionei quando ele viajou para não votar na sessão da câmara que prorrogou por mais quinze anos as concessões dos ônibus.Para mim o caráter do Assis era duvidoso antes de atacar o governo do próprio partido, por não ter conseguido cargo, agora não duvido mais, o moço não tem caráter algum. O governo municipal não está as mil maravilhas, mas se foi só um ano, tem mais três, acho que o PT tem que expulsar Assis e Mariano, que para se darem bem jogam os companheiros na fogueira. Duas traíras...

Armim Kieper disse...

Corajosa a atitude desse cara. Não teve medo de denunciar esse equema nefasto que se alojou na prefeitura. Saia candidato que terás meu voto.

Olho Vivo disse...

Faz tempo que eu venho dizendo, Carlito, Marcio Florêncio, Marquinhos, são muito incompetente. Mas eu sou mais ainda... Eu acreditei neles...

Anônimo disse...

Coisa triste,ver a ptzada acabando com nossa cidade, isso é uma vergonha
coitado dessa população, está sentindo na pele, mas ñ ouviram, João Rodrigues dizia p pt vem cagar nessa cidade, está ai dito e feito.

Mariana Fischer disse...

Assis, voce tem coragem!
Tem muita gente levando couro nas costas do grupo do Carlito e Marinete mas fica calado com medo de perder o cargo na prefeitura.
De repente aparece no cenário político que fala que não se intimida.
Arme-se Assis. com inteligência voce vai virar o jogo.

Anônimo disse...

O problema dessa tamanha incompetência, é que todos joinvillenses pagam a conta. Que chegue logo 2012! PT Nunca Mais!!!

Anônimo disse...

Fora PT, senão dão conta do recado, peguem a mala e vão embora!!!

Anônimo disse...

Assis que bom você ter essa corragem. Sou petista e queria e ainda quero que o governo Carlito que é do PT de certo. Mas não é essa a realidade, cinto o prefeito com medo de tudo e todos, só parece que não tem medo do povo que o elegeu. Queremos um governo de realizações p/ transformar essa cidade........

Osvaldino Vieira disse...

E companheirada! Temos que admitir que não tinhamos ninguém preparado para assumir a prefeitura de Joinville. Carlito/Marinete devem mudar para o DEM. Eles estão cuspindo em nossa ideologia. Ainda bem que temos pessoas como o Capim Teimoso (Assis) para tentar recuperar o nome do PT.

Anônimo disse...

Ao votar em Carlito votamos por uma Joinville de toda sua gente... o que vemos na prática hoje é que, assim como o Deputado Assis, lamentamos porque vivemos algo que a esquerda sempre foi contrária e sobre o qual sempre lutou... vivemos uma ditadura velada de esquerda - excludente; aonde a participação é realizada somente como forma de confirmar os anseios dos gestores e dos seus interesses (ou seja, uma participação nula); um Orçamento Participativo que não coloca uma parcela real do orçamento para ser discutido, mas sim, uns trocados que não realizam nada de significativo.
Concordo com Assis... esperava mais... Joinville esperava mais... e a decepção é um sentimento que marca!

Anônimo disse...

Ainda bem que no PT temos gente como o Assis que tem a mesma clareza e discernimento que a população... espero como petista que o Carlito reveja seus conceitos e comece realmente a administrar esta cidade de forma a marcar positivamente a sua gestão.

Anônimo disse...

Depois de falar a verdade... qual será a atitude do PT em relação ao Assis???? Vão aceitar a crítica ou reclamar dele por expressar a sua opinião???? Será que o PT é realmente participativo e de esquerda???

Anônimo disse...

''È Francisco de Assis, de santo você tem só o nome. Queria mamar nas grandes tetas do município, não conseguiu e agora mete o pau no Carlito''[2]

Anônimo disse...

Tem muito petista comentando aqui, principalmente comissionados. Vão trabalhar.

Luis Carlos Martins disse...

As coisas são como bumerangue. Ou seja o que voce lança volta para voce, de um jeito ou de outro.

Carlito/Marinete era uma dupla do tipo "bate/assopra".

A marinete brigava e o marido apartava. Isto, até eles chegarem ao poder.

Agora, ambos batem.

A entrevista indignada do Assis contra a perseguição que sofre do grupo do PT comandado pelo casal prefeito(a), foi a volta do Bumerangue.

O poder embriaga e faz pessoas, antes normais, perseguirem aqueles que ousarem contrariá-las.

Anônimo disse...

ah ah ah, falar sempre foi facil, o díficil é fazer... Acorda Joinville!!!

Joinvilenses, prestem atenção que tem mais um por aí que só sabe falar e gargantear... fazer eu duvido que vai saber fazer...

Anônimo disse...

MEU DEUS. AINDA TEM GENTE QUE ACREDITA NO PT. ESSA É A PROVA MAIOR QUE ESSE PREFEITO NÃO PRESTA.
FOGO AMIGO.

Rose Schoroeder disse...

Vamos fazer uma reflexão:

- Pessoas influente do PT criticam publicamente os prefeitos Carlito e Marinete.
- Perseguições são hoje comuns no governo petista.
- Moderados como o vereador Bento foram marginalisados.
-Muitos militantes do Partido dos Trabalhadores sentem-se traídos.

O jeito Zé Dirceu éstá funcionando para os prefeitos de Joinville?
Valeu a pena queimar o aliado Kennedy logo no início do jogo?
O grupo de fora: Marcio Florêncio/Dalbosco tem acertado?

Anônimo disse...

CARLITO PEDE PARA SAIR.
PT FECHE AS PORTAS.

Anônimo disse...

São tudo farinha do mesmo saco!!!

Anônimo disse...

O PT COMEÇA A MOSTRAR A SUA CARA EM JOINVILLE. DAÍ ATÉ O DINHEIRO COMEÇAR A APARECER UM CUECAS E CALCINHAS É UM PULINHO.

Roberto Almeida disse...

Resumindo tudo isso. Joinville não merece ser administrado pela Marinete.

Danilo disse...

Vamos eleger o tebaldi novamente !!!
A cidade será salva , os joinvilenses viverão felizes para sempre !
Claro que vão aparecer alguns chequinhos na conta dele, a nova miss Joinville também fara uma viagem ao exterior , de pois de prestar alguns serviços, ele vai comprar um titulo de campeao pro JEC , é certo que vão rolar alguns processinhos , vai ser uma beleza!
VIVA O TEBALDI !

Anônimo disse...

Dinheiro! É isso que eles querem. A Empresa de Cesta básica negou-se a Molhar a mão de algus e viu no que deu? Trocaram!

Anônimo disse...

Gostei. O Carlito não pode vim a ser a pior decepção. Ele É. Só sabem fazer politicagem barata. Bando de incompetentes e Hipócritas.

Anônimo disse...

VAMOS FAZER UMA REUNIÃO NA PREFEITURA E CONVIDAR TODAS AS MARIAS ENCOSTADAS LÁ PARA DECIDIR QUAL SERÁ A PRÓXIMA REUNIÃOQUE DISCUTIRÁ A ATITUDE DO ASSIS.

Anônimo disse...

O Carlito é apenas mais um que está na fila dos incompetentes,dos políticos que tem como base a MENTIRA

Osmar disse...

Assis vc não se elege nem pra sin dico de prédio !

adilson disse...

Mais uma porta se abre para a candidatura de Mauro Mariani a prefeitura de Joinville em 2012, com as falcatruas do Tebaldi e a incompetência do Carlito não vai dar outra....

jonas disse...

joinville provou que nao sabe votar,o cara vivia o tempo todo em brasilia,nao conhecia a cidade,como vai fazer alguma?pode vir alguma coisa boa daquela cidade?a pouco meses atras,eu presencie uma cena,ridicula estava eu com minha esposa e filhas no centro de jlle,e vi um certo individuo vereador mais, votado da cidade,lindo de chinelo,shorts rosa,camiseta cavada,entrando em uma loja,e fiquei olhando e me perguntei sera que ele foi pedir voto,aos seus eleitores desta forma?interessante!! tudo bem que ele tem direito,mas e povo que votou nele,nao merece um pouco mais de respeito,alias os vereadores que se elegeram na ultima nao fizeram ate agora nada por jlle.mas que bom os seus salarioszinho esta sempre no banco isso e muito bom ,voces nao acham,na proxima eleiçao eu quero entrar pra ajudar minha esposa,minhas filhas,afinal de contas ganhar r$6.000.00 todo mes sem pressao do patrao nao e tao mal assim.ai meus queridos e so alegria.!!!! mas vai um recados a voces nobres edis aproveitem juntar um pouco de grana,porque o povo esta ficando inteligente.ok!!

Anônimo disse...

é uma vergonha o que estou vendo nesta cidade.governo carlito é o pior sim sim sim. olha quem está falando é um filiado do pt há mais de 10 anos.e olha mais uma vez vai ter aumento de agua e da tarifa de onibus........vergonha......
assinado mauricio fernando da rocha