Carlito é subalterno de empresas de ônibus, diz vereador petista

da redação
redacao@gazetadejoinville.com.br

Há duas semanas, o deputado Kennedy Nunes (PP) reacendeu a discussão por uma tarifa de transporte coletivo mais barata para Joinville ao espalhar outdoors pelos quatro cantos da cidade. Kennedy cobra do prefeito Carlito Merss o acordo que os dois tinham de usar a verba do gabinete do executivo para subsidiar as passagens de ônibus. Na sexta-feira (22) , foi a vez do vereador Adilson Mariano (PT) entrar na briga ao fazer duras criticas ao comportamento de seu colega petista.

Carta aberta
Mariano divulgou, através de seu site pessoal e da imprensa local uma “Carta Aberta” ao prefeito Carlito Merss em que o parlamentar demonstra sua indignação com o aumento concedido às passagens de ônibus e principalmente com a recente suspensão da gratuidade de idosos de 60 a 64 anos.

Adilson Mariano foi o autor da lei que definiu o benefício, mas viu as empresas concessionárias agirem nos bastidores e conseguirem, na Justiça, derrubar a gratuidade.

Em documento publico o vereador elenca 13 pontos para que, segundo ele, a população possa “refletir” sobre a polêmica em torno do transporte coletivo.

O vereador diz ter feito um grande esforço, através de movimentos sociais e do partido, para que Carlito não concedesse o reajuste pedido pelas empresas, mas não adiantou.

Prefeitos subalternos
O petista afirma que desde 1996, a passagem de ônibus de Joinville subiu mais que o dobro da inflação e acusa os prefeitos que cumpriram mandato neste período (Luis Henrique/PMDB), Marco Tebaldi/PSDB) e o atual Carlito Merss) de serem “subalternos” das empresas de ônibus. “Há muito tempo Gidion e Transtusa conseguem os aumentos que querem de prefeitos subalternos, prejudicando a população que mais precisa. Até o aumento de maio de 2009, a tarifa havia sido reajustada (somando todos os excessos, desde 1996) 109,2% acima da inflação. Logo, a tarifa deveria ser reduzida e não aumentada.”

Adilson Mariano lembra ainda a falta de fiscalização da prefeitura sobre o sistema de transporte coletivo. “Qual a base para aceitar o valor da tarifa imposto pelas empresas? Os dados da planilha de custos. Mas como aceitar tais dados se há muito tempo praticamente inexistia fiscalização no sistema? Como aceitar os números determinados pelo crivo exclusivo dos interessados no aumento?”, questiona o vereador.

ILEGALIDADES DAS PLANILHAS
Em outro item do documento, o vereador petista alerta para falhas graves nas planilhas produzidas pelas empresas de ônibus e chanceladas pela Prefeitura. “Por que o governo permite que o valor pago pelas indústrias para o transporte especial de seus operários não entre no sistema, mas admite a inclusão do custo desse serviço, considerando o pagamento dos motoristas, combustível e manutenção dos ônibus?”, pergunta Mariano.

Segundo ele: “A integralidade do valor vai para o bolso dos empresários, mas o custo é pago pelos usuários do sistema. O mesmo ocorre com os fretamentos. Se os operários transportados, bem como os usuários dos fretamentos, estivessem incluídos no sistema, aumentaria largamente o índice do IPK (índice de passageiro por quilometro rodado), reduzindo assim o valor da tarifa”, avalia Mariano.

22 comentários:

Anônimo disse...

Carlito é uma vergonha pra Joinville

Anônimo disse...

Porque a IRMA do Prefeito, CARMEN MERS nao trabalha mais depois que ele assumiu. É funcionaria da Prefeitura. Ou esta de licença, mas normalmente de atestado médico, so que viajando, namorando, curtindo a vida. Que coisa feia né Carlito e Maninha

Daniel disse...

Mais um oportunista barato!
Mariano só sabe fazer greve, defender o MST e por aí vai .
Esta com a mesma doença do Kennedy;fazendo graça pra ganhar uns vótinhos !
Ja falei , o Carlito ta virando vitima, e a oposiçao ainda não se tocou !!!!

Douglas Schaufffert disse...

Os argumentos que o senhor oferece, são fortes.
Talvez fosse produtivo publicar uma planilha com os aumentos de tarifa e a inflação desde 1996 e, em nome da transparência, a famigerada planilha de custos das duas concessionárias.
Com certeza, o prefeito ficará digamos...contrariado.

Anônimo disse...

Carlito é uma vergonha, Tebaldi outra, kennedy mesma coisa.
Sobrou alguém?
Quando joinville vai parar de reeleger essa gente que quer viver de politica?

Estrela da cidade disse...

Antigamente nem todos os dentes tinha...hoje... se eu naci pobre não me lembro...só penso na minha turma...
os joinvilenses se curvão para mim...sou até 2014 o centro das atenções...me amo...me beijo...sei lá de onibus.

Helio Queiroz(indignado) disse...

Resposta ao Daniel,

Voce tem razão em seu comentário.
O Carlito está por um fio de tornar-se vítima.
Aliás acho que ele já é vítima.

O que temos que responder é porque?

Porque mentiu para O Kennedy.
Porque mentiu para o Mariano.
Mentiu para todos nós.

Vitima sim, mas dele mesmo.

Anônimo disse...

O Estrela da Cidade além de não saber escrever também não sabe contar. Vá pra escola Estrela Ignorante!

Daniel disse...

Para Helio Queiróz.
Em um primeiro momento claro que ele não é a vitima , para vc e muitos outros ele não é , mas se voce circular na periferia muitas pessoas ja estão mudando de ideia ,
Isso é tipico, como ele não rebate e se faz de coitadinho acaba virando vitima , espere e verás !!!
Quanto ao Kennedy , ao Mariano são oportunistas baratos porque tanto um como outro ja foram vereadores em outras legislaturas e nada fizeram .
Pra mim é tudo farinha do mesmo saco !

Voz da periferia disse...

Eu votei no Carlito acreditando que o prefeito seguiria os passos do companheiro Presidente LULA e baseado no que vivi da administração do PT e similares no RJ mas o que vemos indenpendentemente de posição partidária é a mesma inércia de governos anteriores na hora de agir em favor de Joinville e toda a sua gente em todas as áreas. Carlito vossa excelencia é uma vergonha para o PT, UJS, UMES entidades pelas quais já militei, nunca mais voto na sua pessoa.

Anônimo disse...

ALGUÉM PODE ME DIZER COMO SE CALCULOU A NOTA CONCURSO PUBLICO DA PMJ POIS ATÉ HJ NINGUEM CONSEGUE CHEGAR AOS RESULTADOS DIVULGADOS. SERÁ QUE O CRITÉRIO FOI JUSTO? PASSOU QUEM ACERTOU MENOS QUESTÕES!!!!

Anônimo disse...

BEEEEEMMMMM FEITO PARA NÓS JOINVILENSES.... ELEGEMOS COMO PREFEITO UM "CAMARADA" QUE SEQUER JOINVILENSE É... ALIÁS, SEQUER CATARINENSE ELE É, POIS É NATURAL DE UNIÃO DA VITÓRIA/PR (PARANAENSE... SERÁ QUE EXPLICA???)... DESSA FORMA, QUE TIPO DE COMPROMETIMENTO PODEMOS ESPERAR DO MESMO????

Dias disse...

O Tebaldi é gaucho , o Darci é paranaense, o Mariani também é paranaense, o Luiz Henrique é natural de Floripa, portanto isso nao é problema, até porque se formos pensar assim estariamos desrespeitando todos aqueles que vieram para Joinville, adotaram essa cidade como a terra para viver , fazer a vida e criar os filhos.
A grande diferença é que o carlito nunca foi processado por atos de leviandade, enquanto que os outros colecionam processos .
O carlito e o Eni Voltolini são nosasa reservas morais na area politica.nada melhor que um dia após o outro , muitos que estão ai a criticar, estarão aqui nesse mesmo espaço elogiando e reconhecendo o bom trabalho que o carlito ainda ha de fazer.
vamos dar tempo ao tempo.
Só os radicais da oposiçao continuarão a criticar.

Maria Luiza Cardoso disse...

São todos uns covardes, ao invés de colaborar com a daministração do municipio, para o bem do Joinvilense, ficam aí detonando o coitado do Carlito !
Fora seus covardes ...!!!!!
Não fazem nada , a não ser criticar !!!!
Bola pra frente carlito !
Voce é um homem integro !

Anônimo disse...

DANIEL
VC TOCOU NO PONTO CERTO!
JOINVILE VEM SENDO ADMINISTRADA POR FORASTEIROS A 4 GESTOES
E O QUE ESSES FORASTEIROS FIZERAM POR JOINVILLE?
CLARO QUE TEM MUITA GENTE BOA QUE NAO É NATURAL DE JOINVILLE
EU TBEM NAO NASCI AQUI
O QUE TEMOS QUE FAZER É NOS LIVRAR DESSES ELEMENTOS QUE VEM PRA CA PARA USAR NOSSA CIDADE COMO TRAMPOLIM, É SÓ OLHAR NOSSO GOVERNADOR!!
FORASTEIRO !! FAZ JURAS DE AMOR POR JOINVILLE, MAS SÓ JURAS
PQ OBRAS MEU AMIGO LAMENTAVEL
VISITE O HOSPITAL REGIONAL !! VISITE O HOSPITAL SAO JOSE MAIS LAMENTAVEL AINDA
E FORAM LA CONSTRUIR A TAL DA ARENA QUE JA ESTA TODA RAXADA
OLHA O QUE FIZERAM NA EXPOVILLE
SÓ MARACUTAIAS SÓ ISSO
SÓ INTERRRESES PARTICULARES E O POVO MORRENDO NOS CORREDORES DO SAO JOSE NOS CORREDORES DO REGINAL
SE A VIGILANCIA SANITARIA ENTRASSE DENTRO DE QUALQUER UM DESSES 2 HOSPITAIS E FISESSEM UMA VISTORIA FECHARIAM OS 2
LAMENTAVEL ISSO
É O DESCASO DOS FORASTEIRSO
QUE NAO TEM COMPROMISSO NENHUM COM O POVO JOINVILLENSE SEM FALAR DA TAL RODOVIARIA OBRA DO SENHOR LHS QUE PEGOU UMA RODOVIARIA VELHA E FEZ AQUELA MAQUIAGEM SE VC OLHAR OS ONIBUS GRANDES TEM QUE FAZER MAIOR MALABARISMO PARA LA ENTRAR
LAMENTAVEL

Anônimo disse...

VERDADES SEJAM DITAS:
1 - A IRMÃ DO PREFEITO NÃO TRABALHA MAIS.
2 - A "MULHER" (SE É QUE SE PODE CHAMAR AQUILO DE MULHER) É QUEM MANDA NA CIDADE.
3 - UMA DETERMINADA CONSTRUTORA É QUEM FAZ SEMPRE AS OBRAS DO MUNICÍPIO
4 - O CARLITO SÓ TEM TOMADO NA CABEÇA(VITÓRIA DO KENEDY NO CASO DOS outdoors É UM EXEMPLO)
5 - OS SERVIDORES ESTÃO SENDO PERSEGUIDOS
6 - O KENNEDY É O ÚNICO QUE TEM BATIDO DE FRENTE COM ESSA CORJA.
7 - METADE DOS SECRETÁRIOS DO CARLITO ESTÃO IGUAL A CACHORROS QUANDO CAI DO CAMINHÃO DA MUDANÇA.
8 - AS LICITAÇÕES DA PREFEITURA ESTÃO TUDO PARADA NA JUSTIÇA (TUDO DIRECIONADA, TUDO FRAUDE, ACHO QUE O KENNEDY TINHA QUE VER ISSO TAMBEM)
DEPOIS DIGO MAIS. VALEU GAZETA.

Anônimo disse...

É VERDADE CHAMA A MARINETE DE MULHER, É OFENDER AS BELAS MULHERES DE NOSSO BRASIL. NINGUÉM VAI COMENTAR O QUE O ANÔNIMO DISSE AI NÃO? SERÁ QUE É PORQUE É VERDADE? E AI CARLITO? E AI SECRETÁRIA DE COMUNICAÇÃO? (NÃO É FORMADA EM COMUNICAÇÃO E NÃO ENTENDE NADA DE COMUNICAÇÃO).
O PESSOAL DA GAZETA PODIA DAR UMAS AULAS PARA O PESSOAL DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO DO CARLITO. KAKAKAKAKAKAKAKKAKK

Mauro Fonseca disse...

Adilson Mariano, cobra o prefeito do seu partido, para enviar à Câmara de Vereaores o Projeto de Lei que beneficia o idoso entre 60 a 64 anos de idade.
Já estamos no mes de fevereiro, vem o carnaval e logo inicia o mes de março.
VAMOS AGILIZAR, esta facil de ser resolvido.

Carlos Antonio Pereira disse...

Falta explicar melhor as razões para colocarem no orçamento deste ano R$ 11 milhões para publicidade e nada para subsidiar o transporte coletivo.
Não seria mais coerente usar parte desta montanha de dinheiro da publicidade para algo mais útil ?

Todos os dias jornais, rádios e TVs são inundados de propaganda da prefeitura sem nenhum propósito que não seja auto promoção.

É muito dinheiro publico, jogado no ralo da publicidade, sem nenhum benefício para a polpulação.

Anônimo disse...

Adriano C.

e chamam isso de mudança
aguenta povo

pois o prefeito do povo tá zoando com o povo rs...

o poder é algo tentado

Anônimo disse...

E AINDA VÃO DAR DINHEIRO PARA A PASSEATA GAY.

Transportes News disse...

O Carlito aprendeu rápido com o Lula, primeiro os meus para depois os seus.
Carlito era uma reserva moral, quando estava na oposição, agora no Poder, moral para que?o povo brasileiro não tem memória, vai mamar os 3 anos e no 4 vai fazer como lula, distribuir vale galinha, vale cerveja, vale tudo e dai se reelege novamente.
Tudo que Carlito falou e sua mulher jogue no lixo, alias na privada.
A grande frase do Carlito" Enquanto os cachorros latem( povão) a carruagem do Poder passa"
Neste Pais, o Político sério não se elege.
O Dinheiro fala mais alto neh Carlito. Quem ti viu e quem te vê.
Escutei muito de ti, como poderiamos mudar o transporte coletivo em Joinville? Falei inumeras vezes, licitação e concorrência. Apenas era para embalar um sonho e acreditar em vcs.