EDITORIAL: Intervenção branca

Estava tudo acertado entre o prefeito e os donos das empresas de ônibus. Seria um repeteco do que ocorrera no ano passado, quando o valor da passagem subiu bem acima da inflação.

Inconformado pelo novo aumento, já que Carlito prometeu na campanha “que iria baixar a passagem”, o deputado Kennedy Nunes chamou a ação de sem-vergonhice. Não adiantou.

Os movimentos sociais protestaram e chamaram Carlito de mercenário. Não adiantou.

Quinta feira, 15, a prefeitura deixou claro que daria o aumento. Só faltava definir se para R$ 2,50 ou R$ 2,55. Sábado, 17, sai a pesquisa Datafolha mostrando que aqui, na região Sul, o tucano Serra abriu 20 pontos de vantagem sobre a candidata petista.

O efeito foi imediato na cúpula de campanha de Dilma Rousseff. A luz vermelha acendeu e a ordem emanada foi cobrar das lideranças petistas do sul providências urgentes para tentar reverter este quadro.

Chegava ao fim a fase aloprada do prefeito de Joinville, que durante um ano e três meses conseguiu, com suas ações equivocadas, a proeza de tornar-se o prefeito mais mal avaliado da história da cidade.

Na manhã da segunda-feira, dois dias após o Datafolha, o twitter da prefeitura de Joinvile divulgava uma reviravolta total no “modus operandis” do governo Carlito. Anunciava-se que o aumento, já acertado, seria adiado para depois das eleições e as planilhas ilegais adotadas, pelo prefeito, serão, agora, auditadas.

Sai de cena a equipe do secretário de Planejamento, Eduardo Dalbosco, braço direito de Carlito, e entra a sanidade política de Franklin Martins, com a incumbência de evitar que o desastre administrativo de Joinville continue a contaminar a campanha de Dilma em Santa Catarina.

11 comentários:

Anônimo disse...

ESSE DALBOSCO TÁ MATANDO O PT.

Anônimo disse...

Não queremos nem a Dilma, nem o Carlito, nem o Marquinhos e nem a "o" Marinete. Fora cambada.

Anônimo disse...

tambem não queremos o kenedi

Anônimo disse...

o carlito nunca,jamais,em momento algum da campanha disse que iria baixar o preço da passagem não sei de onde vocês tiram essas notícias,o que ele prometeu e não vez foi em relação a agua, safado.

Anônimo disse...

PARABÉNS PELA DECISÃO PREFEITO...

Anônimo disse...

PREFEITO VOLTA TRÁS E NÃO AUMENTA A PASSAGEM DO TRANSPORTE COLETIVO DE JOINVILLE?

2010, é um ano de eleição e as coisas para o PT não estão nada bem, principalmente aqui em Joinville, Vamos torcer para que essa decisão do prefeito Carlito Merss de não subir a passagem do Transporte Coletivo EM 2010, não seja uma medida puramente política onde que os maiores beneficiários com certeza serão, a sua esposa Marinete Merss que vai concorrer à deputada Federal e a Dilma candidata do PT a Presidente do Brasil. Vamos torcer para que isso não tenha sido um acordo de bastidores. E que haja realmente licitação em 2011 e que principalmente o prefeito reveja essa passagem embarcada que é um absurdo imposto pelas empresas e que foi aprovado pelo ex-prefeito Luiz Henrique da Silveira. Vamos torcer também para que o aumento não ocorra no inicio do ano, ou seja, em Janeiro, mês que tudo ta parado e nada funciona em razão de ser inicio de ano. Os Joinvilenses não aquentam mais tanto descaso do poder público em relação ao transporte coletivo, Se o prefeito mantiver a palavra e fizer a licitação que ele tanto fala e colocar ordem na casa, com certeza a sua reeleição vai estar garantida em 2012, por que o povo vai reconhecer e saber que pode confiar no prefeito Carlito para mais 4 anos de mandato, mais se tudo continuar só em promessas em favorecimento próprio e de terceiros, tenho certeza que a popularidade do nosso prefeito vai cair tanto que nem pra vereador ele será eleito novamente aqui em Joinville.


"A oposição entendeu isso como uma prática demagoga para que não haja arranhões nas candidaturas da base governista nas eleições deste ano. “Os amigos do rei conclamaram que se houvesse aumento da passagem de ônibus, suas campanhas para as eleições de outubro seriam prejudicadas. Por isso, não houve reajuste”, criticou Odir. O vereador lembrou que Carlito chamou Tebaldi de demagogo por não ter dado aumento em 2008, ano eleitoral". Fonte: Jornal A Noticia.

Isso é para os eleitores e usúarios do Transporte Coletivo de Joinville, com base no texto acima fica claro quem e quais são os vereadores que trabalham para as empresas de ônibus Gidion e Transtusa, Vale a pena lembrar que o Sr Odir Nunes também foi um dos vereadores que em 1998 aprovaram em toque de caixa o favorecimeto que acabou gerando esse transtorno todo que vivemos hoje no transporte coletivo de Joinville. Gostaria de saber o que o Vereador Odir Nunes está fazendo para evitar que o Pronto Socorro do HOSPITAL BETHESDA feche as portas na cara dos seus milhares de elitores. Demagogia é ser eleito pelos usúarios do transporte coletivo e depois trabalhar só em função dos donos dessas empresas, com certeza o Vereador Odir Nunes estava trabalhando e até desejando que esse aumento fosse dado as empresas, assim ele teria mais coisas pra usar em sua campanha para deputado estadual, Fala Sério.
Assim como ele tá cheio de Vereador que não gostaram nada do que o prefeito fez, abram os olhos e vejam por si mesmos e por favor não votem mais nessa gente. errar uma vez é humano, mais duas ou mais é pura BURRICE.

Uma coisa é certa tem muita gente que não gostou nada do que o prefeito fez, isso atrapalhou muito os discursos de campanha de muita gente. Caso isso tudo não passe de mais um engodo, ou seja, não passe de promessas, com certeza o nosso prefeito vai amargar uma derrota jamais vista aqui em Santa Catarina.

Anônimo disse...

Eu concordo com o (Anônimo), se essa decisão de não subir a passagem de ônibus é uma decisão puramente política em favor da Candidatura da esposa do prefeito Marinete Merss e dos aliados do governo Carlito Merss e principalmente da candidatura da Dilma Rousseff a presidência da república for só mais um engodo desse governo, a situação do nosso prefeito vai piorar e muito se ele quiser se reeleger em 2012. As empresas Gidion e Transtusa com certeza não precisam desse aumento, afinal de contas o preço da passagem do transporte coletivo de Joinville já está bem acima da inflação, ou seja, nos últimos anos todos os aumentos solicitados por essas duas empresas sempre foram acima da inflação e todos os prefeitos sempre concederam o aumento solicitado pelas empresas, na gestão Tebaldi a passagem ficou mais ou menos dois anos sem reajuste. O povo espera que haja licitação e que esse monopólio acabe e também espera que o aumento não seja autorizado logo após as eleições. Se isso acontecer, ou seja, se a passagem do transporte coletivo subir logo após as eleições e se principalmente não haver nenhuma licitação para implantação de mais empresas explorando o transporte público em Joinville a situação e a moral do nosso prefeito vai cair tanto, que mais uma vez eu torno a concordar com o (anônimo) que nem pra vereador ou sindico de prédio o nosso prefeito será eleito aqui em Joinville. O prefeito Carlito Merss e principalmente os Vereadores tem que entender de uma vez por todas que a população não aquenta mais tanto descaso do poder público em relação ao transporte coletivo de Joinville. Esse monopólio tem que acabar, o transporte público em Joinville tem que ser humanizado e fiscalizado. Joinville suporta e precisa de mais duas empresas atuando no transporte coletivo da maior cidade do estado de Santa Catarina.

Anônimo disse...

Não tem importância quais foram os reais motivos que levou o nosso prefeito Carlito Merss, não conceder o aumento solicitado pelas empresas do transporte coletivo de Joinville.

O que realmente importa, é que o aumento na tarifa do transporte coletivo de Joinville, não foi autorizado pelo prefeito e quem ganha com isso é, o trabalhador e usuário dos ônibus.

Esperamos que o prefeito mantenha, a sua palavra, palavra essa que ele fez questão de divulgar nos meios de comunicação da cidade, caso isso tudo não passe de mais um engodo, ou seja, não passe de mais mentiras e palavras vazias em beneficio próprio e de terceiros, certamente vai dar um “PT” na vida política do nosso prefeito Carlito Merss, (PT= Perda Total).

Anônimo disse...

Não tem importância se o prefeito manter a palavra de não aumentar a tarifa do ônibus em 2010.

Anônimo disse...

No começo desta semana (dia 19 de abril), a Prefeitura de Joinville declarou em nota oficial que não aumentará a tarifa do transporte “público” até Janeiro de 2011. A primeira reação dentro dos movimentos sociais foi de espanto, pois, até o momento, a articulação entre o prefeito Carlito Merss e os donos da Gidion e Transtusa, Moacir Bogo e Beno Harger, sinalizava um aumento de R$2,50 ou até R$2,65.

Nos primeiros desdobramentos do possível aumento, os movimentos sociais trabalharam em uma intensa atividade de base nas escolas de ensino fundamental, médio e superior. O trabalho foi realizado através de assembleias, visando debates com os jovens, o que resultou em uma grande adesão. Também foram realizadas palestras em salas de aula e panfletagens em frente às escolas. Esta primeira etapa de diálogo foi finalizada com uma grande manifestação na Univille, onde foi cobrado dos chefes de departamentos uma posição, pois todo aumento interfere na permanência dos acadêmicos nas universidades. É válido lembrar que existe um número expressivo de professores universitários com cargos políticos na atual gestão da prefeitura. É necessário que o corpo docente compreenda que o descolamento urbano dos acadêmicos também deve ser uma preocupação da administração da Univille, afinal, um aumento pode prejudicar seriamente o processo de construção do conhecimento universitário.

Considerando o grande desgaste da atual prefeitura perante vários setores da sociedade como: população em geral, imprensa e movimentos sociais, e lembrando que este ano haverá períodos eleitorais, não se pode deixar de citar o tamanho do colégio eleitoral de Joinville. A prefeitura optou pela decisão política para não prejudicar suas pretensões eleitorais partidárias. Assim que o possível aumento das passagens foi divulgado, a prefeitura abafou o aumento da tarifa da água que ocorreu durante a discussão do aumento da tarifa, sendo que esta última, possui um impacto econômico maior na renda da população joinvilense.

O adiamento do aumento não é o fim do debate, pois em janeiro de 2011 o aumento ocorrerá. A população deve se preparar junto com os movimentos sociais, pois, esta é a única forma de toda a população sair às ruas e exigir seus direitos básicos previstos na constituição. É dever de todos colocarem um fim a este ciclo de mais de quatro décadas de exploração. Exploração controlada por apenas duas famílias oligarcas: Bogo e Harger. A população deve exigir um modelo alternativo e independente que fuja da proposta das empresas e da prefeitura.

Outro fato, que cada vez se mostra mais conciso, é o alinhamento de pensamentos e estudos sobre mobilidade urbana por parte de Moacir Bogo, políticos e técnicos da Prefeitura. Todos argumentam em favor de um modelo de transporte coletivo baseado nos projetos de Bogotá e Pereira, cidades colombianas. Porém, grande parte dos usuários e usuárias joinvilenses desconhecem a realidade do transporte colombiano. Os movimentos sociais apontam outros modelos alternativos, que se diferenciam de forma clara e objetiva sobre o conceito de transporte e a mobilidade urbana. Estes movimentos pretendem trazer um serviço público de verdade, que assuma o interesse social acima dos lucros e das visões empresariais oportunistas. Nesse contexto, deve-se exigir um espaço democrático para que todos os atores sociais possam propor uma alternância estrutural ao sistema de transporte coletivo de Joinville. A construção de um fórum, de caráter deliberativo, é a forma mais democrática para atender essas diferentes perspectivas da população joinvilense. Este novo modelo de transporte não pode ficar na mão dos poderosos da cidade, pelo contrário, o projeto de transporte deve ser escolhido de forma popular e democrática, servindo assim, aos interesses coletivos.

http://barraroaumento.blogspot.com/2010/04/r230-ja-e-roubo.html

Anônimo disse...

TRABALHO DE BASE CONTINUA


Quase duas semanas se passaram desde a negação do possível aumento do transporte coletivo e, durante esse período, a Frente de Luta pelo Transporte Público promoveu palestras em escolas municipais, estaduais e particulares. A ideia do grupo é não deixar que a burocracia imposta pela Prefeitura esfrie o movimento. Na última semana, o debate ocorreu no Colégio Estadual Jorge Lacerda, onde foram recebidos integrantes do Movimento do Passe Livre (MPL), do Diretório Acadêmico Cruz e Souza (Dacs), do Centro Acadêmico Livre de História Eunaldo Verdi (Calhev) e do Diretório Central dos Estudantes da Univille (DCE).
Alguns pontos principais foram debatidos em sala, como: interesses políticos, relação Prefeitura/Empresas de Transporte, relação público/privado, movimentos sociais, entre outros. Foi apresentado aos estudantes um breve histórico sobre os movimentos pelo transporte público.
A participação dos estudantes do Jorge Lacerda foi muito positiva, inclusive, para solucionar dúvidas comuns sobre um projeto público e gratuito de transporte. O debate também abordou problemas próprios do colégio, como a dificuldade para se formar um grêmio estudantil.
A insatisfação dos alunos em relação ao transporte coletivo esteve presente na maioria dos relatos. A preocupação dos jovens do Jorge Lacerda sobre outros setores públicos da cidade também foi um fato que chamou a atenção dos representantes do movimento. Estas experiências pessoais abriram brechas para que o debate continue. A mobilidade urbana, assim como a saúde, moradia, segurança e educação são necessidades básicas, infelizmente e frequentemente, apropriadas pelas iniciativas privadas. Através de discussões, como a desta semana, mostra-se à população que a iniciativa pública pode e deve administrar estes setores. Assim como o lixo não é pesado e cobrado na porta de cada morador de Joinville, o transporte público também deve ser administrado pelo município. É neste sentido, que a Frente de Luta pelo Transporte Público convida a população para discutir um projeto de transporte que seja público, gratuito e de qualidade.
O movimento agradece a todos os estudantes e professores que colaboraram com os debates.


http://www.barraroaumento.blogspot.com/